Autoconhecimento EFT (Emotional Freedom Techniques)

Como acabar com acontecimentos repetitivos

Young desperate man in casual clothes abandoned lost in depression sitting on ground street concrete stairs alone suffering emotional pain sadness looking sick in grunge lighting
Paulo Abreu
Escrito por Paulo Abreu

Muitas pessoas vivem passando por acontecimentos repetitivos e negativos, e elas geralmente não sabem a razão disso sempre acontecer e, portanto, acabam botando a culpa em Deus ou no destino. É claro que cada pessoa tem sua própria área onde acontece a repetição. Alguns exemplos:

Emprego: a pessoa não consegue durar muito tempo nos empregos que consegue, é sempre demitida.

Situação financeira: a pessoa não consegue melhorar  a situação financeira; mesmo quando tudo parece que está a favor, acontece algo inesperado que acaba atrapalhando.

Relacionamento: no caminho, só aparecem pessoas erradas que causam sofrimento.

Portrait of a Questioning Man Holding Happy and Unhappy Survey Mood Board

A razão por trás dessa repetição é algum acontecimento que causou um grande impacto emocional na pessoa, como no exemplo do emprego… A pessoa entra num emprego ao qual se dedica bastante por gostar dele, pode até ter ficado alguns anos nele (ou não) e, inesperadamente, é demitida. Esse acontecimento causou  um impacto emocional muito grande na pessoa e ela vai tirar alguma dessas conclusões: vai achar que isso foi uma injustiça, porque era uma boa funcionária, e vai guardar rancor das possíveis pessoas que foram responsáveis pela demissão dela; ou vai achar que fez algo de errado, que não estava sendo útil, e, por isso, foi demitida. 

Vamos supor que ela acredite na segunda conclusão, sendo assim, a pessoa vai adquirir a crença de que não é boa o bastante para se manter num emprego, que não é competente, e isso vai ficar na mente inconsciente dela. E essa crença sempre vai se manifestar quando ela for começar em outro emprego. Isso fará com que ela fique ansiosa, com medo e sem a confiança de que tem capacidade de ficar nesse novo emprego. Esses sentimentos gerados pela crença negativa vão fazer com que a pessoa se sabote  a ponto de cometer erros de tanta ansiedade em querer fazer o melhor, e os erros vão diminuindo a autoestima dela. Nos olhos do chefe, a pessoa fica parecendo que realmente não é capaz de fazer um bom trabalho, por isso, acaba sendo demitida.

E esse ciclo fica se repetindo no próximo emprego e depois no outro.

Para acabar com essas repetições, é preciso encontrar o evento principal, ou seja, o evento que causou o impacto emocional  que iniciou as repetições. Uma pessoa pode encontrar sozinha se procurar em suas lembranças. Encontrando esse evento, é só utilizar a EFT (Emotional Freedom Techniques) para limpar a emoções negativas causadas por ele. Como sempre digo, muitas pessoas precisam de ajuda de profissionais em EFT (Emotional Freedom Techniques), porque nem sempre é possível limpar todas as crenças sozinho. 

E, quando a pessoa limpa essas crenças negativas, ela tem muito mais clareza para ver seus erros e acertos , onde teve culpa ou onde não teve. Desse modo, pode acabar com os acontecimentos repetitivos.

Sobre o autor

Paulo Abreu

Paulo Abreu

Praticante de EFT (Do básico ao avançado) | Mestre em Kahuna Healing e Ho'oponopono

Contato:

Email: [email protected] | [email protected]
Facebook: Mudando Sua Mentalidade
Skype: Paulo Abreu