Saúde da Mulher Saúde Integral

Como a TPM afeta o funcionamento do intestino

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ir ao banheiro com mais frequência do que o normal é uma das mudanças trazidas pela TPM e pelo o ciclo menstrual. E isso não é um fato isolado que acontece raramente em um pequeno grupo. A maioria das mulheres sente incômodos na região do intestino, pois essa área é bastante afetada quando a menstruação chega. Para saber mais a respeito e entender por que isso acontece, leia o artigo e conheça algumas dicas para amenizar a situação que mais perturba o universo feminino.

Já antes da menstruação muitas meninas se queixam do desconforto ao ir ao banheiro. Em alguns casos é prisão de ventre e retenção de líquidos; em outros, até mesmo diarreia. Esse incômodo se dá devido à liberação da prostaglandina, um hormônio produzido bem no início do período menstrual, que tem como uma de suas funções a contração do útero para que o sangue seja eliminado. Nesse processo, as temidas cólicas menstruais ocorrem, levando muitas meninas a ingestão de analgésicos.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, aproximadamente 80% das mulheres (3 mil foram entrevistadas) afirmam sofrer com alterações na rotina intestinal durante a TPM. Com isso, outros sintomas, como mudança de humor, falta de apetite, indisposição e gases, surgem de maneira muitas vezes abrupta, criando uma esfera bem diferenciada da habitual. Tudo irrita, a sensibilidade aflora, o choro aumenta , a paciência encurta e assim caminha a vida com a tensão pré-menstrual.

O intestino é o responsável pela produção e o armazenamento da serotonina, que é o hormônio do bom humor. Portanto, o cenário dificilmente seria diferente. O órgão que é considerado um dos maiores em comprimento funciona como se dentro dele existisse um cérebro. Não é apenas aquilo que comemos que provoca variações nele. O modo como nos sentimos emocionalmente contribui fortemente, deixando-o instável. Ansiedade e nervosismo, por exemplo, são duas das maiores causas de descontrole intestinal.

O que fazer para suavizar esses sintomas?

Parece um tanto clichê, mas não há como escapar: a transformação está na alimentação. A vontade louca de comer aquela barra de chocolate deve ser repensada. A ingestão de doces não é recomendada devido à sua capacidade de aumentar os riscos da constipação. O ideal é consumir porções maiores de frutas, verduras, legumes, grãos e fibras em geral para auxiliar o trabalho do intestino. Beber de dois a três litros de água é fundamental para a eliminação das toxinas e a regulação da absorção de líquidos.

Nesta etapa, a preguiça vai querer dar as caras com mais frequência, mas é preciso lutar contra ela, então não deixe de realizar atividades físicas. Quando a indisposição chegar, pegue leve: faça caminhadas ou passeie ao ar livre sem grandes preocupações. Exercícios não servem apenas para tornear o corpo, mas também para aliviar a mente.

Além da diarreia, muitas mulheres se queixam de náuseas, fluxo sanguíneo muito grande, dores durante a menstruação, durante a relação sexual e também ao urinar. Esses podem ser sintomas de uma endometriose, muitas vezes confundidos com os sinais da TPM. O endométrio se localiza em uma região errada e, por isso, acontecem tais transtornos.

Infelizmente não existe cura, mas há algumas alternativas que moderam o estado nada fácil de quem sofre com a TPM. Portanto, não deixe de consultar um ginecologista diante de qualquer situação fora do que você considera normal e regular.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]