Nutrição

Evento “Outubro Rosa” na Clínica Sementes: alimentação e conscientização

Hands holding Pink Ribbons toning background Breast cancer awareness and Abdominal cancer awareness

O mês de outubro é marcado por inúmeras campanhas com o objetivo de alertar as mulheres para que fiquem mais atentas aos seus hábitos alimentares e rotinas de exames.

No que se refere a prevenção, já é conhecido que uma das formas mais eficazes de evitar a doença é a alimentação e a adoção de hábitos saudáveis.

A frequência da má alimentação pode levar ao desenvolvimento de distúrbios importantes como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de cânceres como já evidenciado na literatura, entre outras doenças autoimunes. Desse modo, evidencia-se que a alimentação exerce grande influência na qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, o evento “Outubro Rosa na Clínica Sementes”, foi idealizado pelas Especialidades de Ginecologia e Nutrição para conscientização sobre a prevenção clínica e nutricional do câncer de mama. Foi divulgado também aos participantes a Campanha de doação de lenços femininos que serão aceitos na Clínica Sementes ao longo do mês de Outubro e que serão destinados para uma Instituição Filantrópica envolvida no tratamento do câncer.

Durante o evento foi oferecido também um cardápio especial para degustação simbolizando o “Outubro Rosa”  e orientações aos participantes sobre a importância da alimentação saudável contendo alimentos com propriedades ditas funcionais que auxiliem na prevenção.

Desta forma, a alimentação vai além do simples processo de ingestão alimentar, envolvem escolhas mais assertivas dos alimentos com características mais saudáveis e propriedades que beneficiem a saúde. Mudanças no comportamento alimentar e  no estilo de vida para a obtenção da saúde, bem-estar físico e mental também são necessários para evitar este processo.

A mensagem final do evento: fique atento a sua alimentação, entenda melhor o papel dos alimentos neste processo por meio de orientações nutricionais e dicas para realizar cada vez mais uma alimentação equilibrada e assim poder desfrutar da vida de forma mais saudável e com qualidade. Procure o nutricionista profissional habilitado para orientar a sua dieta.

Cardápio ofertado:

Bolinho integral com oleaginosas e frutas secas, Suco de Fruta Antioxidante, Suco de Uva integral, quibe funcional, Quiche de farinha integral com alho-poró, salada de fruta, biscoitos integrais, Pasta de Atum com manjericão e Geleias de frutas Vermelhas e Damasco.

Segue abaixo uma das receitas servidas durante o evento:

INGREDIENTES
QUANTIDADE
Trigo para quibe2 xícaras
Castanha triturada100g
Cebolinha picada3 ramos
Cebola picada1 unidade
Azeite ou óleo de soja10 ml
Sal1 colher de sopa
Hortelã com talos e picados1 maço
Limão (suco)2 unidades
Queijo minas padrão/branco300 g
ManteigaUntar a forma

Modo de preparo:

  • Lavar a cebola, cebolinha, hortelã, limão e reservar;
  • Deixar o trigo de molho em água até amolecer os grãos;
  • Picar a cebolinha, a cebola  e a hortelã;
  • Refogar a cebola no azeite até dourar. Em um recipiente misturar o trigo, a cebolinha, a hortelã, as castanhas  e o suco de limão;
  • Esfarelar com um garfo o queijo branco;
  • Em forma untada com margarina colocar metade da massa, o queijo e finalizar com a outra parte da massa;
  • Nivelar e passar o garfo. Levar para assar em forno médio por 30 minutos;
  • Fazer corte padrão ou se desejar utilize um cortador de massa e servir em seguida;
  • Fica ótimo acompanhado com saladas verdes.

Você também pode gostar

Sobre o autor

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Mestre em Ciências da Nutrição - Nefrologia - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Nutricionista, formada pelo centro universitário São Camilo e Mestre em Ciências da Nutrição, pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com enfoque em doença renal crônica - Nefrologia.

Atuação profissional no departamento de nutrição clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Trabalhou como Docente- Coordenadora de cursos técnicos e livres na área de nutrição e dietética no Senac São Paulo. Entre as atividades atuais desenvolve atendimento clínico nutricional em consultório e Home Care com ampla experiência em Nutrição Clínica e Rotina Hospitalar envolvendo atendimento Clínico de Paciente Renal em tratamento conservador e em Hemodiálise, Cardiologia, Diabetes e Oncologia.

Realiza Consultoria Técnica em nutrição e saúde, palestras e Workshop na área de docência em nutrição, atua como Docente das disciplinas: Nutrição clínica, Fisiopatologia, Dietoterapia, Gastronomia Hospitalar, Bioquímica Metabólica, Bromatologia, Nutrição nos diferentes estágios da vida, Educação Alimentar e Nutricional, Orientação de projetos, Acompanhamento e Supervisão de Estágios, além de coordenação de projetos de educação nutricional corporativos em instituições públicas e privadas.

Currículo Lattes

Contatos:

LinkedIN: Vilani Figuiredo Dias
Facebook: Nutrição, Saúde & Educação - Harmonia Perfeita
E-mail : vilaninutri@bol.com.br
Telefone: (011) 9 9848-9437

Atendimento em consultório:

Consultório & Home Care - Clínica Sementes
Endereço: Rua Bento de Andrade, 58 - Jardim Paulista - 04503-040 São Paulo – SP - Brasil
Telefones: (011) 3884-8984 | (011) 3051-4932