Saúde Integral

Combata a insônia sem fazer uso de remédios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A insônia acomete milhões de seres humanos – muitos, inclusive, não sabem que têm esse distúrbio. E, justamente por sua abrangência, é preciso conhecer mais a respeito dessa doença do sono que acomete a tantas pessoas e que, sim, tem tratamento – que muitas vezes não precisa ser medicamentoso.

Aos que não conhecem as características da insônia, esse distúrbio tem como sintomas principais a dificuldade em conseguir dormir (em pegar no sono, literalmente) ou em manter o ritmo de sono constante (ou seja, não acordar durante a noite, deixando o sono fragmentado).

A partir disso, as consequências para o ser humano são absolutamente desconfortáveis: dor nas costas, dor de cabeça por falta de descanso, cansaço, metabolismo lento e problemas de raciocínio e de memória, entre outras consequências de noites mal dormidas.

Há diversos fatores que levam uma pessoa a ter insônia: genética, obesidade, estresse, ansiedade, distúrbios psicológicos ou mentais e outras doenças (como problemas na tireoide, refluxo e insuficiência, por exemplo).

Mas, independentemente da causa, a insônia pode ser combatida. Antes de partir para os tratamentos mais fortes, realizados com medicamentos receitados por médicos, é possível tentar algumas opções naturais que com certeza ajudarão seu corpo a relaxar e a descansar mais facilmente. Algumas sugestões:

Os cochilos vão atrapalhar o funcionamento do seu relógio biológico.

– Rotina de sono: defina um horário para acordar e outro para dormir. É tolerável adiantar ou ultrapassar de cinco a 15 minutos do horário estipulado, e não mais do que isso. Estabeleça uma quantidade de horas de acordo com as suas necessidades de descanso – mas, no geral, varia entre seis e oito horas. Essa regra pode ser difícil de seguir no começo, mas com o tempo o seu relógio biológico vai se acostumar e você sentirá os benefícios!

– Esqueça os cochilos: ao menos que seja criança ou idoso, você não precisa de cochilos ao longo do dia, principalmente levando em consideração seus problemas para dormir. Os cochilos durante o dia vão atrapalhar o funcionamento do seu relógio biológico.

– Exercício físico: não há dúvidas quanto a isso. Exercício físico te ajuda a dormir melhor. É algo lógico: você ficará mais cansado e, por isso, seu corpo sentirá mais necessidade em repor as energias. E você não precisa exagerar, principalmente se não estiver acostumado a fazer atividades físicas. Uma caminhada de meia hora por dia já é um ótimo começo!

– Alimentação: assim como os exercícios físicos, a alimentação também pode ser uma grande aliada para se ter noites de sono mais tranquilas e satisfatórias. É simples: tente não consumir alimentos pesados e de digestão lenta antes de dormir.

Tente não consumir alimentos pesados e de digestão lenta antes de dormir.

– Bebidas: que tal apostar em um chá quentinho e relaxante alguns minutos antes de ir para a cama? Chá de camomila é ótimo para o corpo relaxar, ainda mais em um ambiente calmo, silencioso e com pouca luz. Aproveite para serenar o corpo! Aproveite no final do artigo algumas sugestões de chás que ajudam a acabar com a insônia!

– Água: corpo desidratado não funciona direito. Por isso, beba bastante água. Faça disso um hábito. Quanto mais água beber, melhor seu organismo funcionará e, consequentemente, melhor você se sentirá.

– Melhore o ambiente: nosso corpo precisa relaxar para dormir, e só conseguimos relaxar quando estamos em um ambiente que passe segurança, serenidade e tranquilidade. Por isso, invista algum tempo para reajustar o seu quarto. Troque peças de decoração que sejam muito hostis por outras mais relaxantes, deixe o ambiente arejado e fresco, compre um travesseiro novo. Faça todas as mudanças necessárias para se sentir bem.

– Não pense em problemas: é extremamente comum encontrar pessoas que, ao encostar a cabeça no travesseiro, começam a pensar nos problemas que tiveram no dia que passou, ou nos que terão que resolver no dia que está chegando. Desligue seu cérebro de todos os problemas, de qualquer assunto relacionado ao trabalho ou, na realidade, sobre qualquer coisa. Tente relaxar sua mente. Feche os olhos e concentre-se apenas em você.

Chás que combatem a insônia

Existem diversas opções de chás muito boas para ajudar a combater a insônia. Não são estimulantes – ao contrário, são relaxantes. Por isso, o Eu Sem Fronteiras separou algumas sugestões:

– Chá de erva-cidreira

– Chá de camomila

– Chá de valeriana

– Chá de maracujá

– Chá de lúpulo

A preparação de chás quentes é simples: basta misturar o sabor escolhido com água quente. A quantidade de erva, flor ou fruta depende do seu gosto pessoal (mais forte ou mais fraco), mas lembre-se de que, se deixar muito fraco, o propósito não será atingido; mas, caso deixe muito forte, pode ocasionar dor de estômago. Permita que o bom senso guie sua preparação.

Lembre-se de que a junção de todas as nossas sugestões vai ajudá-lo a acabar com a sua insônia – ou, ao menos, vai diminuir sua incidência e magnitude. De qualquer forma, continue atento aos sinais que o seu corpo lhe dá.

Caso a insônia persista, procure um médico. Em alguns casos, é preciso entrar com um tratamento mais direcionado e somente médicos especializados poderão orientar o caminho correto a ser seguido.


Escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]