Nutrição

Os diferentes tipos de vegetarianismo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Como o próprio nome já sugere, o vegetarianismo consiste em uma alimentação exclusivamente composta por vegetais, grãos, sementes, cereais, frutas (com ou sem a inclusão de laticínios ou ovos), excluindo todo e qualquer tipo de carne do cardápio, desde peixes até carne vermelha. Porém, você sabia que existem diferentes vertentes do vegetarianismo?

1) Existem os considerados semi-vegetarianos, que são indivíduos que consomem carne branca ao menos três vezes na semana. Esse tipo de vegetarianismo costuma ser uma adaptação ou transição à dieta exclusivamente sem a ingestão de nenhum tipo de carne.

2) Há também as pessoas que são ovolactovegetarianas, que como a nomenclatura diz, são pessoas que não excluíram de seus cardápios ovos e derivados do leite. Pessoas adeptas a esse tipo de dieta normalmente não excluem os ovos e laticínios por conta da grande carga proteica desses alimentos.

shutterstock_263487476-23) Observamos também vegetarianos que excluem apenas o ovo, porém continuam comendo derivados de leite. Chamamos de lactovegetarianos os adeptos a esse estilo de vida. O ovo, muitas vezes, é excluído do cardápio devido a problemas relacionados ao colesterol (que é relativamente alto no alimento).

4) Assim como existem pessoas que excluem apenas o ovo da alimentação, existem vegetarianos que deixam os laticínios de lado, ingerindo o ovo, são os chamados ovovegetarianos. Os motivos para abandonar o leite da dieta são muitos, podem ser por amor aos animais, ou até mesmo intolerância à lactose.

5) Os vegetarianos propriamente ditos são aqueles que excluem todos os derivados de animais de sua alimentação, porém não excluem produtos derivados de animais de outras partes do cotidiano, como roupas, produtos de higiene e cosméticos, shampoos etc.

6) Já os veganos possuem uma alimentação livre de derivados animais (inclusive não comem massas que levam ovo em sua composição) e também de todo o resto de suas vidas cotidianas. Uma pessoa vegana não utiliza roupas de couro ou lã, por exemplo. Não compram ou consomem nenhum tipo de produto que tenha vindo de um animal. Essa prática vai muito além da alimentação e pode ser vista como uma forma de viver que busca excluir todas as formas de tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário ou em qualquer outro lugar, como por exemplo, espetáculos de circo, touradas, etc.

7) Existem também os frugívoros. É um estilo de vida que também pode ser considerado semelhante ao dos veganos, porém os frugívoros se recusam a consumir alimentos que matem as plantas, evitando então o consumo de raízes (batata, batata-doce, cenoura, beterraba etc). Vivem de frutos, grãos e sementes.

8) Nesse espectro, também encontramos os crudívoros, que são pessoas que se alimentam apenas de alimentos crus. Acreditam que evitando o cozimento dos alimentos, preservam-se as qualidades nutritivas do mesmo.

É válido ressaltar que não existe um tipo de vegetarianismo que seja melhor que o outro. É uma escolha pessoal, que envolve desde valores éticos e morais até questões de saúde, e deve ser respeitada independente da vertente vegetariana escolhida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]