Energia em Equilíbrio Yoga

Técnicas respiratórias do Yoga que curam

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Os poderes da respiração
Há certas coisas na vida que somos tão acostumados a executar que nem ao menos percebemos que estamos executando. Um belo exemplo disso é a respiração. Assim que chegamos a esse mundo, respiramos. É a primeira coisa que fazemos e a última que faremos em nossa vida, literalmente.

E justamente por sermos tão acostumados a respirar, nem sempre nos damos conta do poder que esse ato pode exercer em nossa vida – e isso não se restringe em “apenas” nos manter vivos.

A respiração pode ser uma grande aliada para combater muitos problemas, como o estresse, a ansiedade, a insônia, a depressão, déficit de atenção e diversos outros empecilhos que nos impedem de viver plenamente.

Mas não pense que a lista para por aí. estudos científicos que comprovam a respiração bem executada como responsável por mudanças positivas na saúde do coração, do intestino, do estômago (adeus, gastrite e úlceras por estresse!) e no fortalecimento do sistema imunológico.

Mas, afinal, se a respiração é de fato tão poderosa, por que não sentimos esses benefícios?

Porque não sabemos a técnica correta. Pois é, mesmo sendo algo tão natural, muitas pessoas respiram errado! Pense por um minuto: quando você está estressado ou ansioso, você costuma respirar de forma mais rápida e curta, não é? Isso é comum, mas não é bom, porque pode te levar a sentir tontura, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Técnicas de respiração

E então, o que fazer? O Yoga ensina técnicas de respiração que ajudam a controlar nosso corpo e mente, tornando-os um só. Uma dessas técnicas é a respiração controlada, que consiste em respirar fundo lentamente pelo nariz, fazer uma breve pausa (de um segundo) e, depois, soltar o ar lentamente pela boca – da forma mais lenta e controlada que conseguir.

É importante dizer que há várias formas de se fazer a respiração controlada, como a descrita acima, por exemplo. Outra maneira de realizá-la é inspirando em quatro segundos e expirando em outros quatro segundos – nesse caso, tanto faz expirar pelo nariz ou pela boca.

Além das técnicas de respiração controlada, há outras formas de respirar que os yogis (praticantes de Yoga) ensinam que também ajudam a ter mais controle sobre seu próprio corpo, mente e saúde. Tudo depende de qual a sua finalidade.

A respiração de narinas alternadas (Nadi Shodhan Pranayama, na linguagem utilizada no Yoga) é outra opção para eliminar o estresse. Para praticá-la, você precisa estar sentada com os ombros relaxados e a coluna ereta. Fique o tempo todo com os olhos fechados.

Coloque uma de suas mãos em sua perna, com a palma para cima e com o polegar e o dedo indicador encostados levemente, sem fazer força. Depois, com sua outra mão, tape a narina direita e expire e inspire pela outra narina. Repita esse processo alternando as narinas por, ao menos, 20 vezes (10 vezes com cada narina).

Após repetir um dos processos de respiração por algumas vezes, você provavelmente se sentirá mais calmo, centrado, tranquilo e relaxado.

Torne essa nova forma de respirar uma verdadeira prática constante no seu dia a dia.[ /mks_pullquote]A sensação de tranquilidade é imediata, porém, para sentir melhoras efetivas em quadros de depressão, ansiedade e outras doenças, você precisa transformar as práticas de técnicas de respiração em um hábito.

Não existe contraindicação. Então, que tal começar hoje mesmo sua reeducação respiratória? Existem inúmeras outras técnicas de respiração que, com o tempo, você pode incluir em sua rotina.

Por enquanto, escolha uma delas e se familiarize com essa mudança. Acostume-se com ela. Em pouco tempo, você sentirá diversos benefícios!


Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]