Comportamento Sagrado Feminino

Equilíbrio dos Chakras para aumentar a líbido

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Chakras, que também podem ser chamados de chacras, são centros energéticos presentes no corpo de todas as pessoas, de acordo com o hinduísmo. Por meio deles, é possível exalar, absorver e controlar as energias que nos cercam a todo momento. Além disso, cada um dos chakras se relaciona com uma parte específica do corpo. E entre eles é possível listar sete, que representam os centros energéticos de maior impacto no corpo e na mente.

Traçando uma linha vertical que abrange todo o tronco, identifica-se a posição de cada um deles. No topo da cabeça está o chakra coronário. Abaixo dele, o chakra frontal. Na garganta, o chakra laríngeo. Na altura do coração, o chakra cardíaco. Entre o umbigo e o pulmão, o chakra plexo solar. No umbigo, o chakra sexual. Por fim, na região dos órgãos sexuais, está o chakra básico.

Embora exista muito a aprender sobre cada um dos centros de energia que estão dentro de nós, dois deles podem desempenhar um papel fundamental na sua vida sexual e, portanto, serão o foco deste artigo. A seguir, entenda mais sobre o que define o seu desejo sexual e como equilibrar os seus chakras pode melhorar seu prazer!

Imagem em 3D do chakra na cor lilás.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O que é libido?

Libido é um termo utilizado para designar a energia que temos para agir de acordo com o instinto. Popularmente, a libido é definida como o desejo sexual de uma pessoa. Então, se a libido de alguém está alta, entende-se que ela sente mais vontade de realizar atividades sexuais, sozinha ou acompanhada. Por outro lado, se uma pessoa está com a libido baixa, não sentirá vontade de desempenhar qualquer tipo de atividade sexual.

É preciso considerar que muitas pessoas que são assexuais não sentem desejo sexual em nenhuma situação. Isso não significa que elas não têm libido, e sim que a libido delas se manifesta de outra forma, como um desejo intenso por alguma coisa, que não é necessariamente o sexo.

Se você é uma pessoa sexual e ultimamente tem perdido a vontade de praticar atividades sexuais, isso pode ser um sinal de que há algum desequilíbrio no seu corpo. A falta de libido pode ser causada por ansiedade, por depressão, pelo uso de determinados medicamentos, entre outros. Mas há casos em que a baixa libido está relacionada a um problema energético.

Imagem em 3 D do chakra na cor laranja.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Chakras e libido

Como apresentado anteriormente, há dois chakras que se localizam próximos à região sexual do corpo. O chakra sexual, em maior medida, é responsável por concentrar a energia que se relaciona intimamente com a libido e, consequentemente, com o desejo sexual. O chakra básico representa o instinto de sobrevivência de uma pessoa, abrangendo também o desejo sexual, em menor medida.

Também chamado de chakra sacro ou umbilical, o chakra sexual representa a energia sexual e a força criativa de um indivíduo. É como se toda a sua libido estivesse concentrada nessa região próxima ao seu umbigo e ao seu órgão genital. A partir desse chakra é possível absorver e exalar as energias referentes ao desejo e à criatividade.

Quando o chakra sexual está equilibrado com os outros e funcionando adequadamente, uma pessoa sente mais vontade de viver, de se aventurar, de se dedicar a diferentes projetos e, claro, de realizar atividades sexuais, se ela for uma pessoa sexual. Os relacionamentos afetivos, bem como a orientação sexual de alguém, também são definidos a partir desse chakra.

Se o chakra sexual sofre algum desequilíbrio durante seu desenvolvimento na fase da adolescência, as consequências podem perdurar até a fase adulta. Inseguranças, repressão da sexualidade e libido baixa são alguns prejuízos causados pela falta de carinho e pela imposição de padrões no que diz respeito aos relacionamentos afetivos e sexuais de uma pessoa.

Você saberá que a sua libido está baixa quando, além de não sentir vontade de realizar atividades sexuais, envergonhar-se do seu corpo, da sua orientação sexual e dos seus desejos. Talvez você nem sequer goste de receber carinho de outras pessoas, mesmo que haja envolvimento afetivo e/ou sexual entre vocês.

Se um desequilíbrio dos chakras pode reduzir a sua libido, ele também pode aumentá-la de forma excessiva. Um acúmulo de energias no chakra sexual pode levar uma pessoa a desenvolver vício por sexo, com a libido altíssima, sendo incapaz de se controlar em situações que não envolvem um contexto sexual. O vício em sexo reduz o prazer sexual quando o ato é praticado, e por isso precisa ser tratado.

Os sinais apresentados mostram que há um desequilíbrio energético no seu chakra sexual, que está fazendo com que ele concentre energias de mais ou de menos. Apesar disso, não há motivo para pânico. É possível resolver essa questão e recuperar o equilíbrio da sua libido!

Imagem em 3D do chakra na cor verde.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Como melhorar a libido?

Para melhorar a sua libido e recuperar seu desejo sexual ou torná-lo mais contido, é preciso equilibrar os chakras sexual e básico. Felizmente, há formas simples de fazer isso. Confira cada uma delas e faça o teste!

1) As cores ao seu favor

Cada chakra é representado e estimulado por uma cor. Segundo a Cromoterapia, cada cor emite um tipo de vibração energética para os nossos corpos, quando são utilizadas com esse fim. Para equilibrar o chakra básico, nesse caso, você pode utilizar roupas vermelhas, visto que é esse tom que se relaciona ao chakra. Você também precisará utilizar roupas laranjas, para que o chakra sexual seja equilibrado. Laranja, além de simbolizar o chakra sexual, também é a cor da criatividade.

2) De volta para a natureza

A melhor forma de uma pessoa se reconectar com seus instintos primitivos é reforçando seu contato com a natureza. Como o chakra básico está relacionado com os nossos impulsos, caminhar pela terra sem sapatos, sentir a vegetação de um lugar e até ouvir os pássaros atentamente pode ser uma ótima forma de trazer mais equilíbrio para esses centros de energia. Para a Aromaterapia, espalhar um óleo essencial nas mãos que tenha essência de cedro também vai ajudar você. A partir disso, será possível resgatar e reconhecer os seus instintos, equilibrando-os para melhor praticá-los.

Imagem em 3D do chakra em azul.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Você também pode gostar

3) Usando o poder da imaginação

Se recuperar seu contato com a natureza é uma forma de estimular seu chakra básico, a maneira mais efetiva de ativar seu chakra sexual é a partir da sua imaginação. Mentalize uma luz laranja cobrindo seu umbigo e seguindo em direção aos seus órgãos sexuais. Como essa cor representa o chakra, pensar sobre ela irá equilibrar as energias do seu corpo que estão fluindo para ele. Espalhando óleo essencial de sândalo nas mãos, de acordo com a Aromaterapia, você estimulará o equilíbrio energético do seu chakra sexual. Com esses exercícios, será possível melhorar a sua libido, recuperando ou controlando seu desejo por atividades sexuais.

É importante ressaltar que em alguns períodos das nossas vidas será mais difícil sentir desejo sexual, ou vontade de começar novos projetos e de inovar. Não há problema em passar por períodos assim, mas, se a sua libido baixa ou alta demais estiver incomodando você, o ideal é realizar exercícios para recuperar o equilíbrio energético no seu corpo. Conheça mais sobre você com exercícios simples!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]