Autoconhecimento Convivendo

Solstício de Verão 2021

Imagem avermelhada e bem tropical de um lindo por do sol. À frente dele, vários coqueiros complementam a imagem que represanta o solstício de verão.
Pete Linforth / Pixabay
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O solstício de verão acontece devido ao fenômeno astronômico que marca o posicionamento do Sol a 23º em oposição a um hemisfério. Esses hemisférios estão divididos entre Norte e Sul, e são delimitados pela linha do Equador. Em razão do seu movimento de rotação, a Terra recebe enorme quantidade de raios solares em uma dessas partes, indicando, então, o início da época mais quente do ano. Na outra metade, consequentemente, por haver menor incidência de luz, ocorre o solstício de inverno.

A chegada do verão causa grande impacto não apenas pela onda de calor intenso trazida pela estação. É nessa temporada, que divide gostos e opiniões, que os dias ficam mais longos do que a noite, e a nossa energia recebe carga redobrada. Graças à potência do Sol, simbolizada pelo elemento fogo na astrologia, esse momento marca o incineramento daquilo que não condiz com nossa jornada atual, a reestruturação de planos, ideias, projetos, e a abertura de novos caminhos.

Qual data e horário que ele acontecerá em 2021?

No Brasil, o solstício de verão começa a partir dos dias 20 e 21 de dezembro de 2021, às 12h59. As mudanças inesperadas de clima e as fortes chuvas, que costumam ser rápidas, se despedem por volta dos dias 20 e 21 de março de 2022. Com o ar mais aquecido, a capacidade de armazenamento da umidade fica imensa. A água que vem das florestas, rios, lagos e mares se vaporiza, espontaneamente, por causa dessa absorção automática, facilitando o surgimento de temporais.

O astro rei representa a força vital que nos coloca em movimento e nos impulsiona em direção ao desconhecido. É o responsável pelo sopro de existência humana, minúscula e insignificante, em comparação ao seu tamanho gigante, 109 mil vezes maior do que a Terra. Com toda essa dimensão, e também por sermos cíclicos, escapar de sua influência é algo bastante difícil. Entretanto, ao compreendermos sobre sua imensidão, podemos aproveitar esse período de forma proveitosa.

Quais são as energias que o Solstício de Verão nos traz?

A ação dessas energias traz efeitos além dos quais já conhecemos e estamos habituados. Os ares ganham um toque místico do Solstício de verão com comemorações e festejos preparados por povos e culturas, espalhadas ao redor do mundo. Entre os pagãos, rituais com danças, comidas, bebidas e fogueiras são maneiras de reverenciar o dom de purificação, limpeza e de fertilidade oferecidos pelo deus do Sol, que é homenageado, principalmente, pelo festival celta de Beltane, realizado no Hemisfério Sul.

Mesmo que você não faça parte de um grupo que celebre o evento, ritualisticamente, algumas práticas e atitudes simples ajudam a extrair os benefícios dessas energias.

Você também pode gostar

A meditação, por exemplo, é uma excelente ferramenta para quem busca desenvolver conexão superior com a espiritualidade, sendo além disso um ingrediente potencializador para a materialização de metas. Ao ficar em silêncio, utilize a técnica, visualizando e intuindo a concretização de seus sonhos; o sentimento é essencial para que haja resultados.

Por menor que seja o exercício praticado, os efeitos serão apenas percebidos, por meio da intenção colocada sobre aquilo que se deseja manifestar. Portanto, se conecte com o que vibra a sua alma. Ore, reze, queime um incenso, organize a casa, utilize cristais, contemple as belezas à sua volta e acredite, de fato, ser possível extrair bons frutos e bençãos nesta fase. Assim como as flores e as plantas crescem, lindamente e vibrantes no verão, somos igualmente capazes de nos transformarmos diante desse poder.

Energias do Solstício de Verão em 2021

Do mesmo modo que o solstício de verão atua no desabrochar da natureza e contribui com toda a magia que envolve as leis universais, acessar essas energias é fazer um convite de resgate e renovação da fé, da esperança, da alegria e de tudo aquilo que precisa ser reavivado em nossa vida. Desfrutar de encontros, passeios, descobertas, aventuras, do banho de mar, de cachoeira e das inúmeras oportunidades de diversão e aprendizado, presenteadas pela estação.

É tempo de revitalizar os votos, os propósitos, encher o coração de felicidade, plantar e regar com carinho as colheitas que brotarão no futuro. Se deliciar com cada pedacinho proporcionado pelo Criador, utilizando a criatividade e a intuição, que ficam mais aguçadas nestes três meses. É tempo de explorar o que há de mais belo em sua jornada, honrando e agradecendo a dádiva em se estar presente, vivendo este verdadeiro milagre do Universo. É tempo de realizar e florescer!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br