Cristaloterapia Energia em Equilíbrio

Pedra opala: saiba como usar seus efeitos terapêuticos

Se um elemento da natureza tivesse o poder de hipnotizar uma pessoa, com certeza seria a pedra opala. Com um interior que parece concentrar todas as cores do Universo, ela vai se tornar a sua queridinha depois que você souber quais energias estão nesse cristal. Continue lendo para descobrir!

Significado da pedra opala

O significado do nome que a pedra opala recebe é pouco revelador. Ainda assim, é importante conhecê-lo, antes de se aprofundar nas energias que o cristal apresenta. Nesse sentido, a palavra tem origem no sânscrito “upala”, que significa “pedra preciosa”.

Uma gema feita da pedra de opala.
onlyfabrizio / Canva

Porém, durante a Idade Média, a opala era conhecida como “pedra do olho”, por supostamente melhorar a visão de quem entrava em contato com ela, curando problemas nessa região do corpo.

Para que serve a pedra opala?

Se você está pensando que a pedra opala só serve para garantir que seus olhos vejam tudo perfeitamente, saiba que os poderes do cristal vão além disso. A seguir, desvende como essa pedra pode agir no seu corpo físico, no seu corpo espiritual e nos ambientes.

1) Corpo físico

No corpo físico, a opala é uma aliada no combate a infecções e no alívio dos sintomas da TPM. Além disso, a pedra reduz a insônia, melhora a visão, purifica o sangue e traz mais energia para o organismo.

2) Corpo espiritual

Um dos principais efeitos da opala no corpo espiritual é o estímulo da paz interior. No entanto, ela também é responsável por trazer alegria, desenvolver a autoconfiança, liberar emoções e expandir a consciência de quem a utiliza.

3) Ambientes

Quando utilizada nos ambientes, a opala oferece proteção, aumenta a concentração (no ambiente de trabalho ou de estudo), garante um bom relacionamento entre as pessoas e estimula a criatividade.

Simbologia da pedra opala

Os poderes da opala são impressionantes, mas existe uma lenda sobre ela que vai te surpreender ainda mais. Em uma tribo australiana, chamada andamooka, acreditava-se que um ser ancestral chegou até a Terra a partir de um grande arco-íris.

Um aumento visual numa pedra de opala multicolorida.
Meyer & Meyer de Getty Images / Canva

Quando esse arco-íris tocou o solo, inúmeras opalas foram formadas nas rochas, carregando as cores desse fenômeno da natureza. Então essa pedra já foi considerada sagrada por este povo e por muitos outros, que sempre se encantaram pela beleza única do cristal.

Curiosidades sobre a pedra opala

Independentemente de a pedra opala ter se formado a partir de um arco-íris, é fato que ela pode fazer algumas pessoas enxergarem mais beleza na vida. Isso porque o cristal é uma pedra poder para determinados signos e profissões, devido às energias que carrega. Aprenda mais sobre isso:

Pedra opala e as profissões

Como a opala é uma pedra que aumenta a energia, a autoconfiança e a criatividade de quem a utiliza, as profissões que envolvem alguma forma de arte são favorecidas por ela. Além disso, o cristal também faz bem para quem precisa de muita concentração. Identifique os profissionais que podem usar a opala como pedra poder:

  • Dançarinos;
  • Eletricistas;
  • Músicos.

Pedra opala e os signos

Quando o assunto é Astrologia, a opala também tem um papel importante. O motivo disso é que ela pode estimular algumas características em signos específicos, favorecendo o bem-estar dos nativos. Entenda como ela atua sobre cada um:

  • Touro: aumenta a concentração, ajudando na hora de trabalhar.
  • Câncer: favorece a liberação de emoções, melhorando a comunicação.
  • Virgem: estimula a autoconfiança, trazendo mais segurança sobre si.
  • Libra: auxilia no relacionamento com outras pessoas.
  • Peixes: promove o despertar da consciência.

Como usar a pedra opala?

Mesmo que a sua profissão não se relacione com a opala ou que seu signo não seja influenciado por ela, ainda é possível colher os benefícios da pedra. Para isso, você deve usá-la da maneira correta. E existem alguns jeitos de fazer isso.

Na meditação, por exemplo, você deve segurar a opala durante todo o processo. Com esse gesto, você vai entrar em contato com a sua interioridade mais facilmente.

Sentada num tapete, uma pessoa meditando.
Lifestock / Canva

Porém você também pode usar a pedra opala em acessórios, como brincos e anéis, para absorver as energias que o cristal libera constantemente. Se você preferir, ainda pode usar a opala como um artigo de decoração, na sua casa ou no seu escritório, trazendo mais equilíbrio nos seus dias.

Como limpar minha pedra opala?

A opala é uma pedra natural que deve ser limpa com cuidado. Nesse processo, você pode apenas água corrente. Você não precisa reproduzir a limpeza com frequência, somente se identificar algum acúmulo de impurezas.

Como energizar a pedra opala?

Existem três maneiras de energizar a pedra opala, depois de limpá-la: com a terra, com o Sol ou com a Lua. No primeiro caso, coloque o cristal sobre a terra por alguns minutos. No caso da energização com o Sol, deixe a pedra tomando raios solares por cerca de 15 minutos. Na energização com a Lua, permita que a opala receba os raios lunares por quatro horas.

Precauções sobre a pedra opala

Com tantas energias positivas, a pedra opala não oferece qualquer risco para quem a utiliza. Entretanto é um cristal muito sensível, que pode se quebrar facilmente. Por isso evite utilizá-la com tanta frequência ou preste atenção quando estiver com ela. Sempre que não estiver usando a pedra, guarde-a com cuidado.

Você também pode gostar

Levando em consideração cada informação apresentada, observamos que a pedra opala é ideal para quem quer se conectar com a própria interioridade e aumentar a própria alegria. Tomando cuidado para não quebrá-la, é possível meditar, se enfeitar ou decorar um ambiente com essa preciosidade natural.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br