Sagrado Feminino Saúde da Mulher

Fase folicular: compreenda essa fase do ciclo menstrual

Imagem de dois absorventes femininos sem uso. Um aberto e o outro fechado. Ao lado deles uma rosa vermelha.
Pratchayakupt / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O ciclo menstrual é o nome do processo que contempla as transformações que o útero e os ovários experienciam todos os meses, para uma pessoa que não usa métodos anticoncepcionais hormonais e não apresenta doenças nessa região do corpo.

Talvez você já tenha imaginado que o seu ciclo menstrual seja a sua menstruação, mas o fato é que essa é só uma das partes de todo o processo, pois até que o seu corpo libere o sangue acumulado no seu útero uma série de mudanças toma conta da sua região abdominal, abaixo do umbigo.

É graças ao ciclo menstrual que uma mulher pode ovular, ter o óvulo fecundado por um espermatozoide e, então, engravidar. Quando isso não acontece, ela menstrua, ainda que o corpo tenha se preparado durante quase todo o mês para receber uma nova vida. Veja como esses processos funcionam:

O ciclo menstrual começa com a menstruação, que é a saída do sangue e de pedaços do endométrio pelo canal vaginal, que pode durar de 4 a 8 dias. Desde o começo da menstruação até a ovulação, ocorre a fase folicular, que prepara os ovários para a liberação de um óvulo. Do fim da menstruação até a ovulação, inicia-se a fase proliferativa, a partir da qual o útero reconstrói o tecido que foi perdido com o sangramento.

Imagem de vários absorventes femininos sem uso, eles estão abertos e sobre eles pétalas de margarida e ao centro um margarida amarela.
Olga Yastremska / 123RF

Em seguida, ocorre a ovulação, com a liberação de um óvulo que pode ser fecundado ou não, iniciando a segunda metade do ciclo menstrual. Até a próxima menstruação, então, desenvolve-se a fase lútea, quando o folículo que guardava o óvulo passa a produzir estrógeno e progesterona. Nesse período, a mulher pode sentir os sintomas associados à tensão pré-menstrual.

Finalmente, ocorre a fase secretora, ou seja, quando o útero se prepara para receber um óvulo fecundado, interrompendo o engrossamento das paredes do endométrio. Se a fecundação não ocorre, o útero, por sua vez, começa a liberar o tecido do endométrio, que será desfeito para, depois da menstruação, reconstruir-se.

Fase folicular

Depois de aprender como o ciclo menstrual funciona e como ele impacta o corpo de uma mulher, vamos nos aprofundar na fase folicular, que compreende a primeira metade do ciclo menstrual, iniciando com a menstruação e encerrando com a ovulação. Confira!

A fase folicular ocorre especificamente nos ovários de uma mulher. Biologicamente, o cérebro envia a mensagem aos ovários de que eles devem se preparar para liberar um óvulo, o qual poderá ser fecundado. Essa mensagem, portanto, é a produção do hormônio chamado folículo-estimulante, FSH.

Imagem de uma mulher usando uma camiseta vermelha. Em uma das mãos ela segura um absorvente.
Lukas Majercik / 123RF

Durante o ciclo menstrual, portanto, é possível identificar folículos em cada ovário, com estágios de desenvolvimento diferentes, de acordo com a quantidade de fluido com óvulos que está dentro dele.

Quando a menstruação está quase acabando, na metade da fase folicular, um dos folículos localizado em um dos ovários atinge um tamanho maior que os outros, medindo cerca de um centímetro. Esse é o folículo dominante, que será preparado pelo ovário para ovular. Conforme cresce, o folículo produz estrogênio, sendo liberado em grande quantidade um dia antes da ovulação. Esse período do ciclo pode durar de dez a 22 dias.

É possível engravidar na fase folicular?

Tendo compreendido o que é a fase folicular e qual é o papel dela no ciclo menstrual, você pode estar se perguntando se é possível engravidar enquanto ela ocorre. Para obter essa resposta, você deve saber que um espermatozoide pode sobreviver por até cinco dias no muco cervical.

Isso significa que, se você praticar relações sexuais antes da sua ovulação, quando é mais provável que ocorra a sua fecundação, o espermatozoide pode permanecer no seu corpo até o momento em que o seu óvulo for liberado. A gravidez propriamente dita não terá acontecido na fase folicular, mas as condições para que ela ocorresse, sim. Observe com um exemplo:

Imagem de uma mulher grávida e sobre a barriga as mãos posicionadas em forma de coração.
StockSnap por Pixabay

Imagine que o seu óvulo é uma sala e que essa sala está dentro de uma casa, que é seu ovário. O espermatozoide é uma pessoa que deseja entrar nessa sala. Suponha que a porta dessa casa (ovário), que dá acesso à sala (óvulo), só será destrancada no dia 14. A pessoa, porém, (espermatozoide) decidiu esperar em frente a ela desde o dia 12. Assim, quando a porta se abriu (quando o óvulo foi liberado), a pessoa já estava esperando para entrar (o espermatozoide já poderia fecundar o óvulo), ainda que não tenha chegado à casa no dia 14.

Durante a fase folicular, o óvulo ainda está sendo preparado para a ovulação, ou seja, ele não está pronto para esse processo. Não seria possível, portanto, engravidar nessa etapa. Uma relação sexual com ejaculação na vagina, porém, mesmo com o uso de métodos anticoncepcionais, pode levar a uma gravidez no futuro.

Como saber se estou na fase folicular?

O ciclo menstrual não é como um calendário, que sempre apresenta datas exatas todos os meses. Para descobrir qual é a sua fase folicular, você precisaria analisar o seu ciclo durante vários meses para entender quanto tempo dura cada fase desse processo. A partir disso, seria possível prever quando ocorre a sua fase folicular.

Sabendo que ela começa com a menstruação, enquanto você estiver sangrando estará na fase folicular, porém ela não termina com o fim do sangramento. Ela se manifesta do fim da menstruação até o começo da ovulação e é nesse ponto que você deve prestar atenção.

Imagem de um calendário onde os dias 23, 24 e 25 estão circulados de caneta vermelha. Ele representa o ciclo menstrual. Sobre ele, vários absorventes sem uso.
Picsfive / 123RF

Na fase folicular, o seu corpo está produzindo estrogênio de forma intensa, para auxiliar que uma gravidez ocorra. Dessa forma, você poderá identificar que o seu muco vaginal está elástico, fino e levemente branco. Esse tipo de consistência é o que determina que o seu corpo está preparando para a ovulação e, se você a identificar, há grandes chances de estar passando pela fase folicular.

Você também pode gostar

Compreender cada fase do ciclo menstrual é essencial para entender como o seu corpo funciona e quais são as mudanças esperadas todos os meses. Dessa forma, se houver qualquer tipo de alteração, você conseguirá identificá-la rapidamente e marcará uma consulta médica com eficiência.

Se você estiver tentando engravidar ou se está com medo de que isso aconteça, procure atendimento com um(a) ginecologista e fale sobre o que você deseja. A partir disso, é possível definir a melhor maneira de alcançar o seu desejo com segurança e com saúde. Cuide-se e conheça a si mesma!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]