Nutrição

Dicas para consumir beterraba

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A beterraba é um vegetal do tipo raiz que costuma ter uma boa aceitação ao paladar — e também pela aparência rosada que incrementa qualquer prato. De sabor doce, pode ser usada para diversos tipos de preparação culinária, desde saladas até sopas, massas e bolos. Pode também ser consumida crua, assada ou triturada em sucos, vitaminas e emprestando sua cor na preparação de panquecas, tapiocas e tortas.

Apesar de ter a fama de ser rica em ferro, a beterraba tem outras propriedades bem mais fortes e benéficas a nossa saúde, como a alta concentração de vitamina C, potássio, magnésio, fibras e licopeno. O consumo de beterraba beneficia a pele por sua riqueza em antioxidantes, o coração pela presença de flavonoides que ajudam na redução de colesterol ruim (LDL) nas artérias e também o fígado, pois ajuda no processo de desintoxicação do sangue.

Também é indicada para reduzir a anemia como um bom complemento nutricional, para prevenir câncer através da betacianina que previne formação de células do gênero e também é indicada para o consumo de diabéticos, pois ajuda a controlar o nível do açúcar no sangue. Para os mais vaidosos, também pode ser uma importante aliada no tratamento dos cabelos, deixando-os mais brilhantes e fortes.

Pra te ajudar a incluir a beterraba na sua alimentação além da clássica salada, separamos abaixo algumas receitas variadas que tem como estrela o nosso doce e rosado vegetal. Confira:

Bolo Red Velvet sem glúten
(retirada de Cozinha Fit)

Uma forma muito mais saudável de fazer o clássico bolo americano, sem corantes e com a cor obtida naturalmente. A farinha sem glúten também deixa a produção mais leve. Pode também ser feita em formato de muffins ou cupcakes.

Ingredientes

1 beterraba pequena, descascada, crua
2 claras
1 ovo
1 xícara de farinha sem glúten
1 xícara de açúcar de coco (ou mascavo)
1 xícara de óleo de sua preferência: coco, girassol, azeite.
1 e 1/2 colher de café de fermento
Cacau em pó para polvilhar na forma

Modo de preparo:

No liquidificador, bata a beterraba, as claras, o ovo inteiro e o óleo. Bata bastante, para que não fiquem pedaços de beterraba, por aproximadamente 5 minutos. Preaqueça o forno em temperatura média. Transfira a mistura para uma tigela, acrescente o açúcar, misture e aos poucos acrescente a farinha enquanto mexe com um batedor. Acrescente em seguida o fermento. Despeje a mistura em uma forma untada com óleo e polvilhada de cacau em pó. Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos.

Suflê de Beterraba
(retirada de GNT – Socorro! Meu filho come mal!)

Além de deliciosa, é uma forma de incluir a beterraba na alimentação das crianças, principalmente para meninas que costumam adorar tudo da cor rosa.

Ingredientes

½ colher de sopa de amido de milho
1 beterraba média cozida
½ xícara de chá de leite
2 ovos
60 g de queijo parmesão ralado
100 g de queijo minas padrão picado

Modo de preparo

Misture o amido de milho com o leite e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Coloque no liquidificador junto com a beterraba, o queijo minas e as gemas dos ovos. Bata bem e tempere com sal, se necessário. Em seguida, passe para uma tigela.

Bata as claras em neve, junte-as delicadamente à mistura e leve para um refratário. Salpique o queijo ralado por cima e deixe no forno por 20 minutos ou até dourar.

Sirva quente.

Salada de beterraba com ricota caseira e molho de uvas
(Retirade de GNT – Receitas da Carolina)

Salada sim, mas muito mais elaborada. O molho de uvas a deixa ainda mais saborosa e nutritiva.

Ingredientes

1 kg de beterrabas pequenas
Ricota caseira: 1 litro de leite e 30 ml de vinagre de maçã

Molho de uvas:

500 g de uvas sem caroço
50 g de mel
30 g de tomilho
20 ml de suco de limão
20 g de mostarda
50 ml de azeite de oliva
15 ml de vinagre de maçã
10 ml de conhaque

Modo de preparo

Para preparar as beterrabas:

Ferva as beterrabas numa panela com água e sal, até que estejam tenras, o que leva cerca de 35 minutos aproximadamente. Reserve.

Em uma chapa, grelhe as beterrabas, fazendo pressão com uma espátula para que fiquem quebradas e douradas.

Para fazer a ricota caseira:

Coloque o leite numa panela e esquente até ferver. Com o leite fervendo, coloque o vinagre e continue mexendo por mais 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar.

Separe o leite coalhado do soro com um pano e um coador. Tempere com sal e pimenta.

Como preparar o molho de uvas:

Faça um suco de uvas com a metade das uvas. Corte as uvas restantes pela metade e reserve.

Em uma frigideira, coloque a metade da azeite junto com as uvas e o tomilho para dourar. Acrescente o conhaque e um pouco de suco da uva e continue selando as uvas. Se quiser, adicione mais uvas frescas. Adicione a mostarda, o mel, o suco de limão e o tomilho e siga mexendo.

Tire do fogo e acrescente o vinagre, misturando até atingir uma consistência mais cremosa.

Nhoque de beterraba
(Retirada de Gastrolândia)

Uma turbinada nutricional no clássico nhoque, além de uma cor toda especial. Um prato simples de fazer, delicioso e extremamente bonito.

Ingredientes

4 beterraba cozidas e orgânicas
1 dente de alho picado
1 colher de azeite
1 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
Sal marinho a gosto

Como fazer

Prepare um purê com as beterrabas já cozidas, refogue o alho picado no azeite e acrescente ao purê. Misture bem, agregando a farinha de trigo aos poucos, até engrossar. Coloque a massa em uma superfície fria até que dê para manusear e não grude nas mãos, alcançando o ponto desejado.

Polvilhe o quanto baste de farinha de trigo sobre a superfície onde serão preparados os nhoques. Enrole em tiras médias com cerca de 2 cm de espessura, cortando com o auxílio de uma faca ou espátula para formar os nhoques da medida desejada. Coloque os nhoques em água fervendo por 5 minutos. Sirva com o molho de sua preferência

Caldo de beterraba com gengibre
(Retirada de Panelinha Saudável)

Com a adição do gengibre, essa receita ainda tem efeito termogênico. Uma delícia para a noite quando uma receita leve é tudo o que você precisa.

Ingredientes:

1 beterraba crua sem casca
1 cenoura cozida com casca
Meia cebola
1 dente de alho pequeno
1 lasca fina de gengibre
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (amolecida)
Tempero verde a gosto
Sal marinho a gosto
Pimenta a gosto
1 colher de chá de linhaça dourada
1 colher de chá de quinoa mista
Salsão (opcional, a gosto)
1 copo de água
1 fio de azeite de oliva

Modo de preparo

Comece refogando o alho e a cebola. Depois de refogados, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coloque na panela pra cozinhar a quinoa, por 15 minutinhos, mexendo sempre. Acerte o tempero e pronto!

Chips de Beterraba
(Retirada de Panelinha IG)

Práticos e nutritivos snacks para carregar para qualquer lugar. Livre-se do sódio presente nos salgadinhos industrializados!

Ingredientes

2 beterrabas
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Lave, seque e descasque as beterrabas. Sobre uma assadeira antiaderente grande, passe uma beterraba pelo fatiador de legumes. Espalhe as fatias sem sobrepor, deixando cerca de meio centímetro entre cada uma. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora e a gosto. Em outra assadeira, repita o procedimento com a outra beterraba.

Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até secar. Retire e deixe esfriar — os chips ficam crocantes quando esfriam. Sirva a seguir.

Tapioca de Beterraba
(Retirada de Mundo das tribos)

A queridinha da vez turbinada com a beterraba para dar um sabor e uma cor todo especiais.

Ingredientes

1 beterraba
½ xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de farinha para tapioca pronta
Ovos mexidos

Modo de fazer

Comece batendo a beterraba e a água no liquidificador. Coe e, em seguida, misture três colheres deste suco de beterraba com a farinha. Mexa com as mãos até formar um pó com pequenos flocos. Com o auxílio de uma peneira, cubra toda a superfície de uma frigideira pequena com a mistura e leve ao fogo médio, deixando dourar de um lado e do outro, como em qualquer receita de tapioca. Retire a tapioca, coloque uma colher de ovos mexidos no centro e dobre, servindo a seguir. Além dos ovos, o recheio da tapioca pode ter outros itens a sua escolha.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]