Autoconhecimento Terapias

5 mitos e verdades sobre fazer terapia

Mulher segurando uma agenda
cottonbro / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Procurar um psicólogo para dar início a uma terapia é um dos maiores atos de amor que podemos ter para conosco. É escolher cuidar de si, dar atenção às suas dores e começar um processo de cura e autoconhecimento.

O problema é que muitas pessoas têm algumas ideias malformadas a respeito da psicoterapia, que podem tanto afastá-las de iniciar uma terapia quanto atrapalhar esse processo de cura e autoconhecimento promovido pelas sessões com o psicólogo.

Por isso preparamos uma lista com 5 mitos e verdades sobre psicoterapia para ajudá-lo nessa linha caminhada que é dar início ao seu autocuidado.

Todo mundo precisa de terapia — MITO

Sim, todos temos nossas questões, nossos traumas, nossas dores, nossos desejos reprimidos e nossas frustrações. Pensando assim, poderíamos dizer que todos precisamos de terapia para ordenar a bagunça que circula ininterruptamente dentro de nós.

Mulher sentada em uma poltrona
cottonbro / Pexels

Mas a verdade é que cada um lida de uma maneira com seus pensamentos e sentimentos. Enquanto alguns precisam compartilhar e ver as coisas a partir de outra perspectiva, e terapia ajuda muito nisso, outros se dão melhor “conversando” consigo mesmo e lidando de outras formas com o que sentem.

Fazer terapia pode ser doloroso — VERDADE

Muita gente busca terapia pensando que vai ser um processo lindo, cheio de flores e no qual cada sessão trará uma imensa sensação de bem-estar. Bem, pode ser que a maioria das sessões seja assim, e é até bom que seja!

Porém é preciso ter consciência de que muitas sessões serão dolorosas, mexerão em traumas e em feridas que vão produzir dor. Mas a dor é parte do processo de crescimento, ou vai dizer que você não sentiu as famosas dores do crescimento pelo corpo quando era criança?

Terapia é para quem não é normal — MITO

Essa é, provavelmente, a mentira mais cruel a respeito da terapia, porque afasta muita gente desse processo que pode ajudar muito suas vidas. O tratamento psicoterapêutico é bastante útil para quem está passando pelos mais diversos problemas, seja uma depressão, seja apenas uma fase confusa na vida, por exemplo.

Mulher anotando algo em uma prancheta
Alex Green / Pexels

Então procurar terapia não significa que você seja anormal, muito menos louco! Além disso, não significa também que você seja fraco, porque é o oposto: significa que você é forte e corajoso a ponto de procurar ajuda para lidar com algo que é mais forte do que você.

Cada terapia é única — VERDADE

Alguns gostam de dizer que terapia é como um relacionamento amoroso: é preciso dar um match com o psicólogo e a intimidade que se desenvolve no consultório é que dita o ritmo da terapia.

Isso significa que sentir que uma terapia não está legal ou que não está havendo avanço com aquele profissional não é indicativo de que nenhuma terapia funciona para você. Procure um novo profissional, comece do zero, teste uma nova abordagem. Você vai encontrar algo que o ajudará e fará muito bem!

O resultado da terapia é imediato — MITO

A verdadeira resposta para essa afirmação é: depende. Como explicado anteriormente, cada terapia é muito individual e única, então os resultados dela também são. Algumas pessoas com problemas mais práticos, como depressão e transtorno de ansiedade, podem sentir mais rapidamente o efeito das sessões.

Você também pode gostar

Outras pessoas, porém, apenas conseguem visualizar o progresso que a terapia trouxe muito tempo depois, quando olham para trás e para tudo o que sentiram e aprenderam sobre si ao longo do processo. O importante é: tenha calma e paciência consigo mesmo e não se apresse!

Fazer terapia, como citado anteriormente, é um grande ato de coragem e de amor por si mesmo, porque é exercer o cuidado para consigo. Se você sente que precisa começar uma terapia, não espere, vá em frente. É somente durante o processo terapêutico que você descobre as dores e as delícias de fazer terapia.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br