Saúde da Mulher TPM (Tensão Pré-Menstrual) Universo Feminino

Sintomas de menstruação: saiba quais são e como lidar com cada um deles

Imagem de uma mulher com cólica, deitada e com uma bolsa de gelo no pé da barriga
Aris Leoven de baseimage/ Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os sintomas da menstruação estão associados à TPM (Tensão Pré-Menstrual). Eles podem causar incômodos físicos e psicológicos. Quando se manifestam, eles impossibilitam algumas mulheres de exercerem suas rotinas. Aprenda a combatê-los! Amplie seus conhecimentos a respeito do assunto, para identificar o que é ou não natural.

Considerando uma mulher que começa a menstruar por volta dos 12 anos e entra na menopausa aos 50, serão 38 anos menstruando — cerca de 456 menstruações. E se eles fazem parte da vida de quem tem útero, é muito importante conhecer o próprio ciclo para não sofrer com os sinais incômodos de que o fluxo está chegando.

Infelizmente, todas as mulheres sentem pelo menos um dos sintomas da menstruação todo mês. Para saber o que é ou não normal, é preciso entender quais são os sintomas típicos da menstruação e o que você pode fazer para amenizá-los. Tire todas as suas dúvidas sobre menstruação:

O que é menstruação?

Para começar: você sabe o que é a menstruação? A menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação, ou seja, quando não há gravidez. Todos os meses, por cerca de 28 dias, o corpo se prepara para receber um bebê. Se isso não acontece, o endométrio (parede que recobre o útero) começa a descamar e é eliminado na forma de menstruação.

Acontece que, durante todo esse processo, os níveis hormonais se movem como uma montanha-russa. Hormônios como o estrogênio e a progesterona sobem e descem a fim de se preparar para o que quer que aconteça. Isso afeta diretamente no bem-estar físico e emocional das mulheres.

É por isso que surgem sintomas como cólicas, dor de cabeça, irritabilidade, alterações no humor, entre vários outros. Em geral, os sinais se intensificam durante a tensão pré-menstrual ou, simplesmente, TPM. Presente cerca de 10 dias antes dos sangramentos, é nesse momento que os sintomas da menstruação ficam ainda mais evidentes.

Sintomas físicos da menstruação

Imagem de uma mulher com espinhas
Arisara_Tongdonnoi de Getty Images Signature/ Canva

E quais seriam esses sintomas? Abaixo, você irá conhecer os mais comuns:

  • Cólica: a dor abdominal é o principal sinal de que a menstruação está para chegar. Ela surge cerca de 1 a 3 dias antes e pode variar de intensidade. É causada pela ação de hormônios que fazem o útero contrair e relaxar, possibilitando a descamação do endométrio. Costuma passar naturalmente.
  • Acne: o surgimento de espinhas também é uma preocupação, já que a variação dos hormônios aumenta a produção de glândulas sebáceas e deixa a pele mais oleosa. É o prato cheio para o aparecimento temporário de cravos e acnes.
  • Inchaço: inchaço nos seios, no rosto, no abdômen… Esse efeito acontece porque, durante a menstruação, o corpo retém mais líquidos, dando a impressão de que várias regiões do corpo estão maiores e mais sensíveis.
  • Diarreia: é só a menstruação chegar que a vontade de ir ao banheiro aumenta. É que a progesterona favorece a constipação intestinal e, como ela diminui com o início do fluxo, dá mais vontade de evacuar. A relação menstruação-intestino também vale para o xixi.

Sintomas psicológicos da menstruação

Ainda que esses sintomas sejam bastante incômodos para as mulheres, o que a maioria dos homens percebe nesse período são as alterações de humor. A TPM não é o motivo de todas as brigas, mas ela tem seu papel no equilíbrio emocional:

  • Ansiedade: nesse momento, acho que já ficou claro como os hormônios influenciam em absolutamente todo o funcionamento do corpo, né? Quando o assunto é saúde mental, não é diferente. Eles enviam mensagens ao cérebro que se refletem no humor, podendo deixar a mulher mais irritada ou ansiosa.
  • Depressão: o humor mais depressivo também pode surgir nesse período. A autoestima é um dos principais fatores afetados, já que são muitas mudanças físicas que acabam interferindo na forma como a mulher se enxerga no espelho.
  • Compulsão alimentar: a vontade insaciável de comer principalmente doces e guloseimas é outro efeito da menstruação. Durante o ciclo, o corpo precisa de mais energia para dar conta de todos os processos biológicos, e os alimentos com maior índice glicêmico resolvem esse problema com mais rapidez.

Como aliviar os sintomas da menstruação

Imagem de uma mulher tomando chá com os olhos fechados e sorrindo
eternalcreative de Getty Images/ Canva

Mas, calma! Por mais assustadores que os sintomas da menstruação possam parecer, existem algumas maneiras de aliviá-los. Confira abaixo:

  1. Tome chás e sucos calmantes: chás de camomila ou valeriana e suco de maracujá, por exemplo, são ótimas opções para diminuir as alterações de humor durante a TPM e “colocar a cabeça no lugar”. O consumo pode ser diário, uma vez por dia, até os sintomas psicológicos passarem.
  2. Procure comer alimentos ricos em fibras: vamos falar de forma mais aprofundada sobre alimentação mais a frente, mas é importante você já saber que alimentos ricos em fibra aumentam a sensação de saciedade e diminuem a vontade de comer. Pera, verduras, mamão e aveia são algumas opções.
  3. Pratique atividade física: a liberação de serotonina no organismo provocada pela prática de exercícios físicos confere mais bem-estar e diminui a retenção de líquidos.
  4. Beba bastante líquidos: pode parecer contraditório, mas quanto mais água você tomar, menor será o inchaço da TPM e maior a hidratação do corpo. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Alimentos para comer durante a menstruação

Agora, falando especialmente sobre alimentação, conheça os melhores alimentos para amenizar os sintomas da menstruação:

  • Vegetais de folha verde: a presença de ferro nesses alimentos, como couve e espinafre, diminui o fluxo menstrual.
  • Leguminosas: feijão, quinoa e grão-de-bico, por exemplo, além do ferro, fornecem proteínas e magnésio. Esses elementos melhoram o bem-estar e dão a sensação de saciedade e disposição.
  • Peixe e ovos: por serem ricos em ômega-3, também atuam como anti-inflamatórios e ainda são antidepressivos.
  • Chá de gengibre e cúrcuma: eles são anti-inflamatórios por natureza e podem ajudar no combate à cólica, azia e náuseas.
  • Chocolate: sacia a vontade de doce e ainda fornece ferro para o organismo. Mas nada de exagerar, viu?
  • Frutas: naturalmente doces, elas são uma alternativa para substituir a vontade de chocolate e guloseimas.

Qual remédio tomar na menstruação

Imagem de mãos femininas segurando uma cápsula de remédio
D-Keine de Getty Images Signature/ Canva

Fez tudo isso e não adiantou? Existem alguns medicamentos que podem ajudar no controle dos sintomas da menstruação. No entanto, atenção: os remédios indicados aqui só devem ser utilizados com o aval de um médico, que saberá identificar as melhores alternativas para combater os incômodos relatados.

Para quem sofre muito com as variações de humor, os antidepressivos podem aumentar a quantidade de serotonina no cérebro e promover maior bem-estar. Por outro lado, os efeitos colaterais são bastante intensos. Por isso, é imprescindível o acompanhamento de um especialista.

Os ansiolíticos também seguem a mesma linha e são úteis na redução da ansiedade e irritabilidade. Devem ser usados a curto prazo e apenas com a avaliação médica.

Há ainda os anticoncepcionais, que regulam o ciclo menstrual e amenizam todos os demais sintomas da menstruação. O especialista saberá dizer qual é o mais indicado para cada caso. Em situações mais graves, pode ser necessária a reposição hormonal por injeção ou implante.

Você também pode gostar

Porém, lembre-se de não tomar nenhuma decisão antes de consultar o seu médico. O sofrimento causado pelos sintomas da menstruação podem ser incômodos, mas jamais incapacitantes. Não deixe de procurar ajuda se os sinais forem mais frequentes ou intensos do que o normal. E não se esqueça de compartilhar essas dicas com as suas amigas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br