Energia em Equilíbrio Yoga

Melhore o seu humor com o Yoga

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Escrito por Eu Sem Fronteiras

O que os orientais já sabem sobre o Yoga há séculos, agora os cientistas ocidentais começam a descobrir e provar cientificamente. Em uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, foi estudado como a prática do Yoga afeta a ansiedade e o humor dos seus praticantes. Nesse estudo, foi constatado como a prática afeta diretamente na produção de um neurotransmissor que está ligado ao bem-estar e ao bom humor.

O estudo foi conduzido analisando dois grupos de pessoas durante doze semanas. Um deles praticava caminhadas de uma hora, três vezes por semana. O outro grupo praticava Yoga na mesma quantidade de tempo e frequência. Através do uso da ressonância magnética, os pesquisadores analisaram o cérebro das pessoas dos dois grupos antes e depois de se exercitarem. Além disso, os participantes do experimento também passaram por avaliações psicológicas durante essas semanas.

Foi constatado que o Yoga estimula a produção de um neurotransmissor chamado de GABA, que é uma sigla em inglês para ácido gama aminobutírico. Esse ácido regula as conexões entre os neurônios, as sinapses, e por isso já foi estudado a sua influência em casos de depressão e ansiedade quando ele está em um nível muito baixo no organismo da pessoa. O que aconteceu no estudo, foi a constatação do aumento desse neurotransmissor nos praticantes de Yoga. Como afirma o professor de psiquiatria da universidade, Chris Streeter: “Com o tempo, mudanças positivas nestes relatórios foram associadas ao aumento dos níveis de GABA”.

O resultado foi que os praticantes de Yoga tiveram uma diminuição maior de ansiedade e melhora no humor do que os praticantes de caminhada. O que os pesquisadores avaliam a partir desses dados, é como o Yoga pode ser utilizado como terapia para alguns transtornos mentais. Na Índia, isso já é uma realidade, mas com a prática servindo como uma medicina alternativa.

Se você já é um praticante de Yoga, conte para nós aqui nos comentários sobre a sua experiência e nos diga se a prática influenciou na sua vida em relação à ansiedade, stress e outros males do dia a dia.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

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