Autoconhecimento Meditação

Como fazer uma meditação guiada?

Direitos autorais : Wavebreak Media Ltd
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Embora a meditação seja uma prática muito antiga, foi somente nas últimas décadas que ela se tornou popular entre os ocidentais. Agora, a cada dia que passa, ela se torna mais comentada devido aos inúmeros benefícios que traz à saúde física e mental, além de proporcionar elevação espiritual para aqueles que a buscam.

Entre as diversas vantagens que ela nos oferece, estão o alívio da ansiedade e dos sentimentos depressivos, o auxílio na concentração, principalmente em crianças, facilidade para dormir, pois ajuda os que sofrem com insônia. Além disso, deixa-nos calmos e conscientes em relação ao que realmente está acontecendo ao nosso redor.

Com tanta divulgação e benefícios oferecidos, as meditações chamam muita atenção, mas nem todos conseguem se dar bem com ela, sabe por quê? Meditar consiste em silenciar a mente e ficar concentrado no presente, organizando toda a confusão mental que temos. É preciso, entretanto, praticar um bom tempo até atingir o almejado estado meditativo, principalmente se você for dono de uma mente muito acelerada, e a maioria não tem paciência para isso.

Mas a nossa sorte é que não precisamos percorrer esse caminho sozinhos e podemos contar com o auxílio das meditações guiadas como o primeiro passo na jornada meditativa.

Imagem de duas garotas de costas sentadas no chão fazendo o uso da meditação.
Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay

O que são meditações guiadas?

Esse processo pode ocorrer de diversas maneiras. A primeira delas é quando uma pessoa ou um grupo delas se reúne e recebe orientações de um professor treinado, que guiará aquela meditação. As instruções fornecidas por ele fazem com que os participantes entrem no estado meditativo.

A outra forma é usar a tecnologia para acessar uma meditação guiada por meio do YouTube, dos serviços de Streaming musicais e até mesmo dos aplicativos. Essas opções funcionam da mesma forma: você se senta, relaxa e deixa o áudio escolhido guiá-lo.

Nem todas as meditações guiadas são voltadas apenas para o relaxamento ou silenciamento da mente. Nos canais tecnológicos, principalmente, há os áudios voltados para a cura, para se conectar com seu Anjo da Guarda, para manifestar coisas positivas em sua vida e mais uma infinidade de opções que ficam à sua escolha.

Agora que você absorveu o que é e como funciona uma meditação guiada, está na hora de escolher por qual caminho você quer seguir! Por isso, a seguir, deixaremos uma lista de indicações nos formatos digitais e gratuitos para você iniciar a sua prática hoje mesmo.

Imagem de uma mulher sentada de costas em uma pedra grande próximo ao mar. Ela está em posição de meditação.
Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay

Como fazer uma boa meditação guiada

Não só de um guia vive a meditação, mas também de alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora da prática. Por isso atente-se para as dicas a seguir:

– Escolha o local adequado: opte sempre por lugares confortáveis nos quais você não será interrompido. O silêncio também é essencial para a sua concentração;

– Use roupas confortáveis: imagine meditar com o botão do jeans apertando? Não tem como, certo? Por isso opte por roupas de tecidos leves e que não o machucarão na hora da meditação;

– Vá ao banheiro antes: quando você começar a meditar, seu organismo vai lembrar que você precisa ir ao banheiro, por isso mesmo, sem vontade, vá antes de iniciar a prática;

– Use fones de ouvido: os fones o ajudarão a ficar mais concentrado, além de fazer com que você escute o áudio melhor e não se distraia com áudios externos.

Imagem de uma mulher sentada em um pier de frente para um lago. Ela está sentada de costas em posição d meditação.
Imagem de Shahariar Lenin por Pixabay

Canais de meditação guiada no YouTube

1. “Luz da Serra”

Esse canal é comandado pelo estudioso Bruno Gimenes e, além de trazer vídeos de meditação guiada, ele dá dicas para limpar a mente de pensamentos negativos e viver a vida de forma mais positiva.

2. “Yoga Mudra”

Comandado pela Raissa Zoccal, o canal “Yoga Mudra” traz meditações guiadas para várias finalidades, incluindo o perdão, o equilíbrio dos chakras e a manifestação de desejos. Além disso, ela faz vídeos sobre yoga e espiritualidade.

3. “Yoga para Você”

O canal comandado por um casal traz vídeos sobre yoga e meditações guiadas para profundo relaxamento e autoconhecimento!

Imagem do por do sol e uma mulher sentada em uma pedra fazendo uma meditação. Ao fundo, vários pássaros sobrevoam o céu vermelho.
Imagem de Anja🤗#helpinghands #solidarity#stays healthy🙏 por Pixabay

Meditação guiada no Spotify

1. “B.Ocean”

A “B.Ocean” é comandada pela Bárbara Novais e oferece diversos áudios de meditação guiada que vão desde limpeza da aura até o equilíbrio dos chakras. Além disso, ela é nossa colunista e você pode conhecer o seu trabalho acessando o link a seguir: Conheça a “B.Ocean”! (https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/b-ocean/)

2. Playlist do Spotify

O aplicativo de Streaming também criou sua própria série de meditação guiada para que você possa acessá-la em qualquer lugar, por meio do link a seguir: “Para meditar a qualquer momento!” (https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWWoqQt9ZUTJC)

3. Mariana Gutemberg

A Mariana é conhecida por seus trabalhos que envolvem desenvolvimento pessoal. Ela também está no Spotify com um podcast de meditação guiada incrível que pode ser acessado no link a seguir: “Meditações por Mariana Gutemberg” (https://open.spotify.com/show/7wOMHiiHQFRtysLqwu1uke?si=fALcEl60TSWWfuZd-2F15A)

Imagem de cinco crianças vestidas com roupas brancas e sentadas em um gramado em posição de meditação.
Imagem de Honey Kochphon Onshawee por Pixabay

Aplicativos de meditação guiada

1. “Medite.se”

Desenvolvido por brasileiros, esse aplicativo é todo em português, narrado por Tadashi Kadomoto, terapeuta que faz treinamentos comportamentais. Segundo o próprio site do app, o seu objetivo é desmistificar a meditação. Tudo é simples e intuitivo, dividido por seções, e ele ainda oferece a possibilidade de baixar os áudios para ouvi-los offline.

2. “Insight Timer”

Além de oferecer as meditações guiadas, esse aplicativo serve como uma rede social para meditadores e todos os usuários podem conversar entre si, incentivando uns aos outros. O “Insight Timer” oferece mais de nove mil meditações guiadas e você ainda pode escolher qual você quer de acordo com seus interesses.

Você também pode gostar

3. “Sattva”

Esse aplicativo é ótimo para aqueles que nunca meditaram na vida. Além de oferecer as meditações, ele tem o recurso de cronometrar o tempo de cada sessão, ajuda com o monitoramento de frequência cardíaca e você pode até mesmo marcar o seu humor antes de começar a meditação e depois de finalizá-la!

Agora, com as melhores dicas obtidas gratuitamente de como meditar, é só separar um tempinho do seu dia e se dedicar à prática!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]