Nutrição

O que você deve tomar todos os dias para aliviar a inflamação do organismo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com os atuais rumores sobre o chá verde, branco, e todos os chás diuréticos, não é segredo nenhum que os chás são uma maneira saudável para se hidratar. Até mesmo aqueles menos conhecidos oferecem uma ótima quantidade de nutrientes e valem muito a pena.

Procurando uma outra opção? Conheça o Rooibos.

Também conhecido por chá vermelho ou arbusto de mel, o Rooibos é originário da África do Sul. Tem um gosto delicioso e naturalmente doce (sem nenhum açúcar), apresenta uma linda tonalidade de vermelho vivo digna de foto de Instagram, fora as toneladas de benefícios nutricionais que valem o gole. Não está convencido? Aqui estão os mais impressionantes benefícios ligados ao chá vermelho — além de como prepará-lo para aproveitar ainda mais as suas propriedades:

  • É livre de cafeína

Se você geralmente tem que lidar com a sobrecarga de cafeína, Rooibos é o seu novo melhor amigo. Ele é naturalmente livre de cafeína, isso é, não causa nervosismo, hipertensão arterial ou insônia. Além disso, ele não tem que passar pelo processo de descafeinização como acontece com os chás verdes ou pretos descafeinados.

Como aumentar os benefícios: Aproveite para combinar o Rooibos com outras especiarias — como gengibre, pimenta e cardamomo — para um chá sem cafeína, ou misture com morangos fatiados ou manga para ter mais sabor como uma alternativa ao chá verde.

  • É cheio de antioxidantes que ajudam a combater diversas doenças

Uma boa caneca de Rooibos ajuda no combate à oxidação nociva — um processo ligado ao envelhecimento celular e a doenças — graças a sua generosa quantidade de radicais livres. Um estudo recente constatou que Rooibos tem um grande nível de antioxidantes — quase o dobro para sua versão verde — o que proporciona uma ótima proteção celular. Além disso, o estudo também sugeriu que essa atividade antioxidante pode ajudar a prevenir a diabetes e o câncer.

Como aumentar os benefícios: Para aproveitar ainda mais os antioxidantes (os autores do estudo analisaram o chá fermentar por uma hora) tente guardá-lo na geladeira durante a noite para desfrutar de uma boa infusão de chá frio.

  • É um poderoso anti-inflamatório

A área médica está acordando para o risco das inflamações crônicas, o que é associado a vários problemas de saúde. O Rooibos pode ajudar. Um estudo recente descobriu que a sua versão verde é rica em fitonutrientes — aspalatina e notofagina — responsáveis por combater inflamações.

Como aumentar os benefícios: Adicione sabor ao seu chá com adoçantes, como o mel de manuka, por exemplo.

  • Oferece diversos benefícios para a estrutura óssea

Manter seus ossos fortes e saudáveis ajuda muito a te conservar ativo, mesmo com o passar dos anos. E para mantê-los saudáveis é preciso promover a remodelação óssea positiva — isso é,  se certificar que seu corpo tenha um bom depósito de novos tecidos para manter ou aumentar a sua densidade óssea. É aqui que o Rooibos pode ajudar. Ele é rico em dois fitonutrientes — orientina e luteolina — genes que ajudam a ativar o desenvolvimento ósseo. E também fornece magnésio, um dos principais minerais que ajudam a manter os tecidos ósseos saudáveis.

Como aumentar os benefícios: Adicione um pouco de leite orgânico ou alguma alternativa a ele que seja rica em cálcio, como leite de arroz, soja, etc.

  • Ajuda a combater os quilinhos a mais

O Rooibos é livre de calorias, se tornando uma ótima opção para variar na sua dieta se estiver buscando um jeito saudável para emagrecer ou manter seu peso. Além disso, um estudo recente sugeriu que ele também pode impedir o ganho de gordura. Os fitonutrientes dele se “comunicam” com suas células de gordura, enviando sinais moleculares que podem deixá-lo menos propenso(a) a armazená-la. Fora que beber o chá de Rooibos suprime os hormônios de fome, assim você pode batalhar contra a vontade de comer entre as refeições.

Como aumentar os benefícios: Adicione uma colher de semente de chia em um copo com Rooibos bem gelado para um bom “chá borbulhante”. Assim, a sua sensação de saciedade dura mais tempo, devido ao alto teor de fibras da chia.

Com isso, você acaba de descobrir uma ótima alternativa para seus chás do dia a dia. O Rooibos é ótimo para os ossos, inflamações, manter o peso, isso tudo sem prejudicar seu sono, e sem contar que é naturalmente doce. Pode até parecer mentira, mas não é. Se esses 5 motivos não te convenceram sobre as incríveis propriedades dessa especiaria, talvez seja bom programar uma viagem para a África do Sul e perguntar pessoalmente para as pessoas que usufruem dela há vários anos.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br