Energia em Equilíbrio Yoga

Respiração Consciente: você já percebeu como você respira?

Mulher sentada na praia respirando profundamente.
Ale Fiori / Colunista do Eu Sem Fronteiras
Escrito por Ale Fiori

Um suspiro sem motivo? Preste a atenção: você pode ter deixado de respirar por alguns segundos sem perceber. O ritmo corrido da vida acaba dispersando nosso foco e gerando momentos de estresse ou ansiedade. O resultado? Desconectamo-nos do funcionamento mais básico do nosso corpo. A respiração é um exercício importante para o equilíbrio emocional e energético. Na filosofia do yoga, a palavra em sânscrito “pranayama” significa a “expansão da energia” ou a “respiração consciente” e descreve diferentes exercícios respiratórios, do mais calmante ao mais energético. É a respiração consciente que capta e direciona o prana (energia) para as diferentes partes do corpo do nosso corpo sutil.

Quando respiramos conscientemente, facilitamos a canalização de oxigênio, por isso no pranayama a ideia é a reeducação respiratória, aumentando a capacidade pulmonar, o fluxo sanguíneo, a tonificação do sistema nervoso e do cérebro. Outro fator positivo em respirar conscientemente é que, enquanto você presta a atenção no processo respiratório, você está desenvolvendo o seu foco e melhorando a sua concentração. Esses benefícios tratam o nosso aspecto emocional e mental. É na concentração do fluxo respiratório, por exemplo, que iniciamos o processo de meditação.

Exercícios respiratórios

A respiração é dividida em quatro fases: inspirar (puraka), retenção dos pulmões cheios (kumbhaka), expirar (rechaka) e retenção dos pulmões vazios (shúnyaka). Entre os exercícios respiratórios do yoga está a respiração quadrada, na qual se conta mentalmente até quatro em cada uma das quatro fases. Há ainda a respiração polarizada, em que se inspira por uma narina, mantém por alguns segundos, e expira pela outra, em seguida, inspira pela mesma narina de expirou, mantém, e expira pela outra. Essa é uma forma de equilibrar as energias calmantes e estimulantes do corpo. Procure sempre visualizar seus pulmões trabalhando, o inflar do abdômen e da parte baixa, média e alta dos pulmões.

Você também pode gostar

Confira nosso canal de áudio para conhecer alguns relaxamentos conduzidos de respiração consciente. Respire e deixe os suspiros apenas para as boas emoções!

Sobre o autor

Ale Fiori

Sou jornalista e instrutora de Yoga Integrativo (prática que aplica diferentes técnicas do Yoga, de acordo com as necessidades do aluno). Praticante de Vinyasa Yoga Flow, vejo na fluidez do movimento com a respiração o caminho principal para o autoconhecimento do corpo e da mente. Desde 2017, mantenho o canal “Yoga com Ale Fiori” no YouTube, com sequências terapêuticas e práticas rápidas para o dia a dia dos iniciantes. Também produzi uma série de relaxamentos e meditações guiadas no SoundCloud, inicialmente para os alunos do curso de Yogaterapia para Estresse e Ansiedade, no qual indicamos caminhos e ferramentas para o controle de situações aflitivas na rotina diária. Mantenho turmas online e presenciais em Brasília (DF). Lembro sempre que o Yoga não cura, mas ajuda a nos conhecer melhor, a lidar com as adversidades, a identificar o que devemos desapegar e quais são nossas qualidades que devemos cultivar.

Contatos:
Email: alefiori@gmail.com
Facebook: yogacomalefiori
Instagram: @alefiori.yoga
Youtube: Yoga com Ale Fiori
Site: yogacomalefiori.com.br/
Telegram: t.me/alefioriyoga