Nutrição

Tratamentos de beleza caseiros: açúcar mascavo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cuidar de si próprio é sempre uma delícia! Afinal, quem não quer se sentir bonita, segura, confiante e com a autoestima lá em cima? É claro que falar de beleza é absolutamente relativo, porque cada pessoa é única e tem a sua própria forma de ser bonita, por dentro e por fora. Gostos, estilos, jeitos, manias, nada disso se discute e quando o assunto é beleza o legal é esquecer os padrões e encontrar a sua própria forma de se sentir bem.

Mas, ter um produtinho aqui ou ali para cuidar da gente não faz mal a ninguém, certo? Principalmente quando conseguimos encontrar alternativas baratas (e que funcionem de verdade) para produtos que seriam muito caros. E, acredite se quiser: na sua própria casa, com certeza, tem muitas coisas que você pode usar para cuidar da sua beleza.

“Basta você olhar com atenção e saber a forma correta de usar cada item”

Para te ajudar nessa empreitada de “produtos de beleza caseiros”, o Eu Sem Fronteiras separou algumas dicas muito legais, de formas para utilizar o açúcar mascavo como artifício de beleza. Esperamos que aproveite cada uma das nossas sugestões de como utilizar esse ingrediente tão fascinante!

Esfoliante

O esfoliante caseiro feito com o açúcar mascavo é a forma mais famosa de utilizar esse ingrediente culinário como auxiliador da beleza. Isso porque ele ajuda a eliminar as células mortas e toda a pele ressecada, hidrata e, além disso, diminui a oleosidade para aqueles que precisam e desobstrui os poros. E, por que o mascavo? Os outros tipos de açúcar, como o cristal e o refinado, também podem ser utilizados em processos estéticos caseiros, mas eles possuem outras propriedades e, portanto, outros resultados. No caso, o mascavo é menos áspero, o que o faz ser perfeito para esfoliar regiões de pele sensível, como o rosto e as mãos.  

Ingredientes:

– 2 colheres das de sopa de açúcar mascavo;

– 2 colheres das de sopa de mel;

– 2 colheres das de sopa de iogurte natural (abacate ou avocado podem ser postos no lugar do iogurte, na mesma quantidade, basta amassá-los bem).

Como fazer e usar:

Misture bem todos os ingredientes e aplique gentilmente em seu rosto, mãos e onde mais desejar. Faça movimentos circulares (sem aplicar muita força) por um minuto. Depois, deixe o creme agir por dez minutos e enxágue. Faça o uso da mistura uma vez por semana e veja os resultados rapidamente!

Atenção: quem tem problemas de manchas ou acne persistente e agressiva na pele, não deve fazer uso de nenhum tipo de produto (mesmo os caseiros) sem consultar um médico dermatologista antes.

Raspar as pernas

Faça uma mistura de óleo de coco e o açúcar mascavo e passe a mistura em suas pernas. Depois de um minuto, passe a lâmina e você se surpreenderá com o resultado. O açúcar mascavo tem a função de eliminar as células mortas da sua pele. Já o óleo de coco hidrata a sua pele. Por isso, a mistura dos dois ingredientes é perfeita.

Para esse creme, utilize uma parte de açúcar mascavo para cada duas partes de óleo de coco. Ou seja, caso você utilize a quantidade de meia xícara de açúcar, coloque uma xícara de óleo de coco.

Perda de peso

Se você estiver em busca de uma alimentação mais saudável, ou precisa de fato perder um pouco de peso, vale a pena colocar o açúcar mascavo em seu dia a dia, principalmente se você for uma pessoa que consome o açúcar refinado ou cristal mais do que deve.
O açúcar mascavo é ótimo para adoçar o seu café e, inclusive, pode entrar em muitas preparações culinárias no lugar do açúcar comum. Isso, com certeza, vai te fazer bem e pode, inclusive, ser o seu aliado na perda de peso.


Escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]