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Você sabia que os sintomas da ansiedade nem sempre são tão óbvios como imaginamos?

Mulher aflita com as mãos próximas da boca.
Katarzyna Białasiewicz / 123RF
Carla Marçal
Escrito por Carla Marçal

Alguns dos sintomas que às vezes as pessoas ignoram, mas que estão relacionados à ansiedade, são:

  • Roer as unhas das mãos.
  • Arrancar a pele da boca.
  • Ficar cutucando o rosto.
  • Tentar estalar os dedos várias vezes.
  • Urinar toda hora.
  • Fazer movimentos repetidos, por exemplo ficar mexendo as pernas e os pés sem parar.

Claro que um diagnóstico só é possível por intermédio de um psiquiatra ou um psicólogo. Por isso é extremamente necessário procurar ajuda profissional, quando for preciso, para não se agravar.

Mulher agachada com o corpo apoiado nas pernas. Ela abraça os próprios braços e tem um semblante aflito, além de estar cabisbaixa.
Engin Akyurt / Pexels

Porém existem coisas básicas e tranquilas para fazer no dia a dia, quando for possível, tais como:⠀

  • Uma boa caminhada ao ar livre.
  • Andar de bicicleta em um parque.
  • Brincar com animaizinhos (seus ou de um abrigo).
  • Praticar atividades físicas.
  • Praticar meditação e yoga.
  • Aprender um passatempo novo (pintar, escrever, jardinagem).
  • Fazer os serviços do lar (lavar louça, varrer).
  • Ajudar quem precisa (pessoas em situação de vulnerabilidade).
  • Organizar seu guarda-roupa e doar tudo aquilo que você já não usa mais.

Em caso de uma crise de ansiedade surgir

Há dias em que as crises de ansiedade aparecem por inúmeras questões.

Imagine uma panela de pressão. Até a panela pegar pressão, demora um tempinho. A água, ainda fria, começa a esquentar, esquentar, esquentar, até pegar a força necessária para disparar naquela pressão controlada da panela.

A panela tem a pressão controlada, mas as pessoas, quando estão no auge de uma crise, nem sempre sabem o que fazer.

Homem sentado em banco de praça. Ele apoia os cotovelos nos joelhos e tem as mãos sobre a nuca.
Inzmam Khan / Pexels

Quando isso acontecer, lembre-se dos seguintes passos:

  1. Procure levar a sua atenção para a sua respiração.
  2. Sinta o ar entrando e saindo.
  3. Comece a respirar profundamente. Inspire profundamente pelo nariz, expire lentamente pela boca.
  4. Repita isso quantas vezes for necessário.
  5. Conte de 1 até 20, imaginando cada número. Conte lentamente.
  6. Perceba o contato da sua pele com o ar. Sinta o local em que você está.

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E, quando puder, procure um profissional para te ajudar nessas questões.

Com amor, Carla. 💜

Sobre o autor

Carla Marçal

Carla Marçal

Psicóloga por formação, com uma carreira profissional de sucesso já em nível diretivo em grandes corporações; conquistei tudo que rotulamos que devemos ter para ser feliz.

Paralelamente à minha carreira, sempre me dediquei a estudos para conhecer/entender o comportamento humano: me formei psicodramatista e estudei coaching, PNL, antroposofia e outras técnicas com o objetivo de ajudar pessoas e organizações a passarem com sucesso por processos de mudanças, humanização e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas sempre faltava algo, nunca conseguia me sentir plenamente realizada. Em 2017, após a cura de um câncer de tireoide, decidi passar por um período sabático, me aprofundei em livros, cursos e materiais de diversos mentores, bem como me dediquei a descobrir meu verdadeiro propósito de vida.

Foi nessa jornada de autoconhecimento que encontrei o Thetahealig®, em que de cliente passei a terapeuta e instrutora oficial da técnica. Me formei operadora de mesa quântica estelar, de mesa quântica estelar-pets e professora de MQE.

Hoje atuo com verdadeira paixão pelo que faço e vivo de acordo com o meu verdadeiro propósito de propagar muita luz, boas vibrações, alegria e energias positivas para que as pessoas e o planeta tenham uma vida plena e feliz.

Minha realização é ajudar pessoas e animais a terem saúde mental, emocional e física.

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