Autoconhecimento Comportamento

Equinócio de Outono Wicca

Árvores outonais em floresta.
alekss / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O mundo é repleto de culturas e crenças. Todos os seres humanos têm sua singularidade, mas também vivem a pluralidade que a vida oferece. Dentro de todo esse plural que é viver, alguns acontecimentos do Universo são vistos e tidos de diferentes formas por cada povo – mesmo que sejam iguais em todos os lugares. O Equinócio de Outono, por exemplo, é uma passagem do Sol que carrega diversos significados dentro de algumas crenças. Hoje nós falaremos sobre o Equinócio de Outono Wicca, e contaremos a você tudo o que permeia essa comemoração dentro dessa religião! Mas, antes, entenda o que é um equinócio de outono!

Equinócio de Outono

O Equinócio de Outono é um grande fenômeno da astronomia. Ele marca o fim do verão e o começo do outono. É válido ressaltar que esse equinócio – conhecido também como “Ponto Libra” – é oposto ao Equinócio de Primavera, pois em cada hemisfério da Terra as estações do ano são opostas. Vamos explicar de forma mais simples: enquanto o Hemisfério Norte passa pelo Equinócio de Outono, o Hemisfério Sul passa pelo Equinócio de Primavera.

Imagem de folhas de outono caídas do chão. São várias folhas e todas de uma cor diferente.
StockSnap / Pixabay

Esse fenômeno acontece no Hemisfério Sul no mês de março e, no Hemisfério Norte, no mês de setembro. Quando ele ocorre, os raios do Sol são mais incidentes nas regiões de maior proximidade à Linha do Equador; por isso, o dia e a noite têm praticamente o mesmo tempo de duração nesse dia.

O que esse fenômeno causa nos seres humanos?

O Equinócio de Outono é basicamente um anúncio de que os dias terão menor duração e as noites serão mais compridas. A temperatura e a luz solar diminuem, por isso é bem provável que sintamos menos energia e mais preguiça. Para a natureza, esse fenômeno significa o início de uma fase de descanso, pois as folhas caem das árvores, diversos animais buscam por alimentos e outros hibernam: pois o frio está chegando e é preciso se preparar para as temperaturas mais baixas.

Para nós, seres humanos, o Equinócio de Outono promove um período mais introspectivo. A fase vibrante do verão ficou para trás e é chegado o momento de nos recolhermos um pouco. Assim como as árvores que perdem suas folhas, somos inclinados a nos desfazer de tudo o que já não nos convém. É como se precisássemos encontrar um espaço dentro da nossa vida para que seja possível florescer com a chegada da primavera. Além disso, o equilíbrio entre os dias e as noites propicia a organização das nossas prioridades.

Imagem avermelhada de uma árvore com as folhas de outono.
Anja / Pixabay

Agora que você já sabe o que é um Equinócio de Outono e entende um pouco mais sobre a energia que ele carrega, confira o que é o Equinócio de Outono Wicca!

Equinócio de Outono Wicca

Para os adeptos da religião wicca, o Equinócio de Outono é chamado de “Mabon”, nome que provém de um dos deuses celtas, o Angus, conhecido como o “deus do amor”. Os bruxos consideram esse fenômeno como um dia sagrado: nele todos descansam, comemoram e agradecem aos deuses por tudo o que já foi caçado e colhido. Esse é o grande Dia de Ação de Graças para os pagãos, e as noites têm a mesma duração dos dias. Ao anoitecer, à medida que as sombras surgem e aumentam, a maioria dos pagãos enxerga as faces mais obscuras da deusa e do deus. Para muitos dos bruxos, o Equinócio de Outono Wicca é um rito que honra a chegada do inverno e também a velhice.

O Sabbat de Mabon (Sabbat é o nome dado à reunião das pessoas que praticam a bruxaria ou outros ritos semelhantes) é um dos festivais da Roda do Ano. A Roda do Ano é um calendário que simboliza o entendimento de tempo dos celtas e dos pagãos, bem diferente da concepção atual. Essas reuniões intituladas Sabbats acontecem oito vezes por ano, baseadas nos equinócios e nos solstícios – ou seja, na posição da Terra em relação ao Sol. Nos ritos do Equinócio de Outono Wicca, duas divindades são alvos de homenagem: a deusa Mãe, que é o símbolo da Terra, e o deus O Gamo, que é tido como o protetor dos rebanhos, da vida selvagem e dos animais.

Imagem alaranjada de uma árvore de outono e suas folhas também essa cor.
Jimmy Lau / Pixabay

O Mabon é o segundo Sabbat dos três Sabbats relacionados à colheita. Durante o Equinócio de Outono Wicca, os bruxos acreditam que a deusa está imersa na energia do Sol, que a cada dia é diminuída pela transição ao país de verão. Quanto mais o poder da energia diminui, mais a deusa pranteia a sua ida, mas ao mesmo tempo ela sabe que toda a energia do deus voltará à Terra, dessa vez intitulada Yule. Assim, a deusa e o deus ganham honra por meio de diversas oferendas durante esse segundo Sabbat, que, para os bruxos e pagãos, é um momento de agradecimento pelas colheitas e pelas lições tidas. Também é um período extremamente positivo para dar honra a todos os espíritos da Terra e aos ancestrais.

Você também pode gostar:

O Equinócio de Outono Wicca promove uma fase de ação de graças, na qual os bruxos recorrem à deusa, que também é a senhora da abundância; ela dará o sustento a todos durante os meses de escuridão do inverno. Além disso, eles também refletem sobre o equilíbrio entre a escuridão e a luz de cada um, esforçando-se para manter um equilíbrio pessoal; também fazem ritos nos quais pedem por proteção para as pessoas que amam e por prosperidade para o próximo equinócio.

Dentro das tradições dos wicca no que se refere a esse fenômeno, eles fazem uma celebração com muita fartura em suas casas, reunindo a família e os amigos, e também celebram o Sabbat cuidando das suas moradias, consertando objetos danificados, reabastecendo e reorganizando estoques e deixando todos os ambientes mais limpos.

Elementos presentes nas comemorações do Equinócio de Outono Wicca

Incensos de mirra, sálvia, benjoim e flor de maracujá.
– Velas marrons, laranjas, verdes e amarelas.
– Pedras consideradas sagradas, como safira, ágata amarela e cornalina.
– Ervas para o uso em rituais, como fetos, mirra, folhas de carvalho, pinho, rosas, entre outras.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Equinócio de Outono Wicca? Compartilhe com os seus amigos e promova o conhecimento!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br