Espiritualidade

Tudo sobre o cristal de Ágata Cornalina

Cristal de Ágata Cornalina
jozefklopacka / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os cristais são objetos que carregam uma inclinação para um campo vibracional harmônico e podem ser uma fonte para nos ajudar a equilibrar nossas energias, se utilizados corretamente. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o cristal de ágata cornalina, a pedra da vitalidade.

O que é a ágata cornalina?

A verdadeira cornalina é uma pedra caracterizada por ter a cor em tons salmão e alaranjado, com algumas listras. Pode também ser encontrada na cor vermelha em sua versão pintada.

É um cristal da família das calcedônias, porém com uma certa transparência. Conhecida por ser uma pedra revitalizadora, tem um poder gigantesco de cura e recarga de energias. Essa pedra é encontrada em países como Japão e Austrália e em mares quentes.

Uma pedra preciosa de ágata laranja isolada em fundo de madeira brilhando à luz do sol.
raulbaldean / 123RF

Na Antiguidade, os egípcios carregavam-na consigo, como uma fonte de revitalização. Já os gregos a consideravam como a pedra do pôr do sol, devido a sua cor alaranjada.

Significado da ágata cornalina

Conhecida por ser uma pedra revitalizadora, está associada ao chakra sacral (o segundo chakra) e tem um poder gigantesco de cura e de recarga de energias.

A principal atribuição da ágata cornalina é seu poder de revitalização e realização, ou seja, ela tem uma força de energia vital poderosíssima. Isso significa que ela estimula boas vibrações, voltadas para a energia sexual. Para o sucesso profissional, ela é a pedra da concretização.

Já sua função espiritual é purificar a aura e bloquear ataques espirituais e energias ruins em ambientes considerados pesados. Também pode ser utilizada como decoração, cumprindo essa mesma função protetora e purificadora.

Quando usada como joia, ela tem o poder de atrair mudanças positivas e favorecer o sucesso nas diferentes áreas da vida, também estimulando o fortalecimento da autoestima.

Efeitos terapêuticos

Na perspectiva emocional, por ser uma pedra de concretização, ela nos ajuda a estar no agora e controla a ansiedade. Tem a propriedade de equilibrar nossa libido – quando esta se encontra tanto em excesso quanto em baixa.

Já dissemos que a cornalina ajuda a purificar as energias e afastar os maus espíritos. Sendo assim, ela é uma ótima opção de cristal para utilizar naqueles dias em que estamos sem estímulo e sentindo nossa energia baixa ou sugada, já que seus efeitos são altamente estimulantes.

Mulher tranquila respirando fundo
Pelageia Zelenina / Pexels

No aspecto físico, ela tem um poder de cura para alguns sintomas, como gases ou ossos quebrados, pois ajuda na regeneração. Também regula a pressão sanguínea e melhora a circulação.

Os efeitos mentais dessa pedra estão relacionados com motivação e foco para os processos da rotina e mais pé no chão, portanto em tudo que estiver associado a essa área de realização e ação, ela será capaz de ajudar.

Usos e aplicações

Não é indicado dormir com pedras na tonalidade laranja e vermelha, porque são pedras de agitação e movimento.

A cornalina pode, sim, ser utilizada junto com outros cristais como complementação, seja em decoração, seja em momentos de meditação. Mas escolha bem as pedras que você quer associar a ela, de acordo com seu objetivo.

Mulher meditando
Oluremi Adebayo / Pexels

Como já dissemos, a cornalina também pode ser usada como joia ou acessório, promovendo estímulo e criatividade. Há várias formas de uso: anéis, colares, brincos, pulseiras, broches, e até mesmo japamalas – aqueles colares de meditação. Assim, esse momento meditativo ganha uma força a mais.

Já na decoração, procure colocá-la em ambientes de trabalho e movimento, como num escritório ou ateliê por exemplo, pois não é uma pedra para locais relaxantes, como perto da sua cama ou sala de estar.

Você também pode gostar

Como limpar e energizar a ágata cornalina?

Por ter uma energia ativa, a Cornalina tem o poder de se recarregar sozinha, mas se você quiser dar mais potência a ela, é indicado que a limpeza seja feita na água corrente com sal grosso durante 5 minutos.

Sua energização pode ser feita colocando-a sob a luz do Sol por aproximadamente 3 horas ou sob a luz da Lua por aproximadamente 4 horas.

Agora que você já sabe a função da ágata cornalina, utilize-a com muito proveito nos momentos certos e da forma indicada. Certamente esse poderoso cristal irá te ajudar nos momentos em que é preciso ter criatividade e disposição, sendo também um excelente amuleto para carregar consigo e favorecer sua energia vital!

Adquira sua Ágata Cornalina!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br