Energia em Equilíbrio Meditação

Dicas para meditar mais profundamente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Se você pratica meditação ou já meditou algumas vezes ao longo da vida, a pergunta é: você já conseguiu meditar profundamente? Como foi sua experiência? Estar concentrado profundamente na meditação não é tão simples como parece, mas se você deseja ter essa experiência, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

1-Espaço

Antes de tudo é preciso se preocupar com o local onde você vai meditar. Escolha um ambiente tranquilo, longe dos barulhos externos e, de preferência, que você consiga fechar a porta para que nada e ninguém te interrompa.

2- Postura

Se sua postura não estiver correta, certamente você não conseguirá atingir um estado de meditação profunda. Se você já pratica a meditação, já deve saber que ela deve ser realizada em posição meditativa, diferente do relaxamento que geralmente acontece deitado. Então, procure uma cadeira de encosto reto ou uma almofada para o chão. A dica é não meditar em algo tão relaxante ao ponto de dormir, mas confortável o suficiente para que você realize o procedimento.

3- Iluminação

A luz mais fraca ajuda a relaxar a mente. Se possível, opte pela luz natural de baixa intensidade. As velas são ótimas opções, se não for possível utilize uma lâmpada comum com claridade baixa. Nunca use as fluorescentes.

4- Horário

Realize a meditação fora dos horários turbulentos. Escolha um momento em que você não precise se apressar para realizar nenhuma outra atividade. Desligue os telefones e se desconecte do mundo externo.

5- Alongamento

Antes de iniciar é preciso que o corpo esteja relaxado. Para aliviar a tensão do dia, alongue as costas. Sentada, gire o tronco para os dois lados ou faça a posição do gato do yoga. Os ombros também são importantes, com as costas reta, inspire e eleve-os em direção às orelhas e depois deixe-os cair.

6- Respiração

Como sabemos, a respiração é peça-chave na meditação. Então, concentre-se ao máximo, sinta a respiração entrando e saindo e sinta o oxigênio alcançando todas as partes do corpo.

7 – Alimentação

O alimento que você ingere causa impacto direto no estado da sua mente. Então, antes de meditar, coma de forma leve e saudável.

Alguns benefícios da meditação:

• Baixa a pressão sanguínea;

• Reduz a ansiedade;

• Diminui dores de cabeça, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;

• Aumenta a produção de serotonina;

• Melhora o humor;

• Melhora o sistema imunológico;

• Diminui a ansiedade;

• Aumenta a estabilidade emocional;

• Aumenta a criatividade;

• Mais facilidade para resolução de problemas.


Texto escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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