Nutrição

Leite dourado: será que essa dieta pega?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



O leite dourado é uma bebida criada na Índia, com base nos conhecimentos da medicina ayurveda. Ele consiste em uma mistura de leite, cúrcuma, mel e especiarias. Muitos dos seus benefícios para a saúde vem da cúrcuma, que é um tempero e corante. Para entender o porquê do leite dourado ser uma boa ideia para a sua dieta, leia aqui alguns benefícios que a cúrcuma traz.

Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma faz parte da família do gengibre. De aparência, você pode identificá-la principalmente pela cor. Ela é uma raiz de cor alaranjada. Assim como o gengibre, é considerada um antibiótico natural pelo seu poder de prevenir infecções, melhorar a circulação sanguínea e melhorar a mucosa do corpo. Pessoas que pegam muito resfriados ou têm problemas de respiração podem se beneficiar do consumo dessa raiz.

Além desses benefícios vindos da cúrcuma, acredita-se que o leite dourado ajuda a combater problemas digestivos e menstruais, desintoxicar o corpo, purificar o sangue e aumentar a energia e disposição de quem toma a bebida. Outro ponto é que, se tomado antes de dormir, pode ajudar a combater a insônia.

Ainda não temos estudos científicos suficientes para comprovar todos os benefícios dessa bebida. Na cultura indiana, dizem que ela pode ainda ter mais benefícios, como combater a artrite e artrose e ajudar no alívio de dores em músculos e articulações. Até mesmo pode ser um tipo de analgésico, que ajuda a diminuir a enxaqueca e combater outros sintomas ligados ao stress.

Algumas pessoas que colocaram o leite dourado em suas dietas também falam sobre outros benefícios como: fortalecer o sistema imunológico e aumentar a disposição; age como anti-inflamatório; ajuda no controle dos níveis de colesterol; ajuda na digestão; a diminuir a pressão de quem sofre com pressão alta; melhora a memória; tonifica a pele; ajuda a reduzir o nível de triglicérides.

Devemos lembrar que esse artigo é informativo e não parte de um estudo científico embasado. Para ter mais informações sobre se você deve ou não colocar o leite dourado em sua dieta, recomendamos que consulte um médico e um nutricionista para melhor adequar esses novos componentes em seus hábitos alimentares.

Quanto à receita, para preparar o leite dourado, segue abaixo:

Primeiro, você precisa fazer uma pasta de cúrcuma.

Em fogo médio, coloque na panela 1 colher de chá de pimenta preta moída, 1 xícara de água pura e ½ xícara de cúrcuma em pó. Misture até virar uma pasta e depois tire e deixe esfriar em uma vasilha de vidro.

Depois, para fazer o leite, misture em uma panela em fogo médio ¼ de colher de chá de pasta de cúrcuma, 1 colher de chá de óleo de coco e 1 xícara de leite. Quando estiver quase fervendo, tire do fogo e misture mel. A bebida estará pronta para consumo.

Você já experimentou o leite dourado? Conte para gente o que achou, aqui nos comentários.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]