A meditação é uma das técnicas que tem como intuito equilibrar emoções, reduzir o estresse, apresentar novas formas de lidar com o desgaste físico e emocional, além de promover a paz interior. Mas, se quer introduzir a meditação em sua vida, no início é preciso a ajuda de um professor ou um guia.
A meditação guiada pode ser uma alternativa para pessoas que não têm tempo, paciência ou vontade de sair de casa. Funciona como uma viagem imaginária com intuito de atingir o relaxamento do corpo e da mente.
Transmitida via áudio, a meditação guiada pode ser encontrada na internet, com duração de 3 a 30 minutos, dependendo da finalidade. Para que a meditação aconteça, é preciso se preparar: estar sozinho num local tranquilo, encontrar uma posição confortável e estar totalmente entregue, deixando a imaginação fluir. Caso esteja se sentindo nervoso ou afobado, respire fundo por alguns minutos antes de iniciar a meditação.
No início desse processo, é normal que algumas pessoas acabem pegando no sono devido à calmaria da técnica. Mas, ainda que esteja “apagado”, a meditação guiada traz benefícios subconscientes.
Você também pode gostar
A meditação é um excelente método para auxiliar na saúde física e mental do corpo, mas não espere por resultados imediatos; as mudanças aparecem no longo prazo e exigem entrega e dedicação total do praticante.
Benefícios da meditação guiada:
- Relaxamento profundo do corpo e da alma;
 - Redução do estresse e da ansiedade;
 - Autoestima e autoconfiança.
 - Melhoria da memória;
 - Sensação de conforto e segurança;
 - Facilidade para se comunicar;
 - Criatividade aflorada;
 - Redução da frequência cardíaca;
 - Normalização da pressão arterial.
 
Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.
