Energia em Equilíbrio

Como equilibrar os chacras usando afirmações positivas

Desenho de silhueta de pessoa, sentada em posição de meditação, com os chácras em destaque.
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel
Chacras são centros de absorção, transformação e transmissão de energia. Em sânscrito, a palavra significa “roda”, pois muitos declaram que podem ser visualizados sob esta forma, em contínuo movimento circulatório sobre o corpo. Este movimento faz com que a energia circundante seja atraída para o seu interior.

Os chacras são estudados por diversas religiões, escolas espirituais e pesquisadores da área espiritualista e existem alguns consensos acerca de suas funções, formas e funcionamento dentre estes envolvidos. Os escritos antigos mencionam 88 mil chacras e isto significa que, no corpo humano, quase não existe um ponto que não receba, transforme e transmita energia.

chacras

A maior parte dos chacras é muito pequena. Porém existem sete chacras maiores e cada um deles se liga ao canal energético conhecido como “Sushumna”, que sobe pelo interior da coluna vertebral até a cabeça. Estes chacras são decisivos para o funcionamento das regiões fundamentais do corpo, mente e alma.

Absorvendo as energias circulantes pelo meio ambiente, os chacras absorvem as informações e podem transmiti-las para fora, alterando a atmosfera ao seu redor.
Desta maneira, se estivermos equilibrados, podemos emitir vibrações de cura, amor, paz, etc. Infelizmente, se existe desequilíbrio nos chacras, transmitiremos vibrações desarmônicas.

Existem diversas maneiras de limpar e reequilibrar os chacras, usando diversas técnicas. Uma maneira interessante é o uso de afirmações positivas durante a meditação.

As afirmações positivas são frases simples, mas poderosas, pois podem reprogramar a mente, elevando a sua vibração pessoal. Com a repetição frequente, os pensamentos negativos e as crenças limitantes podem ser substituídas por outras mais saudáveis.

O importante é estar realmente disposto a modificar e transmutar hábitos negativos de sua vida. Ao usar uma frase positiva, lembre-se que ela deve estar em sintonia com o seu objetivo mais elevado, você deve estar consciente de que haverá uma real transformação em seu modo de viver e em suas crenças. Abandonar o que já não serve mais é um grande desafio ao nosso comodismo e à nossa falta de coragem. Se você não tiver empenho e seriedade, de nada servirá a repetição de nenhuma afirmação positiva.

chacras

Procure praticar sempre em um mesmo horário, quando for confortável e você tiver certeza de que não será interrompido. Pelo menos cinco minutos ao dia já trarão benefícios. Tenha constância, não se deixe levar pela preguiça!

Basta estar em uma posição confortável, olhos fechados e escolher uma frase mais adequada para a sua condição atual. Procure pronunciar cada frase com sentimento, acreditando que é real. Uma sugestão é usar uma frase por semana e trabalhar com um chacra de cada vez. Cada chacra, por comandar um aspecto e uma região do corpo, terá uma frase mais adequada, como veremos a seguir:

Chacra básico – Representa a nossa vontade física para ser. Nos proporciona segurança e o sentimento de abundância (se equilibrado) ou ansiedade (se bloqueado). Frases:

chacras
– Eu estou seguro(a);
– Eu sou rico(a);
– Eu tenho abundância em minha vida;
– Eu tenho tudo o que preciso;
– Eu estou equilibrado(a);
– Eu sou forte.

Chacra umbilical (ou do sacro) – Representa a reprodução criativa do ser. Equilibrado, permite que expressemos os nossos sentimentos com fluidez. Com energia em excesso, nos deixa sem controle emocional. Sem energia, nos torna insensíveis e distantes emocionalmente. Frases:

chacras
– Eu sou feliz;
– Eu sou especial;
– Eu estou no controle;
– Eu estou inspirado.

Chacra do plexo solar – Representa a constituição física do ser. É a fonte de confiança, autoestima e energia, nos ajuda a conquistar as nossas metas. Frases:

chacras
– Eu sou confiante;
– Eu posso conquistar qualquer coisa;
– Eu tenho um propósito;
– Eu sou capaz;
– Eu faço.

Chacra cardíaco – Representa a abnegação do ser. É a energia do amor, em sua alta vibração, por nós mesmos, pelos outros e pelo mundo. Frases:

chacras
– Eu amo;
– Eu sou amado(a);
– Eu perdoo;
– Eu sou compassivo(a);
– Eu me aceito;
– Eu aceito os outros.

Chacra laríngeo – Representa a expressão do ser. Permite falar e vivenciar a verdade. Frases:

chacras– Minha voz é importante;
– Minha voz é poderosa;
– Minha voz é clara;
– Eu falo com amor;
– Eu falo com gentileza;
– Eu me expresso.

Chacra frontal (ou do terceiro olho) – Representa o autoconhecimento. É a sede de nossos poderes mais elevados, como a telepatia e a clarividência, por exemplo. Frases:

chacras
– Eu vejo claramente;
– Eu penso claramente;
– Eu confio nas minhas decisões;
– Eu confio nas minhas habilidades;
– Eu crio a minha realidade.

Chacra coronário – Representa o ser puro, elevado. É a nossa conexão com a fonte divina de energia. Frases:

chacras
– Eu sou;
– Eu confio;
– Eu compreendo;
– Eu estou em paz;
– Eu sou iluminado(a);
– Eu sou a luz;
– Eu sou divino(a).

Referências
Chacras – https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra;
“Chakas – Mandalas De Vitalidade E Poder” – Shalila Sharamon e Bodo J. Baginski – Editora Pensamento.

Você também pode gostar de outros artigos da autora:  A Renovação Planetária e a Nova Humanidade

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Blog: terezagurgel.blogspot.com.br
Skype: tk.gurgel