Autoconhecimento Energia em Equilíbrio Meditação

Quais são as frases do Ho’oponopono?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ho’oponopono é uma técnica havaiana ancestral que promove o perdão e a reconciliação. Em sua língua de origem, “Ho’o” quer dizer “cura”, e “ponopono” significa “endireitar, consertar”, ou seja, a junção e a tradução de ambas as palavras significam “corrigir um erro” ou “reparar um erro”.

O foco dessa prática é resolver questões dolorosas de um passado que ainda se faz presente no coração, na mente e no espírito de uma pessoa, para que ela consiga alcançar um estado de paz. Os antigos havaianos afirmam que a origem de um erro está fixada em pensamentos eivados por lembranças dolorosas ou por traumas que deixaram marcas.

Freud afirmou em “A Teoria do Inconsciente” que as pessoas são regidas pelo inconsciente na maioria do tempo – e é no inconsciente que as nossas memórias estão presentes. A partir dessa informação, podemos entender que basicamente todas as nossas atitudes e decisões são tomadas por grandes influências de marcos do nosso passado. Com isso, a técnica havaiana do Ho’oponopono surgiu para que consigamos liberar toda a energia negativa dos pensamentos maléficos e afastar todos os erros do passado que comumente nos fazem mal e afetam o nosso equilíbrio.

O foco do Ho’oponopono é ajudar os seres humanos a perceberem que todos os problemas são memórias que se repetem a partir de um padrão do inconsciente e que, com esta percepção, cada indivíduo pode se libertar dessas amarras.

Imagem da estátua do Buda e ao lado dela uma flor de lótus na cor branca. Buda está agradecendo e fazendo a oração do ho'oponopono.
Imagem de Benjamin Balazs por Pixabay

Quais os benefícios do Ho’oponopono?

Praticar o Ho’oponopono significa que você curará a sua mente de todos os padrões de comportamento providos de feridas do passado. A repetição das frases que fazem parte da técnica proporciona a um indivíduo o entendimento, a aceitação, o perdão e muitos outros benefícios sobre e para o seu próprio ser. A prática ainda quebra os obstáculos mentais, limpa as memórias desconexas à saúde do corpo e faz com que a nossa mente experimente a felicidade que deveríamos vivenciar na atualidade.

Você pode ainda se perguntar: “Mas qual é o resultado de toda essa limpeza pessoal?” e nós vamos lhe responder! A partir dessa cura interna, você conseguirá se conectar inteiramente com o Divino que existe dentro do seu próprio ser, e assim será possível ter uma vida plena, sem qualquer ligação com o passado.

Imagem do rosto dp Buda e ao lado dele uma folhagem bem verdinha. Ele está fazendo a oração do ho'oponopono.
Imagem de Christophe BILLARD por Pixabay

Quais são as frases do Ho’oponopono e o que elas significam?

As frases desta técnica são: “sinto muito”, “me perdoe”, “eu te amo” e “sou grato(a)”. Elas servem para iniciar o processo de limpeza das memórias dúbias que aprisionam uma pessoa. Confira o significado de cada uma delas:

– Sinto muito: ao verbalizar essa frase, você assume a responsabilidade sobre a sua situação atual e reconhece que alguns acontecimentos do passado se firmaram na sua memória. O ato de reconhecer demonstra que você está pronto para mudar!

– Me perdoe: ao pedir perdão, você automaticamente pede perdão a você mesmo(a) e ao grande Criador, para que Ele lhe ajude a se desvencilhar destas memórias recorrentes no seu interior. Assim, você será liberto(a) destes problemas que prendem você!

– Eu te amo: essa frase carrega consigo uma potência imensa, pois a partir do momento em que você libera amor, você permite que ele retorne ao seu ser. Ao dizer “eu te amo”, você diz que ama as suas lembranças e memórias e ainda é grato(a) por poder libertar cada uma delas e também libertar o seu íntimo traumatizado. O amor sempre foi e sempre será o melhor meio de reconexão com o nosso interior, e é ele quem consegue transformar e recuperar a energia que até então estava bloqueada.

– Sou grato(a): a gratidão representa o encerramento de ciclos e da confiança no Criador, independentemente do que Ele seja para você. É preciso ser grato(a) pelo fato de o subconsciente tornar oportunas a limpeza e a cura de todas estas memórias ruins.

Imagem da estátua do rosto de Buda e ao lado flores na cor rosa. Ele está agradecendo e fazendo a oração do ho'oponopono.
Imagem de Karin Henseler por Pixabay

Como praticar o Ho’oponopono?

É muito simples! Você não precisa de um mentor, nem da ajuda de ninguém. É preferível que você esteja só, pelo menos nos primeiros dias de prática. Você pode verbalizar ou mentalizar as frases. Conecte-se consigo mesmo(a), pense nas memórias do passado que lhe deixaram marcas e verbalize ou mentalize com intenção as quatro frases citadas acima. Em cada uma delas, você precisa focar todo o seu sentimento para que o seu subconsciente libere cada um destes traumas e lembranças que se repetem na sua vida. O poder está na intenção e no sentimento que você coloca enquanto reproduz as frases.

Você também pode gostar

Se você se chama Maria, verbalize: “Maria, sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata”. Se você deseja perdoar alguém, use o nome desta pessoa antes de cada frase. É válido enfatizar novamente: o poder está na intenção que vem do seu coração de se libertar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]