Ervas e Chás Nutrição

Receita e benefícios do chá de alfavaca

Imagem de Konstantin Kolosov - Por Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A alfavaca é uma planta da família do manjericão e comumente é conhecida como manjericão-de-folha-larga. Essa planta é muito utilizada na culinária, mas tem grande espaço na medicina natural, pelas suas propriedades medicinais, e também está presente na indústria de cosméticos. Dentre os inúmeros tipos de uso, muitas pessoas costumam consumi-la em forma de chá, pois o chá de alfavaca é muito eficaz em tratamentos de doenças digestivas. Entenda mais sobre como esse chá pode beneficiar o seu organismo!

Para que serve o chá da alfavaca?

O chá de alfavaca possui um importante destaque na medicina popular por conter principalmente inúmeras propriedades digestivas. Por possuir uma grande quantidade de vitaminas, minerais e aminoácidos, esse chá também previne e trata doenças do coração, evita o aumento do colesterol, promove saúde bucal e ocular, reduz a retenção de líquidos, entre muitos outros descontroles que podem ocorrer no organismo humano.

Imagem da folha de alfavaca sobre uma colher de madeira.
Imagem de Pezibear – Por Pixabay

Quais os benefícios do chá de alfavaca?

A alfavaca é tão benéfica à saúde, que está em um programa fitoterápico do SUS (Sistema Único de Saúde). Ela possui ação antibacteriana, adstringente, anti-inflamatória, antifúngica, sedativa, antioxidante, antisséptica, carminativa e expectorante. Por essas propriedades tão importantes, o chá de alfavaca auxilia na digestão e alivia desconfortos estomacais, é eficaz no tratamento de aftas e de cefaleias, aumenta a produção de leite materno no período de amamentação, fortalece o sistema imunológico no combate a gripe e resfriados, é um remédio poderoso no tratamento de doenças renais, auxilia no funcionamento intestinal e alivia náuseas e vômitos. Além de todos esses benefícios que esse chá promove ao organismo humano, ele também é indicado para a diminuição do estresse, ansiedade e até mesmo para o tratamento da depressão.

Imagem de vários potinhos com a plantação de alfavaca. Já existem várias folhas da erva em crescimento.
Imagem de adestuparu – Por Pixabay

Receita do chá de alfavaca

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de alfavaca;
– 800 ml de água.

Modo de preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as duas colheres de alfavaca na água e deixe infusionar por 10 minutos. Em seguida, coe e sirva o chá em uma caneca. É indicado que você beba o chá ainda morno, antes de dormir, antes ou após as refeições, no máximo três vezes ao dia.

Você também pode gostar

Contraindicações:

O chá de alfavaca não é indicado para gestantes nos três primeiros meses de gravidez.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]