Nutrição Receitas de Nazaré Uniluz

Pastéis Samosa: Um toque da Índia em seu cardápio

Nazaré Uniluz
Escrito por Nazaré Uniluz



Quitute indispensável na Índia, o samosa, um pastelzinho de formato triangular muito saboroso, principalmente se acompanhado com bons molhos.

Mas qual a diferença entre o pastel indiano e o pastel brasileiro?

Em primeiro lugar, o seu formato triangular. Em segundo, o recheio, já que a intenção é recheá-los o máximo possível. E por último os molhos acompanhados, que podem ser de hortelã, manga ou gengibre.

O recheio original é bem picante e, em sua maioria, quase sempre vegetariano, mas com variações entre carne de carneiro ou de frango.

Que tal aprender a fazer um prato típico e adaptá-lo em seu cardápio?

Pastéis Samosa

Ingredientes

MASSA:

shutterstock_184945298-2½ kg de farinha branca
3 colheres de manteiga
1 colher de sal
2 colheres de gergelim
250 ml de iogurte

RECHEIO:

4 tomates picadinhos
Ricota o suficiente para formar uma pasta
Salsa ou coentro picados
Tomilho

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo com sal, a manteiga e o gergelim. Depois, adicione o iogurte até obter uma massa suave e úmida, mas consistente o suficiente para não grudar nas mãos. Se sua massa ficou seca ou dura, adicione mais iogurte. Amasse então por 5 minutos e deixe repousar.

Abra a massa e faça os pastéis recheando-os e, se quiser, pincele com shoyu ou gema de ovo. Leve ao forno para assar. Deixe até que o queijo derreta e

Essa receita parece ser deliciosa, não é mesmo? Se você já provou, conte-nos sua experiência e nos mande uma foto! Envie um e-mail para [email protected] Compartilhe também outras receitas e experiências nos comentários abaixo! 

Sobre o autor

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz, ou carinhosamente chamada por alguns apenas por Uniluz, tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano para a consciência de si mesmo e sua inter-relação com o Todo, inspirando a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, da cooperação e do trabalho voluntário. Além de várias vivências e cursos, a Uniluz oferece durante todo o ano o "Retiro Viver em Grupo" com possibilidade de participação durante a semana (segunda a sexta) ou aos finais de semana (sexta a domingo). Desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de 33 anos, o "Viver em Grupo" oferece um momento para reflexões profundas durante as tarefas diárias, praticando o altruísmo, a plena atenção e o cuidado amoroso e descobrindo que ao nos esvaziarmos no momento presente entramos em contato com nossa essência.

Site: nazareuniluz.org.br
E-mail: [email protected]
Telefones:(11) 4597 7103 / (11) 96473 2851
Obs: É necessário discar o código 11 mesmo estando em São Paulo.
Endereço: Estrada do Ribeirão Acima, km 01, Acesso pela Rod. D. Pedro I, km 47 - Nazaré Paulista
Horários: Seg a Sex das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h