Energia em Equilíbrio Yoga

Como fazer yoga? Confira nossas dicas

O Yoga é uma prática milenar que, muito mais do que um exercício, representa uma metodologia de vida que promove a saúde física, mental e espiritual. Por isso, cada vez mais pessoas se interessam por ele. Mas sempre fica a pergunta: como fazer Yoga? Neste artigo, você acessa tudo que precisa saber para iniciar essa jornada. Leia agora!

O Yoga, muito mais do que um tipo de exercício, representa um estilo de vida que busca alcançar a plenitude total ao unir corpo, mente e espírito.

Dessa forma, ajuda diversos indivíduos a encontrarem sua verdadeira essência, controlarem de forma completa os rumos de suas vidas e, mais do que isso, ter mais tranquilidade em sua jornada pessoal.

E quando falamos que são várias pessoas, é porque essa prática realmente não faz nenhum tipo de discriminação. De crianças a adultos, qualquer um é capaz de praticar Yoga, independentemente de sua orientação sexual, gênero, tipo de corpo, condições físicas e psicológicas, entre outros.

O Yoga é para todos — e traz benefícios distintos para toda a sociedade, levando em consideração suas principais necessidades e metas.

Não é à toa que ele vem se tornando cada vez mais popular. Hoje em dia, a busca por autoconhecimento e realização e satisfação pessoal cresce exponencialmente, e essa prática auxilia e muito nessa missão.

O melhor de tudo? O Yoga pode ser praticado de várias formas: sozinho ou em grupo, de forma individual ou com a orientação de um mestre e professor, em um estúdio ou em casa… O importante é ter foco na missão e entender como fazer o Yoga dar certo.

E, com as dicas que trouxemos hoje, você com certeza vai se sair bem nessa jornada. Vamos lá?

Como fazer Yoga em casa

Se você é do time que gosta de praticar o Yoga na tranquilidade, conforto e privacidade de sua casa, saiba que você não está sozinho! Na verdade, esse tipo de preferência é tão comum que, hoje, na internet, é possível encontrar várias recomendações para fazer Yoga em casa de forma assertiva e verdadeiramente relaxante.

Para isso, você deve, antes de tudo, selecionar um cantinho do seu lar destinado para essa prática. É indicado que ele seja tranquilo e não seja muito movimentado para que você não sofra com a desconcentração.

Depois, é importante ter os objetos certos: o tapete de Yoga, os blocos de Yoga, roupas confortáveis e, porque não, um incenso ou aromatizador que te ajude a relaxar.

Com tudo isso pronto, você pode começar a fazer o Yoga em casa com o auxílio de aulas online. Atualmente, é possível encontrar vários professores que ensinam essa prática no YouTube, por exemplo, e englobam praticantes iniciantes e também os mais experientes. Veja a seleção que preparamos para você:

  1. Fernanda Yoga

Assim como você, a Fernanda Yoga também começou essa prática em casa — e quer tornar esse exercício em algo cada vez mais acessível. Por isso, produz vídeos para pessoas de todos os níveis, corpos e interesses, com playlists muito bem divididas. Ela ainda faz lives! Dá só uma olhada no canal dela:

  1. Pri Leite Yoga

Com mais de 10 anos de experiência no Yoga, a Pri Leite Yoga tem um dos canais mais populares voltados para este tema! Nele, ela disponibiliza vídeos com o intuito de expandir, curar e transformar voltados para o autocuidado que também abrange diferentes dificuldades. Com ótimas playlists, ela ainda disponibiliza materiais como e-books para mais informações e aprofundamento da prática. Confira:

  1. Yoga para Você

Com novos conteúdos semanais, o Yoga para Você é comandado por Luciana Prakash e Ricardo Mitra que ainda une a prática da meditação aos seus tutoriais. Desafios estimulantes, vídeos ao vivo, uma comunidade de trocas e vários outros conteúdos podem ser encontrados por lá e te ajudar nessa jornada pessoal. Não deixe de dar uma olhadinha:

Princípios básicos de yoga para iniciantes

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o Yoga vai muito além da meditação e das famosas posturas (também chamadas de asanas). Na verdade, essa é uma prática extremamente complexa, que leva em consideração uma série de princípios.

É por isso que quem deseja começar a entender mais sobre esse universo, precisa embarcar nessa jornada com paciência, tempo e, é claro, consciência de que esse tipo de conhecimento vem aos poucos.
Para ajudar nessa missão, separamos alguns dos princípios básicos do Yoga para iniciantes. Olha só:

Yamas e Niyamas

São os preceitos que guiam o praticante do Yoga em sua jornada pessoal, garantindo que ele seja sempre acompanhado de ética, respeito e amor. Os Yamas, responsáveis por eliminar da nossa vida tudo aquilo que impede a nossa evolução, são divididos em cinco: Ahimsa (não violência), Satya (verdade), Asteya (não tirar de si nem do próximo), Brahmacharya (domínio das paixões e dos impulsos) e Aparigraha (não possessividade). Já os Nyamas dizem respeito à tudo aquilo que queremos estimular em nossas vidas, e também são divididos em cinco: Sauca (pureza), Santosa (alegria), Tapas (foco), Svadhyaya (autoestudo) e Isvara-Pranidhana (entrega ao absoluto).

Asanas

São as famosas posturas. Apesar de serem bastante conhecidas, muitas pessoas subestimam os seus poderes e benefícios. Cada uma delas possui seus pontos fortes e, dessa forma, objetivos, tanto para o corpo quanto para a mente.

Pranayamas

Representam as técnicas de respiração bastante utilizadas no Yoga. Além de evitarem que as pessoas se sobrecarreguem e se sintam ansiosas durante a prática, elas ainda ajudam a controlar a energia interna, garantindo que somente a positividade seja carregada em nosso corpo.

Como encontrar o estilo certo de Yoga

Muitas pessoas se sentem desanimadas para iniciar a prática do Yoga porque, ao pesquisarem, são bombardeadas de informações e, mais do que isso: linhas. Portanto, ficam com a seguinte pergunta na mente: como encontrar o estilo certo de Yoga para mim?

Porém não é necessário se desesperar. Isso porque esse tipo de decisão é mais fácil de ser tomado do que a maioria das pessoas imagina. Afinal de contas, tudo depende de quais são os seus objetivos com essa prática. E, se você começou a pesquisar sobre ela em primeiro lugar, sabe, ao menos superficialmente, o que quer alcançar com ela, certo?

Mulher enrolando um tapete de Yoga dentro de uma sala ensolarada
MilanMarkovic78 / Shutterstock

Por exemplo, o Hatha Yoga, também chamado de yoga clássico, foca na preparação física, fortalecimento do corpo e flexibilidade, mas sem muita intensidade. Ou seja, é indicado para pessoas que possuem metas mais corporais, mas ainda não querem se aventurar em algo tão intenso.

Já o Kundalini Yoga foca em questões mais espirituais e relacionadas à relação corpo, mente e espírito. Ou seja, possui objetivos bem mais psicológicos e contemplativos, sendo indicado para aquelas pessoas que buscam trabalhar a consciência, o bem-estar e a plenitude mental.

Enquanto isso, o Iyengar Yoga apresenta uma mistura dos dois estilos anteriores: ele foca bastante na questão das posturas e do corpo, mas também busca despertar emoções e maior consciência por exigir muito foco e concentração.

E por aí vai! Existem várias linhas do Yoga que você pode pesquisar – inclusive, quanto mais informações, mais assertiva vai ser a sua escolha, pois você terá todos os dados na mesa! Mas a escolha vem naturalmente e de acordo com os seus desejos.

Então, sem medo nem desânimo, ok?

Benefícios do Yoga no dia a dia

Incentivamos todas as pessoas interessadas no Yoga a não desistirem dessa prática porque ela, de fato, oferece uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

O melhor de tudo? Elas acompanham todos os seus praticantes no dia a dia, garantindo rotinas mais leves, tranquilas e muito mais agradáveis! Não acredita? Olha só essa lista de vantagens:

  1. Aumenta o foco

Não é fácil realizar as asanas do Yoga, viu? Elas exigem muita concentração. E conforme você vai se tornando melhor nisso durante a prática, também acaba desenvolvendo isso em outras áreas de sua vida, treinando o seu cérebro para ter mais foco em diversas atividades.

  1. Promove o relaxamento

Você acha difícil desligar a sua mente e se sentir verdadeiramente relaxado? O Yoga ajuda nessa questão. Isso porque ele demanda um foco 100% na prática, o que ajuda você a esvaziar os pensamentos e relaxar com mais facilidade.

  1. Mantém a postura alinhada

Tem dificuldade para manter uma boa postura? Muitas pessoas sofrem com esse problema. Mas o Yoga foca bastante nas posturas e, por isso, ajuda a evitar problemas na coluna e melhora a postura de seus praticantes, alinhando todo o corpo.

  1. Impacta a felicidade, a qualidade do sono e a saúde mental

A serotonina também se eleva durante a prática do Yoga. Por isso, esse exercício promove a felicidade, diminuindo sintomas da ansiedade, estresse e depressão, o que impacta positivamente na qualidade do sono.

  1. Desenvolve a saúde física

Tudo isso ainda fortalece o sistema imunológico, estimula a perda saudável de peso, trabalha a flexibilidade, intensifica a força, melhora a oxigenação do sangue e muito mais…

É muita coisa, né? E nem apresentamos todos os benefícios — somente os mais marcantes. Ou seja, é fato: fazendo o Yoga corretamente, você com certeza vai ser muito mais feliz e saudável!

Você também pode gostar

Esperamos que, com este artigo, em que você viu indicações de aulas online, princípios importantes para ter em mente e até mesmo dicas para escolher a categoria certa, você consiga embarcar em uma jornada linda com mais facilidade.

Não deixe de contar para nós como está indo essa missão e compartilhar este artigo com amigos e familiares que possam querer se juntar a você, hein! Agora, bora pra aula de Yoga?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br