Energia em Equilíbrio

Os Florais e os Chacras

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel
Chacras (do sânscrito “roda”) são os centros de energia dispostos no corpo humano. As primeiras referências sobre eles são encontradas em antigos textos sagrados da Índia. No ano 200 a.C. os chacras foram mencionados por Patanjali no Yoga Sutras. Em 600 d.C. os Upanishads (textos do Yoga) também os descrevem.

Apenas em 1919 o ocidente começou a saber sobre o sistema dos chacras, com a publicação do livro “The Serpent Power” (“O Poder da Serpente”), traduzido do sânscrito pelo inglês Jonh G. Wooodroffe.

Desde então, este tem sido um sistema útil para a compreensão de como as energias sutis interagem com as mais densas, afetando até mesmo o equilíbrio do próprio corpo. Os florais podem ser usados para proporcionar o equilíbrio a cada chacra (os Florais de Minas possuem compostos específicos para cada um dos sete chacras principais):

Chacra Básico

Este chacra favorece o enraizar, ligar o indivíduo à Terra e favorecer sua atuação promovendo a adaptabilidade em relação à vida. Se este chacra estiver desarmonizado, o indivíduo pode se preocupar em excesso com os bens materiais e a segurança, ou ainda pode procurar exclusivamente satisfazer os prazeres materiais, ou estar emocionalmente desequilibrado, sempre irritadiço e tendendo a ações violentas. Em casos de o chacra estar fechado ou bloqueado, a pessoa tem uma constituição física fraca e pouca resistência psíquica, sentindo-se sempre “fora do chão”, apático.

Chacra do Sacro

Favorece a criatividade, a procriação, a assimilação de novas ideias. Um chacra com funcionamento falho pode acarretar uma negação ou recusa da sexualidade, fazendo com que as energias se manifestem de forma inconveniente. Se o chacra não estiver funcionando corretamente, o indivíduo retrai a possibilidade de experimentar sua sexualidade e sensualidade, tornando-se frio, cristalizando suas emoções e sentindo-se desvalorizado. A vida perde a alegria e parece pouco digna de ser vivida.

Chacra do Plexo Solar

Este chacra confere o poder pessoal, a vontade, a capacidade de aceitação da realidade. Se o funcionamento é desarmônico, o indivíduo estará sempre insatisfeito e inquieto, não conseguindo se desprender e relaxar. Pode se tornar facilmente irritável e nervoso. No caso de um funcionamento deficiente, a pessoa se sente abatida e sem ânimo. As novas experiências causam pânico e qualquer novo desafio é evitado.

Chacra Cardíaco

Considerado por muitos como o centro do sistema dos chacras, o chacra cardíaco promove a capacidade de expressar o amor e harmonia consigo mesmo e com os outros, bem como a capacidade de compreender e compartilhar as coisas, unindo por meio do amor. Um funcionamento desarmônico pode trazer a expectativa irracional de reconhecimento e confirmação dos outros “em troca” do seu amor. Outros podem não serem capazes de aceitar o amor, de se abrir para recebê-lo. O mau funcionamento deste chacra deixa a pessoa vulnerável e dependente do amor e afeto dos outros. Também se estiver totalmente fechado, a pessoa é completamente fria e indiferente, de modo que para sentir algo é preciso que haja um forte estímulo exterior (até mesmo violento).

Chacra Laríngeo

Responsável pela comunicação, pela criatividade superior e vontade. Um funcionamento desarmônico acarreta dificuldades para refletir sobre sentimentos e faz com que as emoções se expressem em ações imponderadas. Também pode enclausurar as emoções no intelecto e no racionalismo, renegando os sentimentos. Em casos de mau funcionamento, a pessoa sente dificuldade para se expressar e se apresentar perante o mundo.

Chacra Frontal

Confere a capacidade de visualizar e compreender ideias, colocando-as em prática. Traz consciência das ações, pensamentos e sentimentos. A intuição e a visão interior promovem a compreensão dos níveis mais sutis da realidade. Um chacra frontal em desarmonia traz a rigidez mental: tudo é visto exclusivamente através do intelecto, o que pode favorecer até uma atitude arrogante de “superioridade intelectual” perante os outros. Se o chacra estiver bloqueado, somente o mundo exterior é aceito como real, verdades espirituais são rejeitadas e análises mentais são consideradas cansativas e inúteis — os pensamentos podem ser obscuros e emaranhados, totalmente orientados pelos padrões emocionais.

Chacra Coronário

Favorece os estados de consciência elevada e integra todos os chacras. Se estiver fechado, a pessoa continua a se sentir separada da plenitude do ser e dominada ainda pelo medo. Pode se fechar ainda mais para a realidade espiritual, podendo até mesmo adoecer.

Qualquer terapia requer tempo, empenho e dedicação. Creio que o melhor modo de realizar uma purificação e energização de cada um dos sete chacras principais é fazer um acompanhamento com um(a) terapeuta qualificado(a). Somente ele(a) poderá indicar os florais mais adequados para cada cliente. A maioria das pessoas acha que deve começar pelo primeiro chacra e ir seguindo a sequência. Eu não aconselho a tentar tomar, por conta própria, qualquer floral, mesmo que eles não tenham efeitos “negativos”, pois podemos desequilibrar o sistema como um todo, fortificando certos aspectos emocionais que deveriam ser desenvolvidos após outros. Por exemplo: uma pessoa ambiciosa, que tem uma postura firme, quase agressiva perante a vida, deve evitar tomar o floral composto para o primeiro chacra SEM ANTES desenvolver a qualidade da compaixão (relativa ao quarto chacra); caso contrário se tornará, provavelmente, um tirano.


Referências

“Tratado de Medicina Floral” – Ma. Cristina N. G. dos Santos – Madras Editora Ltda., 2010

“Chacras” – Shalila Sharamon e Bodo J. Baginski – Editora Pensamento, 1988

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel