Autoconhecimento Ho'oponopono Meditação

Quais são as frases do Ho’oponopono?

Imagine fazer uma limpeza energética e vibracional em sua vida somente usando algumas afirmações poderosas e nada mais. Pois é, isso é possível com uma técnica havaiana chamada Ho’oponopono. Com as frases do Ho’oponopono, você pode curar problemas do passado, abrir os caminhos no seu presente e construir um futuro alinhado aos seus sonhos.

Mas, como o Ho’oponopono é muito sobre intenção, ou seja, sobre realmente dizer as palavras de coração, entender tudo sobre a prática é essencial para incorporá-la à sua rotina da melhor maneira possível. Por isso, leia o artigo e entenda o que é essa prática, como realizá-la, quais são os benefícios, entre outras informações importantes para praticar de maneira consciente.

O que é o Ho’oponopono?

Em suma, o Ho’oponopono é uma prática que surgiu no Havaí, território dos Estados Unidos, que defende que, por meio de algumas afirmações poderosas, podemos mudar a frequência energética de nossas vidas. Além disso, serve até para os que não creem muito espiritualidade, porque, acima de tudo, incentiva sentimentos como gratidão, perdão e amor.

A palavra que dá nome a essa técnica vem de dois termos do idioma local havaiano: “ho’o” significa algo como “causa”; “ponopono”, por sua vez, quer dizer “perfeição”. Como a tradução literal fica um pouco sem sentido, essa expressão pode ser traduzida como “corrigir um erro”, “tornar algo certo”.

A técnica se popularizou por meio das experiências e dos ensinamentos de um professor e terapeuta havaiano chamado Ihaleakala Hew Len, que afirmou ter curado pessoas que sofriam com problemas psicológicos sem sequer interagir diretamente com elas, apenas incentivando que praticassem o Ho’oponopono.

Ao contrário do que muitos pensam, o Ho’oponopono não é uma técnica muito difícil ou que requer ensinamentos aprofundados e técnicos. De maneira simples, com apenas quatro afirmações, o Ho’oponopono pode purificar nosso corpo e nossa energia de sensações relacionadas com memórias do passado, bem como de sentimentos ruins, que produzem pensamentos e emoções negativas.

Mas o que apenas quatro frases podem trazer, de maneira efetiva, como benefício para nossas vidas? Confira no tópico a seguir o que o Ho’oponopono pode atrair para a nossa caminhada e de que maneira pode nos ajudar a seguir mais leve ao longo de nossa jornada.

Quais os benefícios do Ho’oponopono?

Imagem de uma mulher sorrindo e olhando para o alto no meio de um campo de flores.
SrdjanPav de Getty Images Signature / Canva

São três os principais sentimentos trabalhados, emanados e fortalecidos pelo Ho’oponopono: o amor, a gratidão e o perdão. Confira uma lista com os cinco principais benefícios de incluir a prática do Ho’oponopono no seu dia a dia.

  1. Dá peso e valor às palavras: quantas coisas dizemos todos os dias? Frases, pedidos, piadas, informações… São tantas as coisas que falamos em nosso cotidiano que frequentemente perdemos a noção de que as palavras têm peso, valor e significado. O Ho’oponopono foca a intenção das palavras, em dizermos tudo com muita consciência; por isso, estimula em nós a valorização de tudo que dizemos.
  2. Constrói relacionamentos mais saudáveis: quando colocamos energias como amor e perdão como protagonistas em nossas caminhadas, nossos relacionamentos se tornam mais saudáveis e fortalecidos. E isso acontece porque começamos a deixar de lado mágoas e desentendimentos, por exemplo, e passamos a estreitar as relações e colocar mais amor e proximidade em cada uma delas, expressando o que sentimos pelas pessoas de quem gostamos.
  3. Ajuda a se responsabilizar: muita coisa nos acontece ao longo de nossas caminhadas, e muitas vezes somos vítimas de algumas situações. Não há problema, faz parte da vida. O que não podemos é nos resumir ao que nos derruba, por isso precisamos assumir a responsabilidade pela nossa melhora, bem como as consequências dos erros e das escolhas que fazemos pelo caminho, e o Ho’oponopono nos ajuda com isso.
  4. Promove estabilidade emocional: cultivar mágoas, remoer problemas do passado, não assumir responsabilidades, não demonstrar o que sentimos pelas pessoas… Essas são apenas algumas atitudes que, pouco a pouco, impedem e travam o nosso processo de amadurecimento. Por isso é que trabalhar o amor, o perdão e a gratidão é essencial para que amadureçamos e consigamos promover nossa estabilidade emocional.
  5. Regenera nossas memórias celulares: essa é para aqueles que acreditam em espiritualidade: assim como ferimentos e machucados causam fraturas e lesões no corpo físico, problemas emocionais deixam cicatrizes e dores espirituais, emocionais e psicológicas em nós. O Ho’oponopono atua curando esses ferimentos e regenerando as memórias celulares que ficaram feridas por causa de toda a dor que nos foi causada ou que causamos.

Você acabou de descobrir os principais benefícios do Ho’oponopono, então agora vai conhecer as frases do Ho’oponopono e, em seguida, entender de que maneira pode praticar essa técnica em seu dia a dia para colher os muitos e importantes pontos positivos que ela pode trazer para sua vida.

Conheça as frases do ho’oponopono e o que elas significam

As frases desta técnica são: “sinto muito”, “me perdoe”, “eu te amo” e “sou grato(a)”. Elas servem para iniciar o processo de limpeza das memórias dúbias que aprisionam uma pessoa. Confira o significado de cada uma delas:

Sinto muito

Ao verbalizar essa frase, você assume a responsabilidade sobre a sua situação atual e reconhece que alguns acontecimentos do passado se firmaram na sua memória. O ato de reconhecer demonstra que você está pronto para mudar!

Me perdoe

Ao pedir perdão, você automaticamente pede perdão a você mesmo(a) e ao grande Criador, para que Ele lhe ajude a se desvencilhar destas memórias recorrentes no seu interior. Assim, você será liberto(a) destes problemas que prendem você!

Eu te amo

Essa frase carrega consigo uma potência imensa, pois a partir do momento em que você libera amor, você permite que ele retorne ao seu ser. Ao dizer “eu te amo”, você diz que ama as suas lembranças e memórias e ainda é grato(a) por poder libertar cada uma delas e também libertar o seu íntimo traumatizado. O amor sempre foi e sempre será o melhor meio de reconexão com o nosso interior, e é ele quem consegue transformar e recuperar a energia que até então estava bloqueada.

Sou grato(a)

A gratidão representa o encerramento de ciclos e da confiança no Criador, independentemente do que Ele seja para você. É preciso ser grato(a) pelo fato de o subconsciente tornar oportunas a limpeza e a cura de todas estas memórias ruins.

Como praticar o Ho’oponopono?

Agora que você aprendeu as frases do Ho’oponopono, chegou a hora de colocar essa técnica em prática na sua vida. A dúvida mais comum entre aqueles que querem começar a praticar o Ho’oponopono é: “Em que momento do meu dia é melhor dizer as afirmações para receber os benefícios que elas podem oferecer?”.

Não há nenhuma recomendação quanto a isso. A prática do Ho’oponopono deve ser encaixada na sua rotina da melhor maneira para você. Se você se sente melhor dizendo as frases e direcionando suas atenções quando acorda, por exemplo, faça isso; ou, se prefere fazer ao se deitar para dormir, sem problemas também.

A única coisa à qual é preciso se atentar é algo sobre o qual já falamos: intenção. As palavras do Ho’oponopono não devem ser ditas por dizer, como se não tivessem o peso e o significado que na verdade têm. Quando falar sobre amor, gratidão e perdão, independentemente do momento do seu dia, fale de coração, colocando sua alma e seu espírito nessas palavras, não apenas falando para cumprir um ritual.

Você também pode gostar

Apesar de ser uma técnica simples, há muito que podemos falar sobre o Ho’oponopono. Se você quiser extrair tudo que essa técnica tem a oferecer, saber mais sobre ela é essencial. Por isso, leia este artigo sobre como fazer o Ho’oponopono que preparamos e aprofunde-se ainda mais nessa prática que certamente vai mudar a sua vida!

Enfim, essas são as principais informações sobre o Ho’oponopono. Agora que você entendeu o que é o Ho’oponopono, quais são os benefícios dessa prática e como realizá-la, chegou a sua parte: insira essa técnica na sua rotina e perceba como, em pouquíssimo tempo, as diversas benesses vão começar a aparecer na sua jornada, basta ter paciência e praticar com intenção.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br