Nutrição Receitas de Nazaré Uniluz

Pastéis Samosa: Um toque da Índia em seu cardápio

Nazaré Uniluz
Escrito por Nazaré Uniluz
Quitute indispensável na Índia, o samosa, um pastelzinho de formato triangular muito saboroso, principalmente se acompanhado com bons molhos.

Mas qual a diferença entre o pastel indiano e o pastel brasileiro?

Em primeiro lugar, o seu formato triangular. Em segundo, o recheio, já que a intenção é recheá-los o máximo possível. E por último os molhos acompanhados, que podem ser de hortelã, manga ou gengibre.

O recheio original é bem picante e, em sua maioria, quase sempre vegetariano, mas com variações entre carne de carneiro ou de frango.

Que tal aprender a fazer um prato típico e adaptá-lo em seu cardápio?

Pastéis Samosa

Ingredientes

MASSA:

shutterstock_184945298-2½ kg de farinha branca
3 colheres de manteiga
1 colher de sal
2 colheres de gergelim
250 ml de iogurte

RECHEIO:

4 tomates picadinhos
Ricota o suficiente para formar uma pasta
Salsa ou coentro picados
Tomilho

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo com sal, a manteiga e o gergelim. Depois, adicione o iogurte até obter uma massa suave e úmida, mas consistente o suficiente para não grudar nas mãos. Se sua massa ficou seca ou dura, adicione mais iogurte. Amasse então por 5 minutos e deixe repousar.

Abra a massa e faça os pastéis recheando-os e, se quiser, pincele com shoyu ou gema de ovo. Leve ao forno para assar. Deixe até que o queijo derreta e

Essa receita parece ser deliciosa, não é mesmo? Se você já provou, conte-nos sua experiência e nos mande uma foto! Envie um e-mail para [email protected] Compartilhe também outras receitas e experiências nos comentários abaixo! 

Sobre o autor

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz é um espaço de aprendizagem contínua que oferece vivências, cursos e práticas meditativas, promovendo o autoconhecimento e o despertar da consciência.

O aprendizado acontece ao se estimular a convivência grupal, a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, a conexão com a natureza e o trabalho voluntário.

Localizado no município de Nazaré Paulista e envolto pela mata atlântica, o campus nos inspira a perceber que somos parte de uma única teia da vida. Estar em Nazaré Uniluz significa participar de uma rede interativa e criativa de pessoas que se apoiam mutuamente e seguem um ritmo cadenciado de atividades, nas múltiplas formas de aprendizagem: estudos sobre temas diversos e prática de meditação, da liderança grupal e compartilhada e da espiritualidade.

Também faz parte dessa experiência a prática do silêncio como forma de cultivar uma atitude meditativa que facilita a livre expressão da alma.

Nazaré Uniluz é uma instituição sem fins lucrativos, não está associada a organizações religiosas ou filosóficas e, há mais de três décadas, nutre e é nutrida por cada indivíduo que a visita e busca uma forma verdadeira e amorosa de se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a totalidade da vida.

Aqui, no Blog Eu Sem Fronteiras, você encontra algumas das deliciosas receitas servidas em Nazaré Uniluz.

Site: nazareuniluz.org.br
E-mail: [email protected]
Telefones:(11) 4597 7103 / (11) 96473 2851
Obs: É necessário discar o código 11 mesmo estando em São Paulo.
Facebook: Nazaré Uniluz
Instagram: @nazareuniluz
Youtube: Nazaré Uniluz