Nutrição Receitas

Sucos detox para desinchar após o Ano Novo

Imagem de quatro copos contendo vários tipos de sucos detox. Ao lado dele um cesto com ingredientes como: frutas e legumes, utilizados para o preparo dos mesmos.
Seoyull Lee / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O início do ano é sempre um período de culpa e de mal-estar físico para muita gente, por causa do exagero nas ceias de Natal e de Ano-Novo. Obviamente, o ideal é fazer essas refeições de maneira controlada e equilibrada, pegando leve em pratos com muito açúcar ou carboidratos, mas ninguém deve se sentir culpado demais por exagerar um pouquinho nessa época com mesas cheias de pratos deliciosos e lindos. Problema mesmo é o mal-estar físico que se abate sobre o corpo nos dias seguintes: gases, sensação de estar estufado, inchaço abdominal e acentuada retenção de líquidos são os principais problemas de quem resolve chutar o balde nas ceias.

Diante desses sintomas, muita gente costuma marcar uma consulta médica ou recorrer a medicamentos farmacêuticos, mas há uma alternativa muito mais saudável e, mais importante, natural: os sucos detox, que limpam o organismo com suas substâncias, eliminando toxinas e elementos ingeridos nos pratos suculentos da ceia de Natal e Ano-Novo. Os sucos e chás detox têm propriedades antioxidantes (que ajudam a eliminar essas substâncias ruins), diuréticas (que limpam o corpo de líquidos retidos) e laxativas (que “soltam” o intestino e eliminam gases, os principais causadores da sensação de estufamento).

Os nutricionistas recomendam que os sucos detox sejam bebidos uma vez ao dia, sem acompanhamento de refeições. O ideal é que não sejam ingeridos à noite, porque dão menos tempo de o corpo absorver as substâncias benéficas antes de entrar em repouso.

Já os chás podem ser ingeridos até quatro vezes ao dia, independentemente do momento e do período; assim como acontece com os sucos, é recomendado que eles não sejam acompanhados de alimentos, então aproveite algumas pausas durante o dia para relaxar e tomar um chá.

Confira abaixo uma lista com cinco sucos e chás detox para desinchar após o Ano-Novo e comece o ano se sentindo melhor e mais saudável:

Suco amarelo

Muita gente reclama que sente diminuição na imunidade após as festas de fim de semana, por se alimentarem mal e em quantidade exagerada. Uma boa dica para manter a imunidade lá em cima é esse suco amarelo, que é rico em carotenoides, que garante uma boa imunidade, e também tem grande função antioxidante, que limpa o organismo daquelas substâncias que nos fazem sentir falta de energia. Além disso, esse suco auxilia no bronzeamento natural da pele.

Imagem de dois copos de suco detox feitos com frutas amarelas. Os copos estão decorados com fatias de limão e estao sobre uma mesa decorada com um tecido de voal na cor rosa.
RitaE / Pixabay

Ingredientes:

– 1 laranja;
– ½ manga;
– ½ cenoura;
– 1 lasca de gengibre de 3 cm.

Como preparar:

O preparo é fácil: basta bater todos os ingredientes juntos no liquidificador até que a bebida fique homogênea, sem pedaços de nada. Quando isso acontecer, basta servir num copo e tomar.

Chá de hibisco gelado

Esse chá é um dos melhores para ingerir após as ceias, porque o hibisco tem ação antioxidante, diurética e laxativa. É indicado, especialmente, para aqueles que têm problema com retenção de líquidos ou problemas intestinais, que dificultam a digestão. A hortelã, presente na receita, ajuda a combater os gases, principais causadores da sensação de estufamento.

Imagem de duas garrafas, uma contendo água e a outra suco detox de hibisco desidratado.
HeungSoon / Pixabay

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de hibisco desidratado;
– Hortelã a gosto;
– 500 ml de água.

Como preparar:

Coloque a água no fogo, mas apague-o antes de começar a ferver. Adicione as folhas desidratadas e deixe infusionar por dez minutos. Depois desse tempo, coe a bebida, sirva e ingira.

Suco de laranja

Esse é um suco indicado para quem está sentindo dificuldade de digestão após as festas. Como contém frutas alcalinas entre os ingredientes, a ingestão desse suco incentiva o funcionamento de todo o sistema digestivo.

Imagem de um suco detox de laranja em uma jarra. Ele está sendo coado. Ao lado dele uma laranja cortada ao meio e um copo com o suco.
Seksak Kerdkanno / Pixabay

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas;
– 1 maçã;
– 2 fatias grandes de mamão formosa.

Como preparar:

Basta bater todos os ingredientes juntos no liquidificador até que a bebida fique homogênea, sem pedaços de nada. Quando isso acontecer, basta servir num copo e tomar.

Suco roxo

Esse é um bom suco para quem está se sentindo muito estufado e muito indisposto após a ceia. Como a beterraba é rica em óxido nítrico, ela promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e diminuindo a sensação de estufamento. Com a passagem do sangue facilitada, as toxinas são eliminadas e o sistema digestivo começa a operar de maneira mais efetiva.

Imagem de um copo com suco detox roxo feito com beterraba.
Congerdesign / Pixabay

Ingredientes:

– ½ beterraba;
– 200 ml de suco de uva integral;
– 50 g de mirtilo.

Como preparar:

Você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea e nenhum pedaço de fruta tenha se incorporado à mistura. Depois disso, basta servir e beber.

Chá de alecrim com capim-limão

O alecrim é muito poderoso para ajudar o sistema digestivo e é ótimo para quem está com sensação de estufamento e com gases. Além disso, o capim-limão possui ação diurética, o que ajuda a eliminar toxinas, limpando o corpo após as ceias.

Imagem de uma jarra de vidro com chá de alecrim com capim-limão. A jarra está decorada com limão cortado ao meio e ao lado dela, limões decoram a mesa.
Aline Ponce / Pixabay

Ingredientes:

– 10 folhas de capim-limão;
– 2 colheres (sopa) de alecrim desidratado;
– 500 ml de água.

Como preparar:

Coloque a água no fogo, mas apague-o antes que a água comece a ferver. Adicione as folhas de capim-limão e alecrim e deixe-as em infusão por dez minutos. Após esse tempo, coe o chá, sirva e beba.

Você também pode gostar

Apesar de os sucos e os chás detox serem muito úteis para diminuir o mal-estar após as ceias, pegue leve consigo mesmo e não se culpe por ter comido demais, porque as festas de fim de ano são um período de leveza. Assim pegue leve consigo e se permita alguns excessos, desde que eles não causem mal à sua saúde. Curta com a família e com ótimos sentimentos no peito!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]