Alfavaca pode ser um nome um pouco desconhecido, mas, acredite, você com certeza já consumiu esta planta em algum momento da sua vida. Da família Lamiaceae, a alfavaca é “prima” do manjericão e é por muitas vezes conhecida como manjericão doce.
Conhecida também como um tipo específico de erva, ela é natural de regiões da Ásia, África, América do Sul e Central e é utilizada deste a antiguidade pelos indianos para a cura de diversas doenças.
Por ser extremamente aromática, a alfavaca é muito utilizada na culinária, tanto em temperos, molhos quanto em chás — as suas folhas podem ser consumidas desidratadas ou frescas.
Além de possuir um sabor que agrada a muitos paladares em pratos, a alfavaca também é muito consumida e muitos remédios fitoterápicos são feitos a partir dela — nestes casos, não se usam somente as folhas, mas também as flores e o caule da planta — por possuir inúmeras propriedades medicinais.
Além de ser um ingrediente de comida, a alfavaca também é considerada uma planta medicinal. Entenda mais a seguir.
Direto ao ponto
Alfavaca e suas propriedades medicinais
O SUS (Sistema Único de Saúde) possui uma lista de plantas medicinais que podem auxiliar e agir contra doenças ou sintomas das mesmas, e a alfavaca faz parte dela. Esta planta tão especial produz um ácido chamado rosmanírico que tem ação antioxidante e anti-inflamatório, e também é rica em diversas propriedades digestivas, adstringentes, cicatrizantes, entre muitas outras.
O chá de alfavaca, por exemplo, é muito utilizado no tratamento de gripes, resfriados, para aliviar os gases, auxiliar na digestão, aumentar a imunidade do organismo, reduzir o estresse e também pode fazer parte do tratamento contra a depressão ou ansiedade. É válido ressaltar que as folhas frescas dessa planta possuem ação antibacteriana e cicatrizante, ou seja, é possível tratar lesões e feridas com ela.
Existem muitas formas de usar a alfavaca, mas a maneira mais eficaz que ressalta todas as suas propriedades é prepará-la como chá.
Qual a diferença entre manjericão e alfavaca?
Como já dito anteriormente, o manjericão e a alfavaca fazem parte da mesma família de plantas, a Lamiaceae — ou seja, a alfavaca é um tipo de manjericão, mas ela é o tipo mais comum existente no Brasil. A alfavaca é uma planta de folhas médias, acuminadas e “picotadas”. Possui o sabor similar ao do cravo-da-índia com tons cítricos e as suas folhas parecem muito com as folhas de hortelã.
O manjericão — conhecido como manjericão verdadeiro, basilicão ou somente como manjericão — é uma planta usada como condimento e que também possui fins medicinais. Ele é uma planta extremamente aromática, usada como tempero, ingrediente ou em receitas de chás, óleos e afins com o intuito de alívio de dores ou melhora do organismo.
Já a alfavaca, possui um aroma menos amargo, porém mais intenso do que o manjericão verdadeiro – mas de forma geral, os dois tipos citados têm basicamente o mesmo aroma e são utilizados para os mesmos fins.
Citamos aqui que o chá de alfavaca é a forma mais comum de usufruir dos nutrientes da planta, mas aprenda a usá-la também como tempero!
Como usar alfavaca como tempero?
Você deve conhecer inúmeras receitas em que utiliza-se o manjericão verdadeiro, que possui um sabor peculiar e deixa um certo amargor na boca — em massas e pizzas, por exemplo. Já a alfavaca é indicada para o preparo de carnes assadas, grelhadas e ensopados. Você também pode usá-la como tempero de legumes assados ou salteados.
Na culinária, usam-se as folhas desidratadas ou frescas. Se não encontrar a alfavaca no mercado, você mesmo pode plantá-la em seu quintal e desidratar na sua própria casa.
Geralmente, o processo de desidratação é feito em fornos específicos, mas você pode colocar as folhas da planta em um recipiente que suporte o calor, e colocá-lo em cima de um forno em uso por aproximadamente uma hora. Com o pouco calor que as folhas receberão de baixo para cima, elas perderão a umidade e ficarão secas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta planta, confira uma receita de chá de alfavaca, limonada de alfavaca, e uma receitinha de tempero para carnes.
Chá de alfavaca
O chá de alfavaca alivia dores estomacais, previne gripes e resfriados, ajuda no tratamento dos rins, combate náuseas, vômitos e cólicas intestinais.
Ingredientes
- 10 folhas de alfavaca (secas ou frescas);
- 350ml de água.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver em uma chaleira. Quando a água atingir a fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de alfavaca. Deixe infusionar por 10 minutos, coe e beba o chá ainda morno.
Limonada de alfavaca
Além de extremamente refrescante, essa receita de limonada é extremamente benéfica à saúde. A união das propriedades da alfavaca com as propriedades do limão é praticamente um superssuco que aumentará a sua imunidade!
Ingredientes
- 01 xícara de chá de suco fresco de limão tahiti;
- 1/3 xícara de chá de açúcar;
- 10 folhas de alfavaca fresca;
- 01 e 1/2 xícara de chá de água.
Modo de preparo
Em um liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata por 3 minutos, até que as folhas de alfavaca sejam completamente trituradas. Em seguida, coe o suco e beba gelado ou na temperatura que você preferir.
Tempero de carne
Para dar sabor à sua carne com um tempero pronto, você pode fazer esta receita superfácil e armazená-la na geladeira. Evite os temperos industrializados!
Ingredientes:
- 20 folhas de alfavaca fresca;
- 01 ramo de alecrim;
- 100ml de azeite de oliva;
- 01 colher de café de pimenta do reino;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Em um recipiente, macere as folhas de alfavaca e o ramo de alecrim para que os aromas sejam extraídos. Acrescente o azeite de oliva, a pimenta do reino, o sal e misture. Coloque esta mistura em um pote de vidro. Se você preferir, dobre a receita para que renda mais.
Você também pode gostar
Na hora de preparar a sua carne, basta temperá-la com esta receita e aproveitar os sabores da alfavaca!
Agora que você já sabe os benefícios da alfavaca, do chá de alfavaca e também aprendeu a fazer receitas com essa planta tão benéfica à saúde, compartilhe este artigo com os seus amigos e incentive-os a consumir esta erva tão benéfica ao organismo!