Espiritualidade Religiões Saúde Integral

Oração da saúde e cura: por uma vida mais saudável

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Qual é a melhor oração para cura? É aquela feita com bastante fé e esperança. No conteúdo que preparamos, você vai encontrar algumas opções de oração da saúde e cura que vão te trazer conforto, alívio e tranquilidade em um momento desafiador. Acredite na sua recuperação com palavras de fé!

Quando você, um familiar ou uma pessoa querida ficam doentes, não é só a medicina que pode ajudar na recuperação. Uma prece sincera e feita com boas intenções é capaz de reerguer aqueles que já tinham se dado por vencidos. A oração da saúde e cura mostra que, mesmo frente às piores chagas, é preciso ter esperança.

Se você está procurando súplicas que te aproximem de Deus em momentos de fraqueza física e espiritual, está no lugar certo. Conheça abaixo preces fortes para ajudar na melhora dos enfermos.

Oração pela saúde de um ente querido

Existem diversas orações preconizadas por santos ou padres com o objetivo de encher o coração de fé. Para pedir pela saúde de uma pessoa que é muito amada por você, como um familiar ou um amigo próximo, a prece de São Roque pode ser útil.

São Roque é considerado o santo dos inválidos e dos cirurgiões. Mais para frente neste artigo, você vai conhecer um pouco da história dele. Por enquanto, ilumine-se com a oração dele para um ente querido:

“Pela imensidão de sua devoção a Jesus Cristo, filho de Deus, incansável ajuda aos doentes de vários lugares da Terra em suas caminhadas, fé derradeira e confiança naquilo que fazia, nunca deixou um amigo ou familiar à deriva. Curava todos com sua luz divina, por mais pobres que fossem. Dê-me, meu São Roque, essa mesma disposição para amparar familiares e amigos necessitados. Que eu possa amenizar os sofrimentos por causa de minhas bênçãos gloriosas. Amém”.

Oração milagrosa de Nossa Senhora da Saúde

Já Nossa Senhora da Saúde, que você também poderá conhecer melhor ao fim dessa leitura, é uma das aparições da Virgem Maria durante o surto de peste que aconteceu na Europa.

Um dos homens que recorrem à grande mãe da humanidade é Padre Marcelo Rossi, sacerdote que levou a Palavra à mídia e aos meios de comunicação através de músicas e escritos. Para recorrer à Nossa Senhora da Saúde em momentos de enfermidade, ele nos ensina uma oração milagrosa:

“Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade, e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe.
Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade (diga qual enfermidade você precisa que Jesus toque com seu Amor incondicional, pela intercessão de Nossa Senhora da Saúde).
Dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a Vós, Saúde dos Enfermos.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém!”

Oração para cura de doenças graves

Outro padre cuja missão de vida é evangelizar através dos meios de comunicação é Reginaldo Aparecido Manzotti. Ele é pároco no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, e também espalha a Palavra divina como cantor e apresentador.

Uma de suas contribuições para os fiéis é a prece abaixo, muito poderosa quando o enfermo — que pode ser você ou alguém que você conhece — está enfrentando uma doença grave. Geralmente, são doenças incuráveis ou de difícil tratamento. Leia com atenção e coloque a sua fé em cada palavra da oração:

Mãos de homem idoso juntas perto do rosto, rezando
VGstockstudio / Shutterstock

“Eterno Pai, eu vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas de nosso corpo e de nossa alma.
Senhor Jesus, coloco em vossas Santas Chagas todos os enfermos. Vós, que pela palavra e pelo vosso toque, curastes os cegos, paralíticos, leprosos e tantos outros doentes. Animados pela fé, nós também viemos suplicar por estes enfermos, cujos nomes lembramos agora (diga os nomes das pessoas doentes).
Pedimos, Senhor, por Vossas Santas Chagas, curai os corações angustiados e os liberte da depressão. Dai, Senhor, por Vossas Santas Chagas, a perseverança na oração, apesar do desânimo próprio da depressão, animai-os.
Por Vossas Santas Chagas, dai a graça da simplicidade de aceitar ajuda de profissionais, familiares e amigos. Concedei resistência na dor e força diante das dificuldades do tratamento.
Senhor Jesus, que tomastes sobre si os nossos sofrimentos e suportastes as nossas dores, nós vos suplicamos pelos nossos irmãos doentes. Fortalecei a paciência e reanimai sua esperança, para que possam, com vossa benção, superar a enfermidade e alcançar, com a Vossa ajuda, um completo restabelecimento.
Senhor, confiantes, pedimos: curai as enfermidades. Por Vossas Santas Chagas, dai-nos compreender a transitoriedade desta vida e nos faças entender que o pecado é a maior de todas as enfermidades. Que tenhamos a compreensão de que no sofrimento humano se completa Vossa Paixão redentora. Por Vossas Santas Chagas, livrai-nos da depressão. Por Vossas Santas Chagas, curai as chagas do corpo e da alma. Amém.”

Oração de cura espiritual

Por outro lado, se a sua “doença” é espiritual, é São Rafael quem irá interceder. Problemas espirituais podem te deixar para baixo, sentindo-se sem rumo na vida e enxergando negatividade em tudo o que acontece. Nesses momentos, a retomada da fé se faz necessária para se aproximar daqueles que cuidam de você, como o arcanjo Rafael.

Repita a seguinte oração colocando toda a sua intenção. Desse modo, você perceberá a diferença:

“São Rafael Arcanjo, fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado “Medicina de Deus”! Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito. Trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja. Amém.”

Oração para uma pessoa doente no hospital

Quando uma doença avança a ponto de deixar um ente querido internado em um hospital, pode ser difícil entrar em contato com a fé novamente. O medo do que pode acontecer e a descrença em relação à enfermidade cegam até o maior dos fiéis.

Mas não permita que isso aconteça! Confie naqueles que estão trabalhando por ti ou pela pessoa enferma. Com a oração do Padre Pio a seguir, lembre-se de que, além dos médicos, Deus estará sempre olhando pelos mais fracos:

“Senhor, assiste do céu todos os doentes do mundo,
sustenta os que perderam toda esperança de cura,
consola os que gritam e choram pelas suas dores,
protege os que não foram atendidos ou
medicados por falta de recursos materiais ou ignorância,
dá ânimo aos que não podem repousar.”

Salmo para saúde

A própria Bíblia fornece meios de acalmar o nosso coração em meio à enfermidade. Em Salmos 61:1-8, a Palavra traz uma forma de clamar a Deus pela cura de todas as chagas, sejam elas espirituais, físicas ou psicológicas. É n’Ele que o doente encontrará o abrigo para descansar e a força para se reerguer ainda mais vigoroso.

“Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. Desde o fim da Terra, clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. Pois tens sido um refúgio para mim e uma torre forte contra o inimigo. Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas (Selá). Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome. Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações. Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem. Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”

Qual é o santo da cura de doenças?

Os santos também são outra fonte de fé e perseverança. Como vimos, existem alguns santos que atendem ao chamado, principalmente dos mais enfermos. Durante suas trajetórias, eles dedicaram suas vidas ao cuidado com os doentes, e seguem fazendo isso quando são requisitados.

Várias mãos juntas segurando um coração desenhado com frequência cardíaca em seu centro
SewCreamStudio / Shutterstock

Conheça mais sobre cada um deles e prepare a sua devoção em forma de prece:

  1. São Camilo: São Camilo é o padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais de saúde. Ele protagonizou um momento muito emocionante junto aos profissionais de saúde da sua época, em meados do século XVI, quando gritou clamando por “mais coração nas mãos, irmão”. É a ele que os fiéis se dirigem quando precisam curar enfermidades.
  2. São Roque: São Roque é o santo dos inválidos e dos cirurgiões, protetor contra a peste e outras epidemias. Isso porque ele viveu na Itália na época em que a peste assolava as populações europeias. Inconformado com a situação, ele pediu aos administradores de vários hospitais que o deixassem cuidar dos doentes, muitas vezes fazendo apenas o sinal da cruz. Assim que se tornava enfermeiro, a epidemia milagrosamente acabava na cidade.
  3. São Rafael: São Rafael é o chefe dos anjos da guarda. O seu nome significa “cura de Deus” ou “curador divino”, o que diz muito sobre o seu papel entre a humanidade. Ele é o arcanjo da providência, responsável por curar as feridas da alma e do corpo, atuando bem próximo a Deus.
  4. Nossa Senhora da Saúde: Nossa Senhora da Saúde é uma das aparições da Virgem Maria. Durante a epidemia da peste negra na Europa, o povo português fazia procissões e orações contínuas, pedindo a Deus o fim do sofrimento. No entanto as pessoas continuavam morrendo, por isso foi necessária a abertura de diversas covas. Certa vez, porém, surgiu uma imagem de Nossa Senhora em uma das covas. No ano seguinte ao acontecido, as mortes diminuíram até cessarem.
  5. Santa Liduína: Santa Liduína é a padroeira dos doentes incuráveis, porque ela mesma foi uma doente incurável. Após um acidente, ela permaneceu 39 anos acamada, sem poder comer ou beber direito. Quando aceitou a sua realidade, a santa parou de pedir alívio aos seus sofrimentos e passou a clamar a Deus apenas por amor pelos pecadores e redenção das almas.

Como fazer uma oração pela saúde?

Se você está passando por uma enfermidade entre entes queridos e quiser fazer uma prece, seja as que mostramos acima ou para os santos citados, basta orar com o coração. Aqueles que te protegem saberão das suas intenções e cuidarão do corpo e da alma da pessoa enferma da melhor forma possível.

Mas se você está sentindo insegurança neste momento, você pode seguir os seguintes passos para fazer uma oração pela saúde:

  • Escolha um lugar tranquilo e confortável para orar;
  • Não fique tentando escolher as palavras certas para falar com Deus; apenas abra o seu coração a respeito do que estiver sentindo;
  • Tenha a pessoa enferma em mente o tempo todo, peça pelas necessidades dela e também pergunte se há alguma maneira de ajudá-la;
  • Demonstre gratidão a toda a saúde já aproveitada até aqui;
  • Coloque intenção em cada palavra;
  • Encerre a oração dizendo “Em nome de Jesus Cristo, amém”;
  • Confie na escuta e na intervenção divina sobre tudo o que foi compartilhado ali.

Você também pode gostar:

Seguindo esses passos, Deus e todos os santos intercessores dos doentes virão ao seu auxílio. Mesmo que a cura demore a chegar ou o desfecho não seja o esperado, lembre-se de que o Senhor sabe de todas as coisas e é Ele quem define a hora certa de cada um. Enquanto isso, acalme o seu coração e confie no cuidado divino sobre as suas chagas e as dores daqueles que você ama.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br