Energia em Equilíbrio Yoga

21 de Junho: Dia Internacional da Yoga

Yoga é o nome de uma prática que surgiu há cerca de 5 mil anos na Índia e foi adotada por todo o mundo. No começo, ainda sem receber tal nome, ela se desenvolveu a partir de movimentos corporais complexos, dotados de muita beleza, que foram realizados por Shiva.

O nome Yoga foi atribuído à técnica algum tempo depois. Mas o que quer dizer a palavra Yoga? Significa união, essencialmente. A prática é a união entre corpo, mente e espírito que diferentes posturas promovem. Inclusive esse é o principal motivo pelo qual essa maneira de movimentar os próprios membros e de meditar tornou-se tão popular.

Embora seja uma confusão comum, a palavra Yoga é masculina. Então, quando for falar sobre esse conjunto de exercícios, você deve dizer “o Yoga” ou “o Ioga”. Quanto mais você se informar sobre essa prática, mais conhecimento terá para falar sobre ela sem receio, podendo incorporá-la à sua rotina.

Considerando os benefícios do Yoga na vida de cada pessoa, visto que ele promove relaxamento, alívio da ansiedade e de dores no corpo e melhora na postura, criou-se o Dia Internacional do Yoga. Com as informações a seguir, aprenda detalhes sobre essa técnica. Além disso, informe-se sobre uma maneira de praticá-la na sua casa!

O Dia Internacional da Yoga

O Dia Internacional do Yoga é celebrado em 21 de junho, todos os anos, desde 2014. Naquele ano, essa data comemorativa foi definida pela Organização das Nações Unidas, ONU, com a taxa de aprovação mais alta que a assembleia recebeu até aquele momento. Antes disso, em 2001, tal evento já havia sido projetado em Portugal.

O principal objetivo do Dia Internacional do Yoga é disseminar os benefícios que esses exercícios ancestrais indianos trazem para todas as pessoas que os praticam. Também é uma forma de priorizar o autoconhecimento e o desenvolvimento da própria espiritualidade, que são estimulados pela prática.

Mas por que o dia 21 de junho foi escolhido, entre tantos outros, para enaltecer esse conjunto de posturas tão transformadoras? O motivo é simples. No hemisfério norte, é nessa data que ocorre o solstício de verão, determinando o dia mais longo do ano.

A partir desse fenômeno, a cultura indiana reserva o dia da lua cheia seguinte para homenagear os gurus, que são transmissores de conhecimento do Yoga. Shiva, o guru criador da prática, recebe homenagens justamente nesse período. Então é um período bastante simbólico e energético do ano, que propicia a evolução da espiritualidade.

O que é Yoga?

Mulher praticando Yoga de frente para o mar
Kike Vega / Unsplash

Mesmo compreendendo a origem do Dia Internacional do Yoga, talvez você ainda não saiba muito bem do que essa prática se trata. Para ajudá-lo a se aprofundar nesse tema, preparamos um resumo do que é e dos benefícios que pode trazer para o corpo e para a mente. Confira!

De maneira simplificada, Yoga é um conjunto de conhecimentos sobre o corpo, a mente e o espírito do ser humano. Esses conhecimentos são traduzidos a partir de determinadas posturas corporais (asanas), sincronizadas com técnicas de respiração variadas (pranayamas) e com um processo de meditação.

Porém existe mais de uma maneira de praticar Yoga. Na verdade, há oito maneiras principais e distintas de promover o equilíbrio entre matéria e espírito. Entre elas, podemos destacar as práticas Hatha Yoga (Yoga clássico), Kundalini Yoga (voltado para a espiritualidade) e Iyengar Yoga (treino da resistência ao praticar cada postura).

Em relação aos benefícios que o Yoga traz para uma pessoa, podemos listar efeitos no corpo e na mente. No primeiro âmbito, observa-se melhora da postura corporal, aumento da resistência e da força físicas, maior controle da respiração, alívio de dores no corpo e desenvolvimento de massa magra.

Para a mente, o Yoga reduz o estresse e a ansiedade, promove paz interior, auxilia no processamento de traumas e de problemas, contribui para o equilíbrio emocional, favorece a concentração em atividades cotidianas e traz uma sensação de relaxamento.

Formas para celebrar o Dia Internacional da Yoga

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Yoga, está na hora de colocar seu corpo para funcionar em harmonia com a sua mente. E existe momento melhor para fazer isso do que no Dia Internacional do Yoga?

Para auxiliá-lo nessa missão, separamos algumas posturas de Yoga que você pode reproduzir na sua casa. É importante que você preste bastante atenção ao que está fazendo, escolha um lugar silencioso e organizado e liberte a sua mente de qualquer distração ou preocupação.

Se você se interessar pelo Yoga e quiser fazer exercícios mais elaborados, é importante buscar auxílio profissional. Isso porque muitas das posturas exigem força, equilíbrio e resistência e podem acabar machucando quem não tem conhecimento sobre a técnica correta.

No entanto, caso você queira apenas entender como Yoga funciona e aproveitar a data comemorativa relacionada a essa prática, atente-se às posturas que selecionamos para você a seguir!

1) Padmasana, posição de lótus

Mulher branca fazendo a posição de lótus na praia.
Oksana Taran / Unsplash

Sente-se com a coluna ereta em uma superfície reta e confortável, como um tapete sobre o chão. Depois, cruze as pernas, deixando o peito de um dos seus pés sobre uma das suas coxas. Para finalizar, posicione as costas das suas mãos sobre os joelhos e toque os indicadores usando os polegares.

2) Chatuspadasana, cão invertido

Mulher asiática fazendo ioga.
Yuttana Jaowattana / 123rf

Primeiro, fique em pé sobre uma superfície reta e aderente, que o impeça de escorregar. Em segundo lugar, mantendo as plantas dos dois pés no chão, dobre o corpo para frente e para baixo, até que toda a palma das suas mãos toquem o solo. Com as pernas e a coluna eretas, você estará formando um triângulo com o corpo.

3) Posição da árvore

Mulher branca de costas fazendo a posição da árvore.
Theme Photos / Unsplash

Viu só? Mesmo sendo posições simples de realizar, exigem bastante equilíbrio, resistência e concentração. Para que você continue aprendendo sobre Yoga, listamos cinco canais do YouTube a partir dos quais você irá aprender sobre a prática.

Em uma superfície reta e aderente, que o impeça de escorregar, fique em pé. Levante a perna direita e mantenha a perna esquerda esticada, com toda a sola do pé esquerdo no chão. Então leve o pé direito até a lateral da sua perna esquerda, na altura que conseguir. É importante que toda a sola do seu pé direito esteja tocando a perna esquerda. Finalize levantando os dois braços, abertos, sobre a cabeça.

1) Longevidade.yoga (aulas de 20 minutos de duração)

2) Yoga Mudra (aulas de 17 minutos de duração)

3) Pri Leite (aulas de 13 minutos de duração)

4) Prána Yoga (aulas de 3 minutos de duração)

5) Amanda Dreher (aulas de 19 minutos de duração)

O Dia Internacional do Yoga é uma data comemorativa que dissemina informações sobre os benefícios dessa prática milenar indiana. No dia 21 de junho, assim, podemos nos inteirar sobre diferentes posturas que promovem a conexão entre corpo, mente e espírito, buscando cursos e aulas para realizar ao longo de todo o ano. Mantenha-se ativo!

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