Autoconhecimento

Chega de mi mi mi: tenha coragem para evoluir na vida!

Homem finalizando uma corrida como vencedor.
RUN 4 FFWPU / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você está feliz com a sua vida atual? Se alguém começasse a reclamar do próprio trabalho, por exemplo, você teria pontos negativos a dizer sobre o que você faz diariamente? Muitas vezes, nos deixamos consumir pelos pensamentos ruins sobre nós e sobre as nossas escolhas.

E, em vez de trabalharmos para que tudo fique melhor, permanecemos onde estamos, porque temos medo de nos arriscarmos. Então toda a insatisfação acumulada se traduz em um “mimimi”, caracterizado por reclamações infinitas sobre as nossas próprias escolhas. Será que mudar seria tão difícil assim?

É possível transformar esse cenário de pessimismo por meio da coragem. Com o conteúdo que preparamos, você vai encontrar a motivação necessária para fazer novas escolhas, para substituir as reclamações por gratidão e para perseguir os seus maiores sonhos. Confira!

Coragem para crescer

Em uma sociedade que impõe tantos padrões, desde nossa aparência até nos nossos comportamentos, é difícil sentir-se plenamente confiante e capaz de realizar uma tarefa difícil. Muitas vezes, ouvimos mais o nosso “mimimi” interno, que nos convence de que não somos bons o bastante e que nem devemos nos arriscar.

Porém todas essas incertezas sobre o seu presente e sobre o seu futuro podem ser superadas com a coragem. Isso porque a coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de superá-lo. Ou seja, você eventualmente vai sentir dúvidas sobre as suas escolhas, mas terá determinação para seguir com elas, mesmo que sejam difíceis.

Afinal, nem sempre será fácil fazer uma grande mudança na sua vida. Mudar de carreira, começar um negócio, casar-se, ter filhos, morar em um novo país… Decisões como essas impactam todos os aspectos da sua existência, e é normal sentir algum receio. Mas você não pode deixar esse receio te limitar.

Mulher fazendo a pose da mulher maravilha.
Roy Reyna / Pexels

Portanto é fundamental que você desenvolva a sua coragem. Se você ainda não sabe como fazer isso, nós vamos te mostrar o caminho para ter coragem para crescer. A seguir, saiba como tomar decisões que, por mais assustadoras que sejam, vão te levar a um novo patamar!

Dicas para voar mais alto

Alguém já te disse que sonhar é de graça? Ao pensarmos nisso, podemos sonhar grande, sem ressalvas. E, na hora de realizar essas ambições, é importante seguir algumas dicas, que vão lhe proporcionar mais coragem e mais determinação para persistir nos seus objetivos. Veja quais são elas!

1) Meditação da coragem

A meditação é uma técnica essencial para organizar seus pensamentos e sentimentos. Logo, é possível realizar meditações diárias para aumentar a sua coragem, encontrando força para continuar a sua jornada, apesar das dificuldades.

Então, comece escolhendo um lugar tranquilo da sua casa, aonde você possa ir logo depois de acordar ou antes de dormir. Depois sente-se em uma posição confortável e respire fundo, esvaziando seus pensamentos. Para ajudar, você pode mentalizar uma luz branca tomando conta do seu corpo.

Feito isso, você deve pensar em afirmações que lhe tragam mais coragem, como “Eu sou capaz”, “Eu tenho força”, “Eu posso vencer qualquer problema”. Ao fazer isso rotineiramente, essas palavras farão parte da sua mente e vão te ajudar na hora de encarar novos desafios. Então inspire amor e expire a dor!

2) Finja até se tornar

Em inglês, existe uma frase que diz “Fake it until you make it”. A tradução para essa expressão seria “Finja até se tornar”, mas o que isso quer dizer? Em muitas situações, a autossabotagem é o que nos impede de abraçar novas oportunidades. Não sentimos que temos potencial para um novo projeto, então o recusamos.

Mas, e se você tivesse uma postura diferente dessa? E se, em vez de acreditar que você não é capaz, você acreditasse que é? Talvez você ainda tenha inseguranças em relação a isso, mas pode fingir que acredita em si. Aos poucos, esse fingimento vai se tornar a sua realidade.

Para se inspirar, pense na Rihanna. Em 2019, durante a New York Fashion Week, uma entrevistadora da E! News perguntou o que ela fazia quando não se sentia poderosa. Automaticamente, ela respondeu “Eu finjo. É isso ou ficar chorando até dormir, e quem ia querer isso? No dia seguinte, você acorda com os olhos inchados, é um desperdício de lágrimas”.

Além disso, você pode se basear em uma importante personagem da cultura popular: a Mulher-Maravilha. De acordo com a teoria da psicóloga Amy Cuddy, que associa postura corporal a confiança, manter os pés levemente afastados, a postura ereta e as mãos na cintura não é apenas uma reprodução da pose da super-heroína.

Palestra “Fake it, until you make it” por Amy Cuddy Legendado

Na verdade, tal gesto é uma maneira de mudar a sua imagem pessoal, passando uma sensação de autoconfiança e de boa autoestima. Portanto você pode imitar a pose quantas vezes quiser, até que ela demonstre como você realmente se sente sobre si. Esse momento vai chegar!

3) Seja grato

A gratidão é um princípio fundamental na vida de uma pessoa. Por meio dela, desenvolvemos um olhar mais gentil sobre o que temos, evitando reclamações constantes e frustrações. Isso porque, se nós focarmos apenas o que não temos ou o que nos desagrada, dificilmente ficaremos felizes pelas nossas vidas.

Então comece a olhar para as suas conquistas com orgulho, mesmo que elas sejam pequenas. Levantar-se da cama todos os dias, resolver problemas, encontrar pessoas queridas e reconhecer que você precisa melhorar algo em si já são coisas pelas quais você pode ser grato. Comece a observar isso!

Incorporando a gratidão, você terá mais autonomia para enxergar as boas oportunidades ao seu redor, vai desenvolver um pensamento mais otimista e será uma companhia agradável para quem está ao seu lado. Mas, caso você esteja pensando que é impossível parar de reclamar, nós vamos te mostrar jeitos de se transformar.

Como reclamar menos?

Às vezes, não parece que você está em uma competição de quem sofre mais? Alguém diz algo negativo, e você se dá conta de que também tem muito do que reclamar. Ou então, acontece um pequeno inconveniente do seu dia, e é como se tudo fosse estragado.

Homem deitado na grama.
Andrea Piacquadio / Pexels

Pode ser que você não se dê conta disso, mas a vida pode ser muito melhor do que ficar passando de uma reclamação para outra. Com as dicas que preparamos, você vai ampliar a sua capacidade e desenvolver a sua vida de forma muito positiva. Veja!

1) Esteja ao lado de pessoas positivas

Quando estamos perto de alguém que vive reclamando, é normal que sintamos mais vontade de reclamar também. Inclusive podemos até nos sentir mal dizendo algo positivo a uma pessoa tão imersa na própria negatividade.

Sendo assim, esteja ao lado de pessoas positivas se você quer reclamar menos. Ao identificar a maneira leve e prazerosa com a qual elas veem o mundo, é provável que você faça isso com a sua vida também, sentindo menos vontade de falar mal de alguma coisa.

2) Foque as suas tarefas

Quantas vezes você passou mais tempo reclamando sobre uma tarefa do que a fazendo, de fato? Conforme postergamos uma conversa ou um trabalho que não será muito agradável, cultivamos sentimentos negativos sobre ele, prolongando o sofrimento que essa situação poderia gerar.

Portanto aprenda a focar as suas tarefas, principalmente aquelas que são o motivo das suas reclamações. Assim, em vez de ficar repetindo o quanto elas são maçantes e estressantes, você passará menos tempo pensando sobre elas e poderá se dedicar a outras coisas rapidamente.

3) Relaxe no seu tempo livre

Durante o seu tempo livre, a sua mente deve permanecer em paz. Para isso, evite pensar nos seus problemas ou em tudo que você poderia ter feito de diferente em algum cenário. Use esse período para se dedicar a uma atividade que lhe traz prazer, para descobrir algo novo e passar um tempo com quem você ama.

Você também pode gostar

Dessa forma, é provável que você até se esqueça de reclamar daquilo que te incomoda e que você não pode mudar. Além disso, você estará evoluindo como pessoa, tornando-se alguém mais feliz e mais positivo.

Com base nas informações apresentadas, você já sabe o que fazer para aumentar a sua coragem e diminuir as suas reclamações. Talvez o processo seja difícil no começo, mas, com o tempo, só trará benefícios. Lembre-se de que você tem todo o potencial do mundo para realizar os seus sonhos, desde que tenha determinação para concretizá-los!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br