Energia em Equilíbrio Meditação

Que tal meditar a caminho de casa ou do trabalho?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sempre achei uma tarefa bem fácil ser zen quando se está em um retiro espiritual ou pode se dedicar à espiritualidade sem ter que lidar com as agruras do dia a dia. Para mim, o verdadeiro desafio é conseguir manter esta serenidade, estes bons pensamentos e uma mente sã e leve tendo que enfrentar trabalho diário, chefe pegando no pé, prazos apertando e o transporte público em horário de pico. Pois saiba que mesmo com esta rotina é possível ter uma vida mais leve através da meditação. E não venha me dizer que você não tem tempo para isso, porque a proposta é exatamente usar este trajeto entre casa, trabalho, faculdade e outros mil afazeres para limpar sua mente de chateações.

Muitas vezes acordamos bem e cheios de energia, mas é só lidar com o primeiro ônibus lotado para que nossa energia comece a se esvair e nosso humor passe de ótimo para péssimo em poucos segundos. Ou, então, quando o dia no trabalho não foi lá muito bom e ainda temos que enfrentar trânsito, espera de transporte e pensar no que ainda nos espera em casa, como fazer a janta e cuidar da casa… Cansaço e desânimo imperam! Pois é nessa hora que nossa cabeça mais precisa de um descanso e de um transporte para longe de tudo. E é exatamente isso que te convidamos a fazer.

Use este trajeto em que provavelmente só aumentaria sua crise de estresse para deixar todo resquício de energia negativa bem longe de você. Óbvio que as pessoas ao seu redor podem influenciar seu humor, mas através da meditação você aprende como ser maior que isso e até mesmo pode influenciá-las a transformar negatividade em pensamentos positivos.

Não importa se você conseguiu um lugar sentado ou se está em um cantinho esmagado entre tantos outros: feche os olhos e tente mudar de lugar. Concentre-se em coisas boas, pense em um lugar calmo e bonito onde gostaria de estar. Transporte sua mente para longe e sinta seu corpo se enchendo de boas energias. Você pode, dependendo do que conseguir e objetivar, ignorar tudo a sua volta ou então estender esses bons pensamentos para as pessoas que te rodeiam. Lembre-se de que o que você doa para o mundo é o que recebe de volta: bons pensamentos voltarão da mesma forma.

O mindfulness também é uma ótima opção. Ao contrário de se desligar de tudo a sua volta, concentre-se exatamente no que está acontecendo. Sinta as sensações e os barulhos ao seu redor. Transforme tudo isso em atenção plena e em concentração pura. Vale variar as técnicas e os objetivos para descobrir o que mais se adequa a você ou ao dia em particular.

Garanto que a viagem parecerá mais curta e bem menos estressante. É uma maneira de deixar a vida mais leve, inclusive e principalmente a parte rotineira da qual não podemos nos livrar.


Escrito por Roberta Lopes da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]