Energia em Equilíbrio Yoga Yoga para crianças

Série Meditação e Yoga Lúdico na Educação: Práticas de relaxamento ajudam as crianças na autorregulação das emoções

Criança de joelhos e com a cabeça deitada na grama
Natee Jindakum de ภาพของNatee Jindakum no Canva
Escrito por Anna Maria Oliveira

Se para os adultos já é difícil regular as emoções mais intensas, imagine para as crianças! Elas precisam de ajuda para entender o que estão sentindo e qual é a melhor forma de lidar com isso. Felizmente, com a série “Meditação e Yoga Lúdico na Educação”, esse processo é mais simples. Aprenda detalhes sobre o assunto.

A série tem por objetivo partilhar saberes, experiências e práticas da abordagem integrativa Meditação e Yoga Lúdico na Educação, para inspirar profissionais da educação e pais na prática de (auto) cuidado com crianças, jovens e adultos, de maneira lúdica e criativa.

“Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”
Rubem Alves

O aumento dos casos de estresse, ansiedade, dificuldade de concentração entre crianças e adolescentes se apresenta como um chamado a educadores e pais: repensar estratégias de acolhimento, escuta e apoio para ajudar as crianças a lidarem com seus sentimentos, emoções e ser no mundo contemporâneo.

De acordo com o mapeamento realizado pela Secretaria Estadual da Educação e o Instituto Airton Senna, em 2022, indica que 70% dos estudantes de São Paulo relatam sintomas de depressão e ansiedade.

Diante desse cenário, é necessária a implementação de práticas lúdicas, afetivas e criativas para a educação integral das crianças, bem como experiências que as inspirem a aprender a reconhecer, nomear e gerir suas emoções.

O professor Hermógenes foi divulgador e incentivador do Hatha Yoga no Brasil, doutor em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine, afirmava que:

“Sorrir, amar, perdoar, compreender, relaxar. São remédios poderosos, e que não estão à venda nas farmácias. O efeito colateral é a felicidade”

Relaxar, do latim, relaxare, significa afrouxar, desapertar. Então, relaxar é a ação de pausar para desapertar os pensamentos turbulentos, a respiração curta, a emoção exaustiva ou entrar em contato com os batimentos cardíacos, respirar de maneira consciente, agradecer ao corpo, a mente e a si mesmo pela vida.

Práticas de relaxamento com crianças podem nutrir o estado de sua natureza espontânea, criativa e conectada ao momento presente. Assim, ela acessa o estado de fluxo e mantém foco completo na atividade que está realizando.

Várias crianças em posição de Yoga
katkov de Getty Images no Canva

Portanto, quando a criança aprende a se conhecer, nomear as emoções e usar suas ferramentas internas para sair da dispersão causada por ansiedade, raiva, medo, estresse, culpa; ela reconhece e sai do estado mental perturbador e entra numa atividade (relaxamento, por exemplo) sentindo-se totalmente absorvida por alegria, bem-estar e foco.

Compartilho algumas dicas para inspirar você a compartilhar com as crianças:

Respirações longas, profundas e completas acalmam o sistema nervoso;
Asanas calmantes, com dobras para frente, por exemplo, a postura da criança;
Visualizações guiadas ajudam a mente a liberar preocupações;
Afirmações como: “Eu sou forte”, “Sou confiante”;
Série de yoga curta, durante o dia, deixa a criança mais relaxada e revigorada.

Agora uma prática para você, adulto:

“Sente-se confortavelmente, mantenha a coluna apoiada ou alongada, as mãos apoiadas nas pernas. Faça inspirações e expirações profundas, sem pressa e observe a sua mente e emoções. Lembre-se, seu foco é sua respiração. Permaneça um minuto no exercício”.

Depois responda às perguntas:

Quais sensações apareceram em seu corpo?
Quais emoções sentiu?
Alguma memória surgiu?
Quais sentimentos essa memória trouxe?

É isso!!! É preciso permitir a si mesmo vivenciar mais momentos de relaxamento, autopercepção e autocuidado, pois eles nutrem o sentido e as significâncias da vida.

Você também pode gostar:

Crianças que vivenciam práticas lúdicas de relaxamento tendem a serem mais compassivas, amorosas, confiantes e cooperativas.

Considerando minhas práticas educativas, desenvolvi a abordagem Meditação e Yoga Lúdico na Educação e mais recentemente lancei o Guia Como ajudar crianças a relaxar – práticas lúdicas com crianças de 06 a 10 anos, um mapa para que educadores e pais possam vivenciar, com educandos e filhos, o autocuidado de maneira acolhedora, afetuosa e compassiva.

Para inspirar, deixo o link de meditação roteirizada e guiada por mim: Meditação Casa da Paz Interior:

Saiba mais em:

https://hotm.art/8J9T9jt
https://lkt.bio/Academia_Confluencia

Abraco carinhoso!

Anna Maria de Oliveira

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Educadora com mais de três décadas de dedicação à arte de ensinar e aprender. Minha jornada me levou a explorar diferentes áreas do conhecimento, desde a Pedagogia e Neuropsicopedagogia Institucional até a Arteterapia, onde encontro novas formas de expressão e cura. Acredito no poder da educação para transformar vidas e, por isso, dedico-me à formação de educadores, desenvolvimento de projetos inovadores em arte educação, aulas de meditação e yoga com crianças, e à facilitação de vivências em aprendizagem socioemocional e ética. Como empreendedora em desenvolvimento humano, escritora, roteirista, podcaster e coordenadora pedagógica, compartilho minhas experiências e reflexões para inspirar e conectar pessoas. Junte-se a mim nesta jornada de aprendizado e transformação!

COMO AJUDAR CRIANÇAS A RELAXAR - Guia de Práticas Lúdicas com crianças de 06 a 10 anos para Educadores e Pais.

CONTATOS
E-mail: annaeduc@outlook.com
Instagram: @academiaconfluencia
WhatsApp: (11) 97641-6709
Youtube: @academiaconfluencia
Facebook: @Anna-Maria-de-Oliveira
Linkedin: Anna Maria de Oliveira