Nutrição

Meditação e alimentação consciente

Yoga and meditation concept.Woman meditating in sitting yoga position outdoors.Woman alone practicing mindfulness meditation to clear her mind.Zen,meditation,peace concept
Anah Locoselli
Escrito por Anah Locoselli

 alguns anos, eu vivia ligada no 220w, uma pressa enorme me preenchia e uma insatisfação também. Aí eu comia uma coisa atrás da outra, em busca de saciedade. Resultado: eu me via mais ansiosa, a pressa crescia, eu crescia para os lados, a insatisfação também crescia. Percebi que daquele jeito não dava para ficar, viver estava se tornando uma batalha, cada dia era um grande desafio.

Resolvi experimentar a meditação, com muita resistência. Ficar parada e cessar os pensamentos era quase um duelo. Mas com o andar da carruagem, alguns insights foram surgindo e comecei a reparar mais em minha interação com a vida, com o meu corpo, com o meu dia, com os meus hábitos.

Você já percebeu o que acontece quando sai da cama correndo?

Quando resolvi colocar reparo nesta situação, pude observar que o café da manhã era tomado em pé, ou melhor, engolido sem pensar, muito menos digerir, aí a correria se perpetuava ao longo do dia. O trânsito crescia, virava congestionamento e na minha pressa o tempo diminuía, a agenda tumultuava, e eu seguia correndo. O almoço entrava boca abaixo, mais uma vez sem digerir.

O congestionamento se tornava interno, a barriga estufava, a respiração acelerava, tensões se espalhavam pelo corpo, preocupações pela mente. Eu só tinha uma vontade, que o dia acabasse e eu finalmente pudesse relaxar na frente da TV acompanhada por qualquer comidinha fast food.

Você já fez algo parecido?

A sensação era de que venci mais um dia, e não de que desfrutei de mais um dia.
Após tudo isso ficar claro dentro de mim resolvi dar mais um passo e fazer do meu despertar um momento sagrado, onde me dava de presente um instante de silêncio acompanhado por um café da manhã de rainha, sentada à mesa, bebericando um delicioso chá de gengibre, cidreira e menta.

A cidreira ajudava a acalmar, enquanto o gengibre trazia energia para realizar, e a menta clareza para focar.

Esta mudança foi fazendo uma reviravolta na minha vida, comecei a olhar com amor para os cuidados que tinha comigo e percebi que podia ter uma alimentação mais saudável que me trouxesse bem-estar.

Optei por alimentos orgânicos, o fast food foi deixado de lado, as comidinhas de caixinha também, e a cada novo dia meus hábitos foram se tornando cada vez mais revitalizantes.

Keep Calm and Meditate. Motivational and Inspirational Illustrat A transformação alimentar acontecia e a pressa diminuía, um grande peso saía do peito, não precisava enfrentar mais um dia, eu podia e escolhia celebrar mais um dia.

A prática da meditação tornou-se uma aliada que me ajudou a conquistar uma alimentação consciente. Vale a pena experimentar!

Sobre o autor

Anah Locoselli

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli e vou te contar como me tornei culinarista especializada em alimentação saudável.

Há dez anos tinha verdadeiro horror ao cozinhar, minha mesa se fartava de enlatados e deliveries. Porém vivi um grande caos pessoal, encontrando na meditação um empurrão para transformar minha alimentação, e acabei por me apaixonar pela cozinha.

Estudei um tanto de ciências: naturopatia, ayurveda, aromaterapia, florais, meditação...

Em minha pós-graduação em psicologia transpessoal, defendi o tema da alimentação como agente determinante do bem-estar. Contudo em meus atendimentos percebi a dificuldade dos meus clientes em se apropriarem da alimentação saudável.

Diante dos temores apresentados, comecei a ensinar as receitas que preparava em casa, fazendo com que muitos se apaixonassem pela alimentação natural.

Em 2018 lancei meu primeiro livro, “Cozinhar e Meditar”, descobrindo os sabores da vida, em que entre crônicas e receitas conto minha história, revelando como por meio do cozinhar e da atenção plena redescobri os temperos do bem viver.

Em maio de 2020 lancei o ebook “Legumes e Verduras”, com mais de 50 receitas rápidas e saudáveis para o dia a dia.

Desenvolvi uma culinária revitalizante extremamente saborosa e simples de ser praticada no dia a dia. Partindo de uma escuta terapêutica que me permite perceber as necessidades individuais ou do grupo, proporcionando ações que estimulam o apropriar-se da mesa saudável.

Além dos cursos e das consultorias individuais, ministro workshops e presto consultoria para hotéis e restaurantes. Dou alternativas que priorizam o uso de alimentos naturais na cozinha tradicional, assim como criações culinárias sem glúten, sem lactose, sem soja, vegetariana e vegana, que fazem os olhos salivarem.

Atualmente ofereço o serviço online de consultoria em alimentação saudável (cardápios online), assim como uma diversidade de cursos.

“Acredito que na cozinha reside o poder de curar corpo e alma. A minha missão é despertar o autocuidado, levando a degustar porções de alegria por meio de uma culinária natural e saborosa, revelando como um estilo de vida saudável traz um tanto de felicidade para dentro do peito.”

DADOS DE CONTATO
Email: [email protected]
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli
Instagram: @anah_locoselli
Site: anahlocoselli.com.br/
Linkedin: Anah Locoselli
Youtube: Anah Locoselli