Saúde Integral Terapias

Terapia Reiki: entenda o que é, para que serve, símbolos e muito mais!

Duas mãos viradas uma para outra.
Avatar
Escrito por Larissa Yasmim
Terapia Reiki, florais, shiatsu, reflexologia, aromaterapia… Todas essas são terapias holísticas, ou terapias alternativas, que podem ser utilizadas para aliviar sintomas de estresse, ansiedade e as mais variadas doenças.

Pouco invasivas, essas terapias são buscadas por muitas pessoas que procuram alcançar um bem-estar físico e mental: e daí vem a procura pela terapia Reiki.

Mas, afinal, o que é o Reiki? Continue a leitura para conferir como funciona o Reiki e algumas de suas características.

O que é Reiki?

Homem deitado enquanto uma mulher coloca as mãos em sua cabeça.

Proveniente do Japão, seu nome também vem do idioma japonês, e o Reiki tem seu significado associado a dois conceitos: o “Rei” representa a energia cósmica universal ou a sabedoria divina, enquanto “Ki” significa a energia vital presente em todos os seres vivos.

Ou seja, a terapia reikiana é capaz de conectar a energia vital própria de cada pessoa à energia cósmica universal despertada pela prática.

O conceito reikiano consiste na imposição de mãos sob o paciente, buscando a harmonia das energias dos chakras e um fluxo energético vital contínuo, sem impedimentos. Dessa maneira, a ideia é melhorar a qualidade de vida do indivíduo, já que tudo pode fluir naturalmente quando a energia dos chakras é liberada.

Por se tratar de uma técnica que não exige muitos aparatos, o Reiki pode ser utilizado de várias maneiras, amenizando diversos problemas do cotidiano.

Por isso, é muito comum que muitas pessoas procurem um bom e completo curso de Reiki e outras práticas holísticas, para aprendê-lo e colocá-lo em prática, inclusive realizando a auto aplicação e obtendo resultados imediatos.

Você também pode gostar de:

O que são os chakras e como são trabalhados na terapia Reiki?

Mãos passando por uma mulher deitada.

Os chakras, uma tradução hindu para “roda de luz”, são os centros de energia que cada pessoa possui. Os chakras trabalhados no Reiki são sete, indo da cabeça até a base da coluna, e cada um representa uma energia direcionada a áreas diferentes da vida, como auto expressão e intuição.

Para que serve a terapia Reiki?

Muitos não entendem para que serve o Reiki. Como mostrado, o Reiki tem o poder e o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético pessoal. O terapeuta reikiano se torna um canal de distribuição da energia vital através de suas mãos para o paciente, desobstruindo o fluxo de energia que pode ficar baixo por vários fatores, como o estresse.

Entre os benefícios do Reiki sentidos pelo paciente, estão as sensações de bem-estar, leveza e um maior relaxamento. A terapia Reiki pode influenciar, também, na diminuição da ansiedade, insônia e sintomas da depressão, além de dores físicas.

A sessão da prática costuma durar, em média, uma hora. O paciente permanece vestido, posicionado de maneira confortável, podendo ser deitado ou sentado. É comum associar a música ao Reiki, para criar um ambiente mais relaxante e favorável. É importante lembrar, também, que no Reiki não são aplicadas massagens, mas sim toques delicados em áreas específicas pré-estabelecidas.

Símbolos Reiki

Luz forte na palma das mãos.

Além da imposição das mãos, a terapia Reiki pode ser aliada a alguns símbolos que funcionam como potencializadores vibracionais de energia, e devem ser usados apenas por iniciados na prática.

A quantidade de símbolos difere, porém, alguns dos mais clássicos como Cho Ku Rei e o Sei Hi Ki purificam e potencializam a energia de uma pessoa ou ambiente e se encarregam de transformar suas emoções.

Os símbolos não são a única variação do Reiki. Existe, também, um outro tipo de prática, denominado Reiki xamânico, que deriva da tradição milenar indígena, possuindo rituais xamânicos ligados à natureza para alcançar a transmissão de energia vital.

A aplicação do Reiki também pode ser à distância, a partir de qualquer lugar do mundo. Isso porque acredita-se que todos os seres vivos estão ligados pelas energias. Para a realização do Reiki à distância, é necessário apenas uma conexão mental com a pessoa que deve receber a terapia, emanando as energias necessárias.

Gostou desse conteúdo? Então mude sua vida com o Reiki! Aprenda estratégias, passo a passo, para elevar sua energia e transformar sua saúde mental e física!

Sobre o autor

Avatar

Larissa Yasmim

Me chamo Larissa Yasmim, tenho 21 anos e trabalho como redatora web há mais de dois anos.

Hoje, decidi aliar os conhecimentos que adquiri ao longo da minha jornada nesta profissão (e todo meu amor à escrita) à vontade que sempre tive de conseguir, de alguma forma, ajudar e conscientizar as pessoas.

Com a parceria do “Eu Sem Fronteiras”, foi possível tornar essa vontade uma realidade. Espero, de coração, que os meus conteúdos publicados aqui possam ser úteis e valiosos para sua vida. <3

Contatos
Email: [email protected]
LinkedIn: Larissa Yasmim Souza
Ebooks Recomendados: Série Transforme você
| 10 Dicas Fundamentais para Melhorar a Sua Vida com REIKI