Nutrição

Receita de rabanada saudável

Rabanada com amoras
jreika / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nós, brasileiros, temos a felicidade de receber as influências dos povos que acolhemos na nossa terra, e isso não é diferente na gastronomia. Um exemplo disso é ter recebido dos portugueses, na época da colonização, a iguaria que conhecemos pelo nome de rabanada.

Embora o consumo da rabanada se faça tradicionalmente nas festas de Natal, nada impede que se saboreie esse prato em outras datas. Porém ele realmente pode ser muito calórico e quebrar aquela dieta que tanto se quer manter, sem contar que na preparação pode haver ingredientes nem tão saudáveis assim!

A receita tradicional inclui pão de farinha de trigo amanhecido, ovos, leite integral, leite condensado, baunilha e uma mistura de açúcar e canela para polvilhar. Alguns incluem chocolate e brigadeiro.

Então veja uma receita de rabanada saudável que, além de ser deliciosa, ajuda a preservar a saúde.

Rabanada saudável de forno

Rabanada com kiwi enfeitando
jreika / 123RF

Você vai precisar de:

  • 12 fatias de pão integral bem firmes, cortadas com aproximadamente 2 cm de espessura;
  • 3 ovos;
  • 1 litro de leite desnatado;
  • 2 paus de canela;
  • 1 pitada de noz-moscada ralada;
  • 2 cascas de limão ou de laranja;
  • 3 colheres (chá) de adoçante em pó;
  • 3 colheres (chá) de canela em pó;
  • papel vegetal para forrar a forma;
  • manteiga para untar;
  • forma retangular de 30 cm.

Você vai preparar assim:

Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius. Num refratário, misture o leite, os paus de canela e as cascas de limão ou laranja. Passe cada fatia de pão no leite, sem deixar amolecer muito, mas umedecendo bem e por igual. Numa tigela, bata bem o ovo até espumar e acrescente a noz-moscada. Umedeça completamente cada fatia nessa mistura e arrume na forma forrada com o papel vegetal e untado com manteiga. Leve ao forno e deixe dourar por aproximadamente dez minutos (varia de acordo com o tamanho e o tipo de forno). Vire as fatias e deixe dourar (de cinco a sete minutos). Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Misture o adoçante com a canela em pó num prato. Com um garfo, passe pela mistura cada fatia da rabanada e coloque numa travessa para servir. Sirva em seguida, acompanhando um chá quente de erva-doce, erva cidreira ou um chá gelado de hortelã. Essa receita serve quatro pessoas!

Outra sugestão de rabanada saudável é para os alérgicos a ovo ou a lactose, para os veganos ou para quem preferir. Veja a receita:

Rabanada saudável para veganos

Rabanada com canela
asife / 123RF

Você vai precisar de:

  • 6 fatias de pão integral bem firmes, cortadas com aproximadamente 2 cm de espessura;
  • 1 xícara de leite de amêndoa, de caju, de arroz ou vegetal da sua preferência;
  • ½ xícara (chá) de leite desnatado;
  • ½ colher (sopa) de amido de milho (se for usado leite de arroz, será necessária uma colher de sopa);
  • ½ colher (chá) de canela em pó;
  • 1 pitada de cúrcuma ou açafrão-da-terra (necessário para dar cor dourada);
  • 1 colher (sopa) rasa de xarope de coco ou outro adoçante para forno e fogão.

Você vai preparar assim:

Unte com óleo de coco ou azeite uma frigideira antiaderente e reserve. Numa panela, coloque o amido, a cúrcuma e a canela. Misture e vá adicionando o leite vegetal aos poucos, mexendo para dissolver os ingredientes anteriores. Leve a panela ao fogo brando e acrescente o xarope de coco ou o adoçante e misture até levantar fervura e engrossar um pouco, em ponto de creme leve. Transfira a mistura para um prato e deixe amornar. Uma vez morno, passe cada fatia de pão nessa mistura, de forma que fique completamente coberta. Caso tenha sobrado molho, ele pode ser servido para quem desejar acrescentar na hora de saborear. Aqueça um pouco a frigideira reservada e frite as fatias em fogo médio. Deixe dourar de um lado e vire para que também o outro fique dourado. Sirva em seguida, acompanhando um chá quente de gengibre, erva cidreira ou um suco gelado de maracujá. Para duas pessoas!


É importante lembrar que atualmente, nos mercados e nas grandes padarias, podemos encontrar o pão próprio para rabanada. Porém ele é normalmente feito com farinha de trigo branca. Então, a menos que não esteja especificado um outro tipo de farinha, faça uso de fatias do pão integral ou de cereais que você sabe que não é de farinha “branca”.

A rabanada saudável pode ser muito saborosa. Aqui sugerimos duas receitas fáceis e rápidas. Você pode dar o seu toque pessoal, adicionando outras especiarias, raspas de limão, baunilha ou outra essência. O que vale é o carinho e o cuidado consigo e com as pessoas que você ama. Tenha um dos sabores do Natal durante todo o ano à sua mesa, assim como muita paz e alegria!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br