Autoconhecimento

Meditação, a medicina

Silhueta de uma mulher sentada no pico de uma montanha meditando.
A Kasa Viva
Escrito por A Kasa Viva

O que é meditação? Aonde chego? Para quê? Eu consigo? Me cura? Cura o quê?

Meditação é nossa medicina interna, natural e preventiva! Atuante não apenas no oriente, mas faz parte de todos nós. É a essência de todo o “EU”.

É irrespondível e não conceituado o que é este estado chamado ‘meditação’, porém, aqui, exponho de uma forma geral e experimental.

Por sua vez, a palavra ‘meditação’ vem da origem chamada ‘Dhyana’ (Índia), do latim ‘mederi’, que é de origem da palavra médico, medicina, modo, medida, atender, prestar atenção e refletir a cerca de algo. “Me dite”, me diga, me compreender e permanecer em cura entre o corpo, mente e consciência regido por energias sutis.

Meditação é um estado! É percepção! Acontece no momento do agora! É frequência!

Não existe o vazio. O vazio é uma experiência relativa. O vazio é algo que não necessariamente foi esvaziado e entrou em nulo, mas sim, houve uma troca de frequência e vibração para atingir graus de satisfação ou estado pleno de conexão.

Por exemplo, um jovem antes do estado raiva e esgotamento emocional e depois de passar por uma meditação ativa ou Sound Healing (cura através de instrumentos sonoros meditativos), ele não necessariamente esvaziou, e sim trocou de ‘modelo’ ao sentir o novo momento.

Meditar é apenas fecharmos os olhos, sentarmos em “flor de Lótus” e pedir para “algo” na mente evaporar nossos pensamentos?

Mulher meditando na posição flor de lótus, céu cheio de cores e nuvens. Lua ao fundo.

Você que está lendo nosso texto, você lava a louça com atenção plena? Sem pensar em nada além da experiência exclusiva ao peso do prato, temperatura dos talheres e da água enxaguando? O som agudo e grave entre as tigelas e assadeiras? Sente a textura das panelas de metal ou volume dos copos? Pois bem, se você se conecta com a sua louça, você medita! Para alcançar níveis de qualquer vertente da meditação clássica ou consigo independente, é necessário conexão diária com nossa atenção sobre fatos e temas envolvidos, inclusive, quando paramos e entramos em meditação via passiva, em “flor de Lótus” e silêncio total.

Nossa vida é meditação, não há separação. Quando estamos no passado ou futuro estão em outra forma-pensamento, outra realidade, e isso gera conflito com nossa existência e essência trazendo elementos que não são de nossa natureza como síndromes, ansiedades e depressões.,

Estarmos conectados à uma lavagem de louça, uma conversa atenuada, preparando um jantar ou nos alimentando por exemplo, faz com que pratiquemos o não automático. Estar em rotina nos faz esquecer do presente e com isto faz com que nós sejamos tudo menos nós. 

Apenas a louça? Claro que não, temos inúmeras ações internas e experiências de emanar a vida sem julgamento e com compaixão com tudo ao redor. O caminho do seu encontro. Existem dezenas de vertentes em cada parte do mundo como Transcendental, Vipassana, Mindfulness (Atenção Plena), Zen Budismo, Raja Yoga, Ratha Yoga, Dança Circular, Meditação Ativa OSHO, Kadampa, técnicas de Tensegridades, Yoga Bioenergético, Meditação do Possível, Pranayama, e entre muitas outras. 

Como atingimos?

Permitir-se a iniciar, praticar, experimentar e manter. Permitir-se a estudar, aprender e conhecer a si mesmo e a relação com o lado de fora. Meditação é o contato com você, entendendo que existe a unidade e não a dualidade, por exemplo. Quem dirá é você. A meditação traz a autonomia e a resposta.

Existe uma meditação para iniciante com a mente turbulenta? Não existe, todas tem sua precisão e tempo de conexão, mas sob minha experiência, Raja yoga, Mindfulness (Atenção Plena) e Tigelas de cristal foram as minhas iniciais dentro desta jornada.

Tronco de alguém meditando. Conceito de Mindfulness.

Conforme OSHO, devemos ser “curiosos” e experimentar linguagens e estudos para enxergar um início.

Os resultados do Mindfulness por exemplo ou qualquer meditação é diretamente proporcional como praticamos, experimentamos e permanecemos.

Atenção para uma pessoa que nunca teve práticas ou conversas internas e se aventura em uma jornada de 10 dias de Vipassana, provavelmente não será duradoura. Precisamos começar ‘degrau por degrau’.

O mais difícil não é entrar em estados específicos e frequenciais, e sim resolver e ser leve durante o dia e na vida. Esta é a principal meditação. Até porque, se resolverem questões rotineiras, o processo natural da meditação nos atingirá.

Até agora não inventaram a cápsula de entrar em Nirvana em instantes, ignorando em segundos todos os modelos adquiridos, sofrimentos e medos.

Não existe uma cartilha, filosofia ou que faça cada um chegar à meditação de forma única.

Somos mais de 7 bilhões e cada um de nós tem os próprios meios e tempo para com isto.

E sobre os benefícios da meditação?

Pode-se começar com mais atenção plena e foco, comunicação não violenta, alinhamento dos chackras, melhor interação com os colegas de trabalho, família e sistema, melhor gestão dos pensamentos, concentração pelo controle interno e sentimentos, expansão no campo da consciência, equilíbrio no fluxo da respiração e autodisciplina.

Além dos itens acima, a meditação contribui para não calcificação da Glândula Pineal (equilíbrio), nutre a Glândula Hipófise (hormonal, endócrino e bem estar) e estimula a Molécula Dopamina (motivação). 

Quando entendemos esses efeitos dentro de nós, os resultados são surpreendentes. Somos gestores da nossa própria saúde e camadas energéticas.

“Quando estamos em um estado de ‘saúde’, tudo em nosso corpo está vibrando
em ressonância ou harmonia conosco mesmos. Quando algo está vibrando fora
de harmonia, nós chamamos isso de ‘doença'”.
(Jonathan Goldman) 

Mulher meditando perto de um lago ao pôr-do-sol.

Inúmeros casos de ansiedade, depressão, estresse, desequilíbrio emocional e síndrome de Burnout, por exemplo, vem da falta desta medicina.

NÃO EXISTE MEDITAÇÃO CORRETA OU INCORRETA: existe o momento de você entrar em um estado e entendimento com você.

Meditar é estabelecermos, mantermos nosso sistema atualizado e equilibrado.

É lembrarmos a todo instante que somos o agora conectados com a energia do amor e propósito!

“A meditação faz parte da vida e também é a porta de saída para a pressão cotidiana”.
(Osho) 

Nunca se meditou tanto nas Américas!

Meditar é um estado e ordem natural da vida! 

Meditar é algo que você pode ter, que você pode ser. 

O Homem pode conectar-se diretamente com a sua existência!

E lembrando tudo isso anteriormente descrito, não está certo e nem errado, experimente!

Em suma, costumo dizer que somos sem exceção laboratórios com inúmeras experiências. Seja seu laboratório diariamente e boas aventuras de leveza! 

Paz, luz e presença! 


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: O Yoga pode estimular a criatividade na infância

Sobre o autor

A Kasa Viva

A Kasa Viva

A Kasa Viva é um espaço de MEDITAÇÃO EM GUARULHOS. MINDFULNESS EM GUARULHOS. Terapias, Cursos, Tratamentos Naturais, Vivências e coaching meditativo.
Meditação e Terapia com Crystal Bowls (Tigelas de Cristal) e Tibetanas.
Meditação Ativa(OSHO e Bio-energética) e passiva.
Yoga. Acupuntura sem agulha (Stiper e Aurícula).
Reiki.
Todas Medicina Integrativa e Terapêutica focadas em oferecer qualidade de vida na saúde mental, na saúde física e principalmente na prevenção de muitas doenças relacionadas.
BENEFÍCIOS:
Melhor gestão dos pensamentos, profundo relaxamento, concentração pelo controle interno, expansão no campo de equilíbrio, poder de observar mais e ampliar soluções, reflexão interior, melhor entendimento e fluxo da respiração, alivia o estresse, clareza do foco, alinhamento dos 7 pontos energéticos (chakras), ajuda contra ansiedade, depressão, estimula a criatividade (serenidade) e autodisciplina.
Além dos itens acima, contribuem para não calcificação da Glândula Pineal (equilíbrio), alimenta a Glândula Hipófise (hormonal, endócrino e bem estar) e estimula a Molécula Dopamina (motivação).

CURSOS e TERAPIAS MEDITATIVAS para tratamentos, redução de ansiedade e depressão com Mindfulness (Atenção Plena);
- MINDFUL KIDS e YOGA para crianças;
- Terapias e vivências com Tigelas de Cristal,
Tigelas Tibetanas e instrumentos de poder;
- TERAPIAS MEDITATIVAS INDIVIDUAIS;
- MEDITAÇÕES e SUAS VERTENTES;
- VIVÊNCIAS AUTOCONHECIMENTO;
- YOGA BIOENERGÉTICO;
- MEDITAÇÕES ATIVAS;
- EMPRESAS e CONDOMÍNIOS;
(Sob agendamento e disponibilidade)
- RETIROS E JORNADAS MEDITATIVAS;
- Workshops e palestras;
- Acupuntura;
- SoundHealing.

Contatos:

WhatsApp: (11) 99578.3909 - Marcelo Gutierrez
Celular: (11) 98044.0940 (oi)
Email: [email protected]
Site: akasaviva.com.br
Facebook: akasaviva
Instagram: @akasaviva