Energia em Equilíbrio Meditação

Dicas para meditar mais profundamente

69640338 - young woman doing yoga exercise on tropical beach at sunrise
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Se você pratica meditação ou já meditou algumas vezes ao longo da vida, a pergunta é: você já conseguiu meditar profundamente? Como foi sua experiência? Estar concentrado profundamente na meditação não é tão simples como parece, mas se você deseja ter essa experiência, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

1-Espaço

Antes de tudo é preciso se preocupar com o local onde você vai meditar. Escolha um ambiente tranquilo, longe dos barulhos externos e, de preferência, que você consiga fechar a porta para que nada e ninguém te interrompa.

2- Postura

Se sua postura não estiver correta, certamente você não conseguirá atingir um estado de meditação profunda. Se você já pratica a meditação, já deve saber que ela deve ser realizada em posição meditativa, diferente do relaxamento que geralmente acontece deitado. Então, procure uma cadeira de encosto reto ou uma almofada para o chão. A dica é não meditar em algo tão relaxante ao ponto de dormir, mas confortável o suficiente para que você realize o procedimento.

3- Iluminação

A luz mais fraca ajuda a relaxar a mente. Se possível, opte pela luz natural de baixa intensidade. As velas são ótimas opções, se não for possível utilize uma lâmpada comum com claridade baixa. Nunca use as fluorescentes.

4- Horário

Realize a meditação fora dos horários turbulentos. Escolha um momento em que você não precise se apressar para realizar nenhuma outra atividade. Desligue os telefones e se desconecte do mundo externo.

5- Alongamento

Antes de iniciar é preciso que o corpo esteja relaxado. Para aliviar a tensão do dia, alongue as costas. Sentada, gire o tronco para os dois lados ou faça a posição do gato do yoga. Os ombros também são importantes, com as costas reta, inspire e eleve-os em direção às orelhas e depois deixe-os cair.

6- Respiração

Como sabemos, a respiração é peça-chave na meditação. Então, concentre-se ao máximo, sinta a respiração entrando e saindo e sinta o oxigênio alcançando todas as partes do corpo.

7 – Alimentação

O alimento que você ingere causa impacto direto no estado da sua mente. Então, antes de meditar, coma de forma leve e saudável.

Alguns benefícios da meditação:

• Baixa a pressão sanguínea;

• Reduz a ansiedade;

• Diminui dores de cabeça, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;

• Aumenta a produção de serotonina;

• Melhora o humor;

• Melhora o sistema imunológico;

• Diminui a ansiedade;

• Aumenta a estabilidade emocional;

• Aumenta a criatividade;

• Mais facilidade para resolução de problemas.


Texto escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]