Energia em Equilíbrio

Mãe – A palavra mais falada e ouvida do mundo

Cláudia Lontra
Escrito por Cláudia Lontra

Colo de mãe, carinho de mãe, conselho de mãe, bronca de mãe, praga de mãe e por aí vai…

Sinceramente? Me faltam palavras.  

Mãe é sem comentários, é pau pra toda obra, é a que se vira nos trinta, de todos os tipos, pra todos os gostos:  leoa, guerreira, sem noção, séria, tranquila, acolhedora, intelectual, linda, top, fashion, alta, magra, gordinha, biológica, adotiva, mais nova, mais velha, presente, ausente, todas, absolutamente todas, maravilhosas!

Temos a mãe que precisamos ter, simples assim.

Close up of the hands and feet of the child,collage

Os rótulos são desnecessários. Mãe é mãe. Nos deu a vida. Carimbou nosso passaporte para essa grande viagem que é estar por aqui.  Nos deu a grande oportunidade do aprendizado, do crescimento e do amadurecimento, em todos os níveis do nosso ser.  

Como terapeuta, sei da existência de muitas relações maternas bastante desafiadoras, tensas, densas, feitas de ausências, áridas na comunicação, mas, também como terapeuta, digo que as palavras de ordem aqui são aceitação e compaixão.  Aceitação e compaixão por essa  mulher que também já foi criança, teve seus desafios, sua quota de tristezas e frustrações.

Difícil? Sim, mas não impossível!

Pegar mais leve nas  críticas, nos julgamentos, que só causam resistência e dificuldades na comunicação, estando mais disponíveis, abertos, talvez um pouco mais atentos a essa relação, pode gerar uma grande transformação. Uma nova semeadura com a possibilidade de colheita de novos frutos, que tragam mais leveza, mais compreensão, proximidade e carinho.

Se ela nos colocou aqui, aproveitar a viagem é escolha nossa.  

Aproveitar essa viagem é também aprender a lidar com todos esses desafios, e perceber o projeto por trás de todos eles, o “para quê”. É deixar vir o melhor de nós, nessa relação. Só temos a ganhar sempre que escolhemos o perdão, a liberação, o desapego de velhas atitudes que não nos servem mais.

Deixo aqui minha sincera homenagem a todas as mães do mundo! A todas as energias femininas iluminadas que transitam pelo Universo! Como referência fortíssima que trazemos registrada na alma, merecem a nossa melhor parte, sempre.

E à minha Mãe, com letra maiúscula, toda a minha gratidão, todo o meu amor, todo o meu desejo de felicidade no seu dia e em todos os outros da sua vida!

Gratidão por todas as minhas relações!

Aho Mitakuye Oyasin!

Sobre o autor

Cláudia Lontra

Cláudia Lontra

Terapeuta Integrativa, atuando com as técnicas de Light Touch, Fogo Sagrado – Alinhamento Energético, Reiki, estudiosa de técnicas de Cura Nativa/Xamanismo e organizadora do “Projeto Ressignificar-Te”, em que, por meio da arte de recortes e colagens manuais de imagens, as emoções se manifestam a partir da espontaneidade de expressão, se transformando em lindos trabalhos!

E-mail: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/claudia.lontra
Instagram: @clontra
Instagram: @_ressignificar_te