Saúde Integral

Remédios naturais que são bons para dor de garganta

Imagem de um livro de ervas para elaborar receitas naturais para dor de garganta. Sobre ele, vários tipos de ervas que servirão de ingredientes para várias receitas.
Shirley Hirst / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sentir dor de garganta, que pode ser causada por inúmeros fatores, é uma experiência muito desagradável. Durante a sua infância, você deve ter ouvido que andar no frio sem blusa, tomar sorvete ou gritar muito poderiam provocar esse tipo de incômodo, não é? Embora essas justificativas sejam muito úteis para controlar os pequenos, é importante saber quais são as causas reais desse desconforto.

Em primeiro lugar, a dor de garganta pode ser do tipo infecciosa ou do tipo não infecciosa, o que significa que ela pode ser causada por vírus e bactérias ou por outros fatores. Alguns desses fatores são a alergia a algum alimento ou ao pó, o refluxo, o uso excessivo da voz e a exposição ao ar seco ou à fumaça.

No segundo caso, de uma dor de garganta causada por infecção, o que se observa é que ela funciona como uma reação do organismo a algum agente estranho que invadiu o corpo. O sistema atuará contra esse agente, o que pode provocar uma inflamação, por isso é possível que você sinta dor ao engolir, ao respirar e ao falar.

Se você está sentindo esse tipo de incômodo há menos de uma semana e não vê a hora de voltar ao normal, há uma maneira natural de lidar com isso. A seguir, confira os remédios naturais para dor de garganta e escolha aquele que mais se adapta ao que você precisa!

1) Chá de gengibre e limão

O chá de gengibre e limão é uma opção saborosa para combater a dor de garganta. É importante que você o prepare sem açúcar, usando o mel para adoçar. Na forma de chá, essa mistura vai hidratar a sua garganta, enquanto o gengibre e o mel atenuarão a inflamação, combatendo inclusive as bactérias nocivas para o seu corpo. Prefira ingerir a bebida ainda quente!

2) Gargarejos com água morna e sal

A água morna é conhecida por aliviar a inflamação e a dor de garganta, então até mesmo um gargarejo só com ela já vai atenuar um pouco o seu desconforto. Por outro lado, para uma ação mais potente, você deve misturá-la a um punhado de sal ou a uma colher de vinagre. Esses dois agentes vão alterar o pH da sua garganta, tornando essa região desagradável para possíveis bactérias que o estejam incomodando.

3) Bala de menta ou hortelã

Imagem de um potinho amarelo contendo pequenas balinhas feitas de hortelã que são ótimas para dor de garganta.
MW / Pixabay

Uma bala de menta ou de hortelã é uma ótima escolha para quem está sentindo dor de garganta. Chás com esses ingredientes também podem ajudar, já que eles são responsáveis por combaterem a inflamação do corpo e por proporcionarem uma sensação de alívio para a dor. Mastigar cravo da índia também é uma boa opção, pois ela terá um efeito similar ao das balas.

4) Chocolate 70% cacau

O chocolate amargo é uma sobremesa que traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive para a dor de garganta. Com uma alta concentração de flavonoides, o chocolate com pouco leite atuará como um anti-inflamatório, reduzindo o desconforto causado pela dor. Lembre-se de que o chocolate com muita presença de leite, no entanto, pode aumentar o incômodo.

5) Pimenta caiena

Imagem de várias pimentas caienas bem vermelhas dispostas sobre um cesto de vime coberto com uma toalha branca com listras verdes. Essa pimenta é indicada para dor na garganta.
Jill Wellington / Pixabay

A pimenta caiena é um ingrediente inusitado para tratar a dor de garganta, mas ela funciona! A capsaicina, substância presente no alimento, aliviará a dor que você está sentindo, mas é necessário usar a pimenta corretamente. Adicione meia colher de chá a uma xícara de água fervente e espere a mistura esfriar um pouco. Em seguida, agite bem e beba o líquido e certifique-se de que ela não vai queimar sua boca.

Essas são algumas das maneiras naturais de combater uma dor de garganta. Lembre-se de que a dor de garganta pode ser um dos sintomas de alguma doença mais séria e que tratá-la, portanto, não vai ajudá-lo a melhorar. Investigue sempre com um médico a causa do seu incômodo, para que seja feito um tratamento adequado acerca do que você está sentindo.

Você também pode gostar

Se a sua dor de garganta não passar em sete dias com auxílio dos remédios naturais que separamos, não hesite em procurar atendimento médico. Somente um profissional da saúde pode saber de forma precisa a causa do seu incômodo e como ele pode ser tratado. Cuide da sua saúde!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]