Energia em Equilíbrio Yoga

Sabe aquele karma?

karma
Alessandra Sofia
Escrito por Alessandra Sofia
Hoje você acordou reclamando da vida? Sem entender o rumo que as coisas estão indo e porque nada é do jeito que você gostaria? Nós, a geração Y, queremos viver a vida, aproveitar tudo. Essa coisa de ficar 8 horas no trabalho, 5 dias por semana, não é pra gente, não! Reclamamos do chefe, dos processos, da burocracia. Queremos ser líderes, empreendedores, revolucionar!

Mas a vida tem aquela coisa chamada obrigação, não dá pra viver só de viagem e lazer. Aquela vida de fotos no Instagram e Facebook é a realidade de uma pequena parcela da sociedade, isto é, se for real. Bom, sinto muito, não vou passar a mão na sua cabeça e falar que tudo é muito injusto com você, mas vou te contar como o Yoga me fez ver a minha vida de uma forma diferente.

Quero te contar sobre Karma Yoga…

A teoria do Karma Yoga não é algo que você vai aprender na sua aula de Yoga, mas talvez você o sinta, ao permanecer nas posturas, ao sentir sua respiração, ao meditar, ao praticar o estar presente. Karma Yoga é o Yoga da ação! Existir é agir, e mesmo quando você acha que não está fazendo nada, este nada é algo que você está fazendo.

Sabe quando você acorda com o pé esquerdo e parece que tudo dá errado? Pois é, o universo tem uma enorme extensão vibratória, e se você decide que seu dia vai ser ruim, ele vai! É claro que existem consequências kármicas inevitáveis, como morte, miséria, doenças, por exemplo, mas a sua forma de agir pode melhorar a qualidade do seu ser e destino.

Fazer atividades, com alegria e amor, é Karma Yoga. É receber o que o dia te entrega e tirar proveito de uma forma desapegada, sem que ela seja um sacrifício, de maneira altruísta e voluntária. Agir de forma egoísta gera um karma negativo.

O que fizemos ontem gerou o que somos hoje. E segundo algumas religiões pode influenciar na sua próxima encarnação, daí vem o ditado: “Karma de outras vidas”.

Cada ação tem efeito sobre nosso ser e determina a estrutura inteira da pessoa que tendemos a ser.

O resultado dessas ações pode ser imediato, como quando somos bons com alguém e recebemos bondade de volta, ou a longo prazo, com coisas que o universo devolve aos poucos para nós. Muito além de cumprir com deveres éticos e morais, envolve atitude espiritual e se transforma em uma disciplina de autotranscendência.

Todo mundo tem aquele amigo que nada dá certo e que parece que tem uma nuvenzinha em cima. Se você for esse amigo, eu te convido a mudar o seu karma a partir de agora, porque esse poder está com você. Não se apegue as pedras do caminho, levante e siga em frente, e acredite que pode mudar toda a energia que está em volta de você.

karma

Foto de Alessandra Sofia

Acorde e sorria, abrace sua família, brinque com seus filhos, aprenda algo novo, faça um esporte que você goste, desfrute do seu trabalho, viva! Pois a vida não é quantas viagens você fez no ano, ou quantas roupas você tem no armário, mas sim esses momentos que você escolhe estar bem ou não. E se você estiver bem, tudo vai ficar bem. Sim, às vezes vai ser difícil, coisas acontecem, mas procure sempre observar a qualidade dos seus pensamentos, pois a mente é traiçoeira. Permita que a sua consciência a governe.

Tenha um bom dia!

Hari Om.

Sobre o autor

Alessandra Sofia

Alessandra Sofia

Meu primeiro contato com o Yoga foi aos 20 anos, quando iniciei aulas no estilo Swasthya Yôga. Queria aprender umas posturas diferente e de quebra ficar mais calma, pois estudava Administração e trabalhava muito, estava sempre correndo. Fiz um tempo e parei, por questão financeira.

Aos 23 anos, logo após ter minha primeira filha, fui morar em Jundiaí, queria emagrecer o peso da gravidez e comecei a fazer personal trainer, mas não estava satisfeita.

Foi quando comecei a sentir que minha vida não caminhava para um lugar que fizesse sentido para mim. Resolvi voltar para o Yoga. Consegui uma professora que fosse em casa e me ensinasse enquanto minha pequena dormia. Ela ensinava Hatha Yoga,e me fez conhecer o outro lado do yoga.

Essa parte, abaixo da superfície, que pode mudar a sua vida e a forma como você lida com ela. Entendi que todos aqueles asanas(posturas) tem apenas um objetivo, preparar o seu corpo e a mente para a meditação. E então a meditação te propõe um sentimento de unidade, conecta você à sua espiritualidade. Pra mim, essa consciência me trouxe o sentido da vida, a felicidade.

Então, em 2015, iniciei minha Formação de Professora de Hatha Yoga pelo IEPY (Prof.Marcos Rojo) que possui dupla titulação com a Escola de Kaivalyadhama, na India, centro de excelência em pesquisa e estudos sobre yoga. Em paralelo realizei uma formação de Aerial Yoga, que trabalha anti gravidade através da suspensão do corpo.

Buscando mais auxilio nas práticas tratativas complementares ( holísticas) fiz cursos de Reiki, Meditação, Vedanta, Neurofisiologia da Meditação, Quiropraxia e me formei como Massoterapeuta em 2017.

Em 2017, fiz também um curso especifico de Yoga Asthanga Vinyasa, uma prática de yoga considera forte.

Desde o inicio de 2016 leciono Yoga regularmente, e iniciei recentemente em um projeto de Yoga no Leite, no Hospital Emílio Ribas (Centro de Infectologia).

Hoje, mas do que nunca acredito nos efeitos da prática realizada com regularidade. Não importa o que te faz estender o tapetinho, se é uma dor nas costas, o estresse, uma busca de auto conhecimento ou até por fins estéticos, a própria prática em si, aos poucos te mostra o seu potencial. E ela te surpreende…

“Pratique e tudo virá!” ( Pattabhi Jois)

E continuando este caminho das Terapias Integrativas estou iniciando a formação em Acupuntura também. Acredito que tanto a Medicina Oriental como a filosofia yogi cada dia mais está se aproximando e agregando a medicina atual. Para mim, este é o futuro para o trabalho de uma longevidade saudável!

Hari Om

Aulas particulares e em grupo
Contato: (11) 98399-4491 (WhatsApp)
Instagram: @alesofia_yogaterapia