Energia em Equilíbrio

O que é equinócio?

Paisagem montanhosa vista durante o dia, com flores desabrochando e a luz do sol percorrendo o cenário.
Leonid Tit / 123RF
Ana Rosa F. Maciel
Escrito por Ana Rosa F. Maciel

Substantivo masculino; etimologia (origem da palavra equinócio): do latim aequinoctium. Equinócios acontecem duas vezes por ano, quando o dia e a noite têm a mesma duração. O fenômeno acontece com todos os planetas do Sistema Solar.

Equinócios ocorrem quando o Sol está diretamente sobre a linha do equador. Isso faz com que o terminador do planeta, a linha que separa os lados iluminado e escuro da Terra, atravesse o polo Sul e o polo Norte do planeta.

Quando a Terra está nesse ângulo, todas as áreas do planeta recebem a mesma quantidade de iluminação e de escuridão.

Os equinócios de primavera e de outono, junto dos solstícios de inverno e de verão, anunciam a mudança das estações.

No hemisfério Sul da Terra, por exemplo, o equinócio da primavera indica que o inverno acabou próximo ao dia 22 de setembro, enquanto o de outono marca o fim do verão em 21 de março. No hemisfério Norte, as estações são invertidas.

Características da primavera

Campo de flores desabrochando visto durante o dia.
Barbara Webb / Pexels

A primavera é conhecida como a estação das flores, no entanto essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta. No Brasil, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies. No cerrado, por exemplo, os ipês florescem no inverno, trazendo um colorido especial à paisagem seca.

A primavera no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão. As temperaturas também são mais amenas, embora em muitas regiões do país o inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.

Quando ocorre o equinócio de primavera?

Sol visto ao entardecer, com nuvens a sua volta.
Pixabay / Pexels

A primavera, no Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro.

Para mim, que sou numeróloga, vejo setembro na vibração numérica do número 9, que representa os ciclos da vida, que são contados em 3, 6 e 9, sejam dias, meses ou anos. O número 9 vibra a compreensão do todo, já que é visto como aquele que adquiriu a experiência dos números anteriores.

Você também pode gostar

A gestação que dura 9 meses na maioria dos seres humanos é uma experiência do 9, que é o ciclo de amor e de espera, os ciclos das flores entre a germinação, o crescimento e a floração das espécies. A margarida, por exemplo, leva de 9 a 21 dias para florescer, então também podemos associar a vibração numérica do 9, mês da primavera, setembro, que representa a renovação; e como o 9 é reconhecido como a vibração dos ciclos, a primavera aqui termina em nosso país no mês de dezembro, que é representado pelo número 3, que, por sua vez, é associado, na numerologia, ao crescimento e à fertilização.

Que as flores nos tragam luz, alegria e gratidão por estarmos em transformação neste ano desafiador e de grande conhecimento interno.

Ilustração do planeta Terra dividido ao meio, entre dia e noite, com um arco de flores acima.
Imagem disponibilizada pela autora Ana Rosa F. Maciel

Esta imagem alusiva ao Equinócio da Primavera é uma referência à figura “Primavera” dos bonecos de Estremoz, que são Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde dezembro de 2017.

Sobre o autor

Ana Rosa F. Maciel

Ana Rosa F. Maciel

Sou numeróloga desde 2006, tenho curso de cromoterapia, Reiki, astrologia tradicional e cármica.

Contato:
Email: [email protected]
Instagram: @/numerologaanarosa