Energia em Equilíbrio Yoga

Natarajasana: aprenda os benefícios da postura de Shiva

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A postura de Shiva conhecida como Natarajasana, a postura do Rei Dançarino, é praticada no Yoga e em algumas modalidades do Pilates. Essa postura é uma das mais conhecidas, graças ao seu poderoso significado espiritual, além dos benefícios que traz para o corpo e para a mente.

Significado

O nome Natarajasana significa a “posição do rei que dança”. É uma junção de termos hindus: asana significa postura – por isso todas as posturas do Yoga possuem “asana” na composição de seus nomes. Nata significa “dançarino” e raja quer dizer “rei”. A natarajasana foi criada por Shiva.

Como realizar o Natarajasana

Antes de qualquer coisa, o Yoga respeita acima de tudo os limites do corpo de cada um. Por isso, ao realizar qualquer postura dessa prática, tenha em mente que você deve ir até onde se sentir confortável e até onde o seu corpo consegue executar as posições com a técnica correta.

Neste asana, ou seja, nessa posição, você irá trabalhar sua flexibilidade e seu equilíbrio, assim como a sua concentração e força muscular. Antes de qualquer coisa, mantenha a respiração regular, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Em pé, com braços e pernas alongados, flexione um dos joelhos para trás, segurando o peito do pé com a mão do mesmo lado da perna flexionada. Caso seja muito difícil para você segurar o peito do pé, pode posicionar sua mão em seu tornozelo.

Depois, mantendo o ritmo da respiração, ative o músculo superior da coxa elevando a perna que está flexionada. Sua mão não deve se soltar da perna, então, eleve-a até o limite do seu corpo. A intenção é aproximar o calcanhar da linha de sua cabeça. Leve o tronco ligeiramente para frente, para criar o perfeito equilíbrio entre o seu tronco e a sua perna elevada.

Mantenha-se na posição por algum tempo, enquanto ficar confortável. Conforme você fizer repetições, seu corpo irá se fortalecer e se acostumar. Com o tempo, você conseguirá se concentrar tanto em seu corpo como em sua mente.

A intenção é encontrar o perfeito equilíbrio da posição, fortalecendo os músculos da coxa, do glúteo, das costas e do abdômen. Tente fechar os olhos para se manter na posição e concentre-se em seu interior. Liberte-se de pensamentos pesados e negativos e traga a paz de espírito para você.

Quem é Shiva

Aos que não conhecem, Shiva é considerada a divindade máxima do Yoga, pois foi essa divindade que criou a prática, de acordo com a tradição hindu. Ainda segundo o hinduísmo, Shiva criou o Yoga como uma forma dos seres humanos se libertarem de sofrimentos e pesares físicos, psicológicos e espirituais.

A estátua de Shiva Nataraja nos dá diversos significados, sendo um deles que a vida seguida de acordo com os desejos do coração não precisa ser temida. Mostra que é preciso se libertar do mundo material para achar a sua paz, sua força e seu espírito.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]