Cristaloterapia

Pedra de ágata: aprenda a usar os poderes de cura dela!

Você gosta de se conectar com a natureza? Mesmo que você não tenha muito tempo livre no seu cotidiano, é possível absorver as energias que estão ao nosso redor, principalmente se você tiver uma pedra ágata.

Esse cristal natural existe no meio ambiente com cores distintas. Portanto você pode encontrar a pedra ágata de fogo, a pedra ágata azul, a pedra ágata verde, a pedra ágata rosa e a pedra ágata roxa.

Para o conteúdo que preparamos, vamos falar sobre a ágata de forma geral, focando as energias que essa pedra apresenta. A seguir, descubra como ela pode transformar a sua relação com seu corpo e com sua mente.

Significado da pedra ágata

Várias gemas de pedra ágata.
Delfinkina de Getty Images / Canva

Antes de conhecer as energias que a ágata carrega, vamos entender o que o nome que ela recebe significa. Geralmente, o nome “ágata” é associado ao termo “pedra do bem”. Ou seja, já podemos esperar boas vibrações vindas desse cristal. Mas quais são elas, exatamente? Continue lendo para descobrir.

Para que serve a pedra ágata?

Se a ágata é chamada de pedra do bem, podemos deduzir que ela só nos oferece benefícios. E isso é verdade. No entanto, os poderes do cristal atuam com mais força em alguns aspectos do seu corpo, da sua mente e dos ambientes que você frequenta. Saiba mais.

1) Corpo físico

No corpo físico, a ágata age de três maneiras. Por um aspecto, ela promove a desintoxicação do organismo. Por outro, regula o funcionamento do sistema nervoso. E, em um terceiro aspecto, é um auxílio na promoção da cura física, combatendo dores, desconfortos e inflamações.

2) Corpo espiritual

As energias que a ágata apresenta são especialmente positivas para o corpo espiritual. Além de aliviar o estresse e combater a ansiedade, o cristal favorece o autoconhecimento, auxilia no equilíbrio emocional e promove uma limpeza energética.

3) Ambientes

Quando utilizada na sua casa ou no seu escritório, a ágata atua como uma pedra de proteção. Esse cristal garante a manutenção da paz, promove felicidade e repele energias negativas, trazendo mais qualidade de vida.

Simbologia da pedra de ágata

Tudo que a pedra de ágata traz de positivo para uma pessoa foi percebido na Antiguidade. Para garantir que os efeitos do cristal fossem conhecidos por todos, as antigas civilizações desenvolveram histórias sobre a pedra.

Os povos antigos acreditavam que o cristal poderia trazer riquezas para quem o possui, já que ele desperta a força interior e a persistência, necessárias para alcançar inúmeros objetivos.

Um homem sorrindo. Atrás dele, uma ilustração de braços musculosos.
airdone de Getty Images / Canva

Além disso, algumas crenças definem que uma pedra ágata pode ser a cura contra picadas de escorpião e mordidas de serpente, porque conseguiria remover o veneno liberado por esses animais.

Apesar dessas tradições, a interpretação mais comum da ágata é que ela provê proteção a quem a utiliza, principalmente se essa pessoa for alvo de vibrações negativas. Também é comum ver a pedra associada à sabedoria.

Curiosidades sobre a pedra ágata

Ainda que os poderes da ágata possam ser aproveitados por todas as pessoas, algumas delas se beneficiam mais de cada um deles. Isso acontece porque ela é tida como a pedra de poder de algumas profissões e de alguns signos, relacionando-se intimamente com eles. Descubra se a ágata pode te fortalecer ainda mais!

Pedra ágata e as profissões

Um dos efeitos da pedra de ágata no organismo é o controle do sistema nervoso. Por isso, ela é indicada para profissionais que precisam de concentração, de uma boa regulação emocional e de facilidade para se comunicar. Veja quais são:

  • Dentistas
  • Professores
  • Motoristas
  • Seguranças
  • Vendedores
  • Construtores

Pedra ágata e os signos

Para a Astrologia, a pedra ágata se relaciona com alguns signos, atuando de maneiras diferentes em cada um. Observe como as energias do cristal podem ser aproveitadas em cada caso:

  • Áries: amplia a capacidade de regular emoções
  • Touro: promove equilíbrio e boa sorte
  • Gêmeos: garante uma boa comunicação de ideias
  • Leão: eleva o poder mental, favorecendo a tomada de decisões
  • Virgem: combate a ansiedade e o estresse
  • Escorpião: estimula o autoconhecimento
  • Sagitário: aumenta a energia vital
  • Peixes: favorece o desenvolvimento da criatividade

Como usar a pedra ágata?

Se você identificou alguma característica da ágata que possa melhorar o seu bem-estar, anote as principais formas de utilizar esse cristal. Caso queira apenas energizar um ambiente com boas vibrações, a ágata pode ser incluída no espaço como um objeto de decoração.

Uma pessoa meditando em meio a um pôr do sol.
mohamed_hassan de pixabay / Canva

Porém, se você prefere absorver os poderes de cura da pedra, deve utilizá-la na meditação. Para isso, posicione-a sobre o chakra que corresponde à área do seu organismo que precisa de cuidados, e continue meditando a partir disso.

Outra possibilidade de uso da pedra ágata é na forma de um acessório, como um colar. Nesse caso, você vai se proteger de vibrações negativas, aumentar a sua vitalidade e desintoxicar o organismo, colhendo as melhores energias dela.

Como limpar minha pedra ágata?

Quanto mais você utilizar a sua pedra ágata, mais ela vai acumular impurezas. Mas é só limpá-la. Você pode fazer isso lavando o cristal em água corrente, deixando-o tomar um banho de chuva ou depositando-o em um recipiente com água e sal grosso, por cerca de uma hora.

Como energizar a pedra ágata?

Várias gemas e pedras ágata de colorações e tipos diferentes.
Baldomir de Getty Images / Canva

Depois de limpar a ágata, você deve energizá-la, para garantir que apenas as melhores energias irão partir dela. Para isso, enterre-a em um vaso de plantas, de um dia para o outro. Ou então, para evitar que a pedra se suje novamente, deixe-a receber os raios solares por cerca de uma hora.

Precauções sobre a pedra ágata

A única precaução sobre a pedra ágata diz respeito à sua coloração. Se a sua ágata for tingida, você não deve colocá-la em contato com a água salgada, porque isso pode desgastar o tom que ela apresenta. Então conheça a sua pedra antes de começar a usá-la.

Você também pode gostar

Com o conteúdo que apresentamos aqui, você pôde observar que usar a pedra ágata é um jeito de se conectar com a natureza. Mais do que isso, o cristal oferece proteção, equilíbrio e o estímulo necessário para se autoconhecer. Garanta a sua pedra para sentir as vibrações que ela pode te transmitir.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br