Comportamento

O verdadeiro poder real do silêncio e seus efeitos

Mulher branca sentada com a mão na boca.
Priscilla Du Preez / Unsplash

O mundo está entrando em parafuso, pessoas estressadas, tristes e cheias de inutilidades em sua mentes, carregando como se fosse nas costas armários pesados cheios de vícios, problemas criados pela mente e muitas sensações que causam estranhamento, ao passo em que ficam assustadas e apreensivas em relação ao que pode acontecer a qualquer momento no tempo.

Muitos projetam a felicidade no outro e, infelizmente, quando não dá certo, uma das partes chora, sofre demasiadamente por não saber lidar com os infortúnios do mundo agressor.

O silêncio muda tudo com o tempo, inclusive o cenário. Tudo no tempo muda com esse mestre chamado silêncio. Temos que aprender a controlar nosso ego condicionado pela experiência mal. Sim! Experiência má é quando tudo que você possui dentro de si, como recursos intelectuais, espirituais e emocionais, não te dá estrutura suficiente para encarar a cruel realidade de amanhã.

O silêncio é o pilar principal da sabedoria, porque assim o sábio se torna imune aos infortúnios do mundo agressor por saber corar suas palavras e jamais cair no buraco onde o homem inteligente cai de tempo em tempo, porquanto que o homem inteligente cai, de tempo em tempo no buraco onde o homem sábio jamais teria caído. Esse buraco pode ser várias coisas que estragam sua vida. Agora, se cair no buraco te trouxer uma felicidade, uma liberdade, um amor de verdade, então se sinta de pé porquanto não se conta aquilo que te faz feliz, pois isso é coisa de Deus. Voltando ao tema, silêncio vale ouro e poucos sabem o poder do silêncio. Vou registrar para a história aqui no portal Eu Sem Fronteiras.

Menina olhando pela janela.
胡 卓亨 / Unsplahs

O silêncio atrai admiração, respeito e abre portas ao longo do tempo. Fazer silêncio não é ficar o tempo todo calado, mas é ter a consciência de que, não tendo o que falar para edificar, não há necessidade de jogar pérolas aos porcos. O sábio é sábio por não ter certezas absolutas sobre quase nada, porquanto só podem ter certezas absolutas de certas coisas pessoas que leram muito poucos livros na vida. Como um sábio lê muitos livros, torna-se silencioso por ter experimentado muitos espíritos e isso é o oceano do conhecimento que você inicia lendo um ou outro livro. Sendo você ainda um iceberg, ao passo que for adquirindo experiência com os livros, você derrete e se torna parte do oceano; com a consciência de que, quanto mais livros ler, menos saberá, por saber que existem milhares de coisas e espíritos que ainda não conhece; logo o silêncio ganha espaço e te unge sábio por fazer silêncio e prezar a palavra. Enfim, faça silêncio a partir de hoje em relação aos seus sonhos e projetos, principalmente quando tudo estiver dando certo ou errado. Mantenha comunhão com Deus, com a natureza e a meditação no silêncio sempre.

Você também pode gostar

“Se a luz que há na consciência e no silêncio for usada corretamente, você será um ser realizado e com leveza de espírito e uma educação diferenciada. Será muito feliz e fará outros felizes com sua simples presença”.

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha