Crudivorismo (comida viva) Nutrição

Crudivorismo – O que comer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Crudivorismo, também conhecido como alimentação viva, é uma alimentação vegetariana e tem como base a ingestão de alimentos crus.

É altamente desintoxicante e revitalizante, pois os nutrientes dos alimentos mantém-se preservados. O calor que utilizamos para cozinhar destrói as propriedades do alimento, por isso comê-los crus (ou cozinhá-los a no máximo 42ºC) os tornam mais saudáveis, com mais fibras, mais ricos ao nosso organismo.

A alimentação crudívora é variada e rica em frutas e verduras. Ao final deste artigo mostraremos algumas receitas para a alimentação crudívora. É válido lembrar que é recomendado às pessoas que gostariam de aderir a esse tipo de alimentação, que é muito importante experimentar o alimento cru antes que decida de vez por eliminar os alimentos cozidos. Nem sempre o sabor será agradável, principalmente para pessoas que não estão acostumadas.

shutterstock_124539220-2Quais alimentos são essenciais na vida de uma pessoa que segue esse estilo de vida? Alimentos orgânicos, em um panorama geral, são primordiais na alimentação crudívora.

As principais frutas para quem segue a dieta são limão, maçã, laranja, abacate, banana e coco verde. Já os vegetais são a couve, espinafre, alface, pepino, salsão, abobrinha, cebola, tomate e pimentões.

As oleaginosas também são bastante consumidas na dieta, tais como nozes, castanha do Pará, amêndoa, macadâmia, semente de abóbora, girassol, linhaça e chia. É importante dizer que o recomendado é deixar de molho por quatro horas e depois desidratar por mais oito horas, a fim de eliminar fungos e fatores antinutricionais.

Para temperar, pode-se utilizar azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de coco, óleo de gergelim, sal rosa do Himalaia, vinagre de maçã, molho de soja, curry, cúrcuma, açafrão, gengibre, pimenta, alho em pó, noz-moscada e gengibre seco. Para adoçar, usa-se agave ou stevia.

Um outro ponto a ser levado em consideração por quem se interessa pela alimentação viva são os utensílios domésticos, como liquidificador de alta potência, processador, coadores de tecido, faca de chef, desidratador, etc.

É importante ressaltar que a alimentação deve ser a mais variada possível. Os crudívoros costumam consumir maiores quantidades de alimentos e devem aproveitar ao máximo o que a natureza oferece.

Além de tornar-nos mais saudáveis, esse tipo de alimentação também pode nos fazer descobrir novos sabores.

Receitas deliciosas com alimentos crus:
Cuscuz de cenoura

Ingredientes:
– Azeite;
– 5 cenouras grandes;
– Farinha de mandioca;
– 1 maço de cheiro-verde;
– 1 pimentão vermelho;
– 1 pimentão amarelo;
– 3 tomates frescos médios;
– 1 pimenta dedo-de-moça;

Preparo:Descasque as cenouras e rale. Coloque-as em um coador e retire todo o líquido. Pique os pimentões, o tomate, a pimenta e o cheiro-verde. Coloque todos os ingredientes em uma travessa, inclusive o azeite, vá adicionando a farinha de mandioca até que fique na consistência para colocar em forminhas.

[ mks_one_half]
Leite de amêndoas crudívoro

Ingredientes:
– Uma xícara de amêndoas;
– 700 ml de água filtrada.

Utensílios:
– Coador de voil ou peneira;
– Bacia média;
– Liquidificador.

Preparo: Deixe as amêndoas de molho em duas xícaras de água de oito a 12 horas. Lave e escorra bem. Coloque-as no liquidificador com os 700 ml de água e deixe bater bem. Despeje sobre o coador ou peneira para escoar na bacia. O seu leite de amêndoas está pronto. Uma dica de consumo é bater com banana, tâmaras e cacau ou ingerir puro.
Dica: Com o resíduo da amêndoa retido na peneira, é possível fazer uma ricota temperada com orégano, sal marinho ou do himalaia e limão

[/mks_one_half]

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]