Medicina Oriental Saúde Integral

Os pulmões energéticos e a gripe

Luiz Razzante Júnior
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), existe uma relação de cada órgão do corpo humano com as estações do ano e também com a energia predominante em cada estação.

Falamos da parte energética dos órgãos, ou seja, da energia que nutre o mesmo.

Em relação aos pulmões, a teoria diz que o outono e a energia predominante desta estação, que é a “secura”, podem afetar o equilíbrio energético destes órgãos.

Os pulmões energéticos tem uma função importante de captação da energia celeste através da respiração, e também na distribuição desta energia defensiva do organismo chamada de “ Wei Qi” na M.T.C.

shutterstock_157998920-2Segundo ainda esta teoria, existe uma emoção ligada a cada órgão energético e no caso dos pulmões, a emoção seria a tristeza e a depressão. Então isto significa que ficar triste ou deprimido pode afetar energeticamente estes órgãos tornando-os predispostos a infecções por vírus, bactérias e outros agentes nocivos.

Por isto, nesta época do ano existe uma predisposição maior para contrairmos gripes e resfriados e a melhor maneira de prevenir, já que a estação é da “ secura” e a umidade do ar está muito baixa, é melhorar a hidratação ingerindo mais líquidos e também melhorando a hidratação externa, “umidificando” o ar a nossa volta com vaporizadores no quarto, por exemplo.

Outros cuidados importantes são em relação a ambientes fechados com aglomeração, que podem disseminar com mais intensidade estes agentes infecciosos que vão ter mais facilidade para agredir as mucosas respiratórias que estão mais irritadas pela diminuição da umidade do ar.

E finalmente o emocional, que é sempre o mais importante. Portanto, mantenha sempre o bom humor e a alegria e não deixe as preocupações e as pequenas coisas do dia a dia afetarem seu dia e assim, com certeza, estará energeticamente mais equilibrado.

Sobre o autor

Luiz Razzante Júnior

Luiz Razzante Júnior

Dr. Luiz Razzante Júnior é médico clínico geral (CRM-63734). Trabalha com homeopatia, acupuntura, medicina antroposófica e técnicas de regressão de memória. Ministra palestras sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida. Foi apresentador do Programa "De Bem Com A Vida" durante 7 anos na rede Eco TV na região do ABCD, e há 5 anos é colunista do Jornal Tribuna do ABCD, escrevendo artigos sobre saúde. Atende em consultório tanto em São Paulo (Alameda dos Tupiniquins, 193) como em São Caetano do Sul (Rua Nossa Senhora de Fátima, 579)

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 4229-3366
Site: www.debemcomavida.com